Semana On

Domingo 22.mai.2022

Ano X - Nº 488

Poder

Lula venceria Bolsonaro com folga no 2º turno, diz PoderData: 52% a 32%

Bolsonaro é o preferido dos evangélicos, mas Lula vence nas demais religiões

Postado em 06 de Agosto de 2021 - Carta Capital - Edição Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Pesquisa PoderData divulgada no último dia 4 mostra que o ex-presidente Lula venceria com folga Jair Bolsonaro no 2º turno das eleições presidenciais de 2022. O petista aparece com 52% das intenções de voto, ante 32% do atual ocupante do Palácio do Planalto. No levantamento anterior, de 7 de julho, Lula tinha 55% e Bolsonaro, 32%.

A parcela dos eleitores que votariam em branco ou nulo se manteve em 12%. São 4% os que não sabem.

No 2º turno, Lula também ganharia de João Doria (49% a 20%) e José Luiz Datena (51% a 25%). Bolsonaro ainda perderia para Doria (32% a 42%) e empataria com Datena (34% a 34%).

O PoderData ouviu 2.500 pessoas em 491 municípios das 27 unidades da Federação entre 2 e 4 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No 1º turno, Lula tem larga vantagem e nenhum nome da ‘3ª via’ desponta

A pesquisa mostrou que Lula venceria qualquer cenário de 2º turno, e também aponta o petista como líder isolado nas intenções de voto para o 1º turno, com 38%. Na sequência, aparece Jair Bolsonaro, com 25%.

O levantamento ainda indica um forte equilíbrio entre os candidatos à chamada ‘3ª via’. Ciro Gomes marca 8%, seguido por José Luiz Datena (7%), João Doria (6%) e Luiz Henrique Mandetta (4%).

Trata-se da primeira pesquisa do instituto a considerar o nome de Datena, provável postulante ao Palácio do Planalto no ano que vem pelo PSL.

Bolsonaro é o preferido dos evangélicos, mas Lula vence nas demais religiões

O presidente Jair Bolsonaro é a preferência da maior parte dos eleitores evangélicos para 2022. Esta, no entanto, é a única religião em que o atual presidente vence. Em todas as demais, o ex-presidente Lula é apontado como principal intenção de voto. Os dados são da mais recente pesquisa do PoderData divulgada nesta sexta-feira (6).

Entre os evangélicos, Bolsonaro tem 45% dos votos e Lula 26%. Já entre os católicos, 39% indicam preferência pelo petista e apenas 21% dizem votar no atual presidente.

Na umbanda e candomblé a diferença é ainda mais larga: 78% indicam votar em Lula e só 3% em Bolsonaro. Para os espíritas, o petista também é o preferido: 54% contra 24% do atual mandatário.

- Ateus: Lula 38% e Bolsonaro 20%

- Não tem religião: Lula 41% e Bolsonaro 8%

- Outros: Lula 34% e Bolsonaro 31%

Lula também é o favorito entre investidores em pesquisa XP

A vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2022 é o cenário mais provável na avaliação de investidores do mercado financeiro. É o que mostra um levantamento realizado pela corretora XP Investimentos com 75 investidores no início de agosto.

45% dos entrevistados afirmaram que Lula tem probabilidade de vencer o pleito, seguido por Jair Bolsonaro, com 39%. Um candidato da chamada 3ª via teria 17% de chances.

Uma das questões era: ‘Qual candidato da 3ª via teria mais chances contra Lula e Bolsonaro?’.

Neste caso, o favorito seria o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que marca 45%, seguido por Sergio Moro, com 20%; João Doria (PSDB), com 12%; Ciro Gomes (PDT), com 8%; José Luiz Datena (PSL), com 7%; Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%; e Guilherme Boulos (PSOL), Luciano Huck e Geraldo Alckmin (PSDB), com 1% cada.


Voltar


Comente sobre essa publicação...