Semana On

Sexta-Feira 03.dez.2021

Ano X - Nº 470

Campo Grande

Com equipes volantes Prefeitura vai levar vacinação a áreas mais afastadas e locais com grande circulação de pessoas

Painel ‘Vacinômetro’ ganha nova versão com informações detalhadas sobre vacinação na Capital

Postado em 13 de Agosto de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A partir deste sábado, dia 14 de agosto, Prefeitura de Campo Grande vai iniciar uma ação itinerante para a vacinação contra a Covid-19. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) irão percorrer comunidades de maior vulnerabilidade e locais com grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus, praças, feiras, vias públicas e supermercados, fazendo a busca ativa e atendimento da população.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o objetivo é facilitar o acesso da população à vacina e, consequentemente, ampliar a cobertura vacinal do Município.

“A nossa intenção é oportunizar o atendimento às pessoas que eventualmente deixaram de tomar a vacina, seja por falta de tempo ou até mesmo dificuldade de acesso. Essa é uma forma que nós escontramos de incentivar a vacinação e, consequentemente, imunizar o maior número possível de campo-grandenses”, diz.

A proposta é realizar a ação ao menos uma vez por semana em um local diferente, seguindo cronograma a ser estabelecido e divulgado pela Sesau, o que também estará condicionado à disponibilidade de doses, considerando que o trabalho deverá ser complementar à rotina já instituída de vacinação nas unidades de saúde, drives e polos.

O secretário explica que a vacinação também poderá ocorrer de maneira pontual nestas ações itinerantes, caso as doses disponíveis ao município não sejam suficientes para abrir os demais locais.

“Podemos concentrar estas doses residuais e também a nossa força de trabalho nas ações itinerantes, evitando assim que haja uma interrupção completa na vacinação, como acorreu em algumas ocasiões”, complementa.

VacinaCG itinerante

A primeira ação será realizada neste sábado, dia 14 de agosto, nos bairros Dom Antonio Barbosa e Santa Luzia.  O atendimento acontece de 8h às 17h. A vacinação irá seguir o calendário estabelecido pela Sesau.

Locais

Fraternidade Despertar
Rua São Carlos 577 – Santa Luzia

Fraternidade Despertar II
Rua Adelaide Maia Figueiredo 1879
Dom Antônio Barbosa

Imunização

Desde o início da vacinação emergencial, 19 de janeiro, já foram aplicadas 901.704 doses de vacinas contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 545.474 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, equivalente a 60.2% de toda a população campo-grandense. Destas, 356.230 foram vacinadas com as duas doses ou dose única, o que representa uma cobertura de 39.31%.

Se consideramos somente a população adulta, aproximadamente 676 mil pessoas, Campo Grande atingiu 80% das pessoas com mais de 18 anos vacinadas com a primeira dose e 52% com as duas doses ou dose única, o que coloca a cidade em primeiro lugar em cobertura vacinal entre todas as capitais do país, segundo relatório divulgado nesta semana pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vacinômetro

Desde o último dia 12, a Prefeitura de Campo Grande disponibiliza à população informações mais detalhadas sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 na Capital, através da integração do painel “Vacinômetro” com a Sala de Gestão.

“O painel da vacinação covid-19 dentro da sala de gestão é mais uma ferramenta tecnológica de transparência que a Prefeitura de Campo Grande e a Secretaria Municipal de Saúde oferecem para a população”, destaca o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Cardoso.

Ele explica que as informações são extraídas em tempo real do sistema Monitora Saúde e inseridos à Sala de Gestão, que tem por objetivo auxiliar os gestores nas tomadas de decisão, através da disponibilização de dados quantitativos e qualitativos. O acesso pode ser feito pela aba Sala de Gestão disponível no Vacinômetro ou pelo site: http://saladegestao.campogrande.ms.gov.br.

Além do número de doses aplicadas e percentual de vacinados,  o painel traz números sobre as doses aplicadas por laboratório, por público e faixa etária, além de um ranking de aplicações por unidade. O cidadão também poderá conferir o histórico de doses aplicadas nos últimos sete dias.

Tecnologia aliada à saúde

As ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Agetec, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), tiveram papel fundamental no apoio das muitas frentes de ações da Saúde durante a pandemia. O “case” de sucesso é o Sistema Monitora, que recebeu reconhecimento nacional como referência em boas práticas e, recentemente, foi disponibilizado ao Governo Federal para auxiliar nas ações de enfrentamento da covid-19 nos demais municípios do País.

A ferramenta agrega, entre outros serviços, o sistema de monitoramento dos pacientes atendidos, a gestão completa de vacinação que vai do controle de estoque de vacinas, passa pelo monitoramento das gestantes vacinadas e entrega ao vacinado quase em tempo real, a carteira digital de vacinação.


Voltar


Comente sobre essa publicação...