Semana On

Segunda-Feira 27.set.2021

Ano X - Nº 461

Legislativo

Kemp solicita retomada de cirurgias eletivas, consultas e exames especializados em MS

O Deputado explicou que mesmo que não sejam cirurgias urgentes, as eletivas causam transtornos na vida do cidadão

Postado em 12 de Agosto de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Na tribuna virtual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado estadual Pedro Kemp (PT), fez um apelo ao secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende. “É necessária a articulação do secretário de Estado com o secretário municipal de Saúde [Sesau], José Mauro Pinto de Castro Filho, para que seja feito um estudo com providências urgentes para que as cirurgias eletivas no Estado sejam retomadas, assim como os exames e consultas especializadas”, declarou.

Pedro Kemp ainda explicou que mesmo que não sejam cirurgias urgentes, as eletivas causam transtornos na vida do cidadão. “Há pessoas que ficam esperando por anos, e qualquer que seja a natureza da cirurgia, ortopédica ou remoção de catarata, por exemplo, acaba causando um transtorno para a vida da pessoa, que precisa suportar uma situação ruim de dor ou visão turva, devido ao procedimento ter sido adiado”, relatou.

“As cirurgias eletivas estão suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020, e ainda sem previsão de retomada. Na época, já havia uma fila enorme, com milhares de pessoas, e ainda há mais gente aguardando um procedimento cirúrgico para resolver o problema de saúde. Embora o Governo tenha anunciado a retomada do programa Caravana da Saúde, sabemos que a demanda por cirurgias eletivas requer centros especializados com toda a estrutura necessária de um hospital”, ressaltou Pedro Kemp.  


Voltar


Comente sobre essa publicação...