Semana On

Domingo 19.set.2021

Ano X - Nº 461

Mato Grosso do Sul

Situações envolvendo crianças e adolescentes lideram denúncias no Disque 100 em MS

No primeiro semestre, o Estado recebeu 731 denúncias na Central de Monitoramento do Disque Direitos Humanos

Postado em 13 de Agosto de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

No primeiro semestre de 2021, Mato Grosso do Sul recebeu 731 denúncias na Central de Monitoramento do Disque Direitos Humanos – o Disk 100. O número representa mais da metade do registrado em todo o ano de 2020, quando 1099 queixas foram registradas.

Conforme os números, situações envolvendo crianças e adolescentes lideram com 367 denúncias, seguida dos idosos (298), pessoas com deficiência (38), mulher (14) situação de rua (1), LGBT (3), pessoas com restrições de liberdade (7) e outros (3). A categoria índio e negro não teve registro de denúncias.

A secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, destaca a importância das denúncias para a elaboração de políticas públicas que diminuam esses números. “Esse acompanhamento dos dados do Disque 100, por nossa equipe da Superintendência da Política de Direitos Humanos, é fundamental e nos dá uma perspectiva para direcionarmos as políticas públicas em prol da diminuição desses números. É lamentável que ainda tenhamos no topo das denúncias as violências contra crianças, adolescentes e pessoas idosas. Mas isso também mostra que a sociedade está observando mais e disposta a denunciar”, pontuou.

Disque 100

O canal foi criado para receber denúncias de situações de violação de direitos humanos que acabaram de acontecer ou estão em curso para que órgãos competentes sejam acionados, possibilitando o flagrante. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Além do Disque 100, as denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp, (61) 99656-5008. Os dados são sigilosos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...