28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Para garantir água tratada a moradores, Governo do Estado investe em poços nos distritos de MS

Publicado em 03/08/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O compromisso do Governo do Estado também é com a população que reside nos Distritos de MS. Por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é fornecida água tratada para 60 deles. Os investimentos em saneamento chegam aos distritos para a perfuração e ativação de poços, e para a execução de redes de distribuição que levam a água tratada até a casa de cada morador.

“A ativação de um poço representa incremento na produção, é um investimento que beneficia diretamente todos os moradores com água tratada. A Sanesul nunca parou de investir no setor de água, mesmo estando mais focada no esgotamento sanitário, continuamos executando o plano de investimento nas cidades e distritos. A água tratada já é universalizada em MS, o momento agora é melhorar a capacidade atendendo o crescimento da população”, comenta o diretor-presidente Walter Carneiro Jr.

Dois projetos importantes foram recentemente iniciados pela Sanesul, a perfuração de um poço no distrito de Palmeiras (pertencente a Dois Irmãos do Buriti) e outro no distrito de Vila Quebracho (em Anaurilândia), visando aumentar a produção de água, trabalhando preventivamente aos problemas de falta de água nessas regiões. 

No Distrito de Palmeiras, o reforço vem com mais um poço, o quarto disponível, e que a empresa pretende atingir a profundidade de 350 metros nas rochas areníticas da Formação Furnas. O investimento da Sanesul nesse projeto é de R$ 253.000,00.  

Já no Distrito Vila Quebracho, que tem 221 ligações de imóveis e residem cerca de 880 moradores e suas famílias, o novo poço será o segundo perfurado pela empresa e vai substituir o primeiro. Os testes de vazão mostram que é possível atingir 30 mil litros por hora.

O poço vai abastecer o reservatório apoiado metálico, que tem capacidade de reservar 40 mil litros de água tratada. O investimento foi de R$ 287.000,00.“Mesmo em meio a uma pandemia temos a Companhia de Saneamento do Estado trabalhando para aumentar a capacidade de produção de água para toda a população. São quase 40 projetos de novos poços em várias cidades, muitos já concluídos e outros em processo de licitação ou contratação. São ações que atendem aos anseios da população que cresce nessas localidades. Importante ofertar projetos aos distritos, é mais infraestrutura de saneamento, é o governo do governo atendendo cada localidade onde há uma família crescendo”, garante o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Esgotamento Sanitário nos Distritos

Governo do Estado, por meio da Sanesul, também quer levar o esgotamento sanitário à população que vive em distritos. O projeto é ousado e foi motivo de reunião em Brasília entre a Sanesul e a ministra da Agricultura Tereza Cristina. O recurso para essas obras deverão vir do Governo Federal via convênio como “recursos não onerosos”, ou seja, uma parceria entre Sanesul e União que vai garantir a implantação da universalização do esgotamento sanitário em todas as localidades. Leia sobre o projeto em – Moradores de distritos de Mato Grosso do Sul vão receber rede de esgoto sanitário

A Sanesul investe em poços para enfrentar maior seca dos últimos anos. O Governo do Estado está monitorando os níveis de rios e produção dos poços, responsáveis por fornecerem água para as cidades atendidas pela Sanesul. Leia sobre os investimentos que estão sendo feitos no sistema de abastecimento de água em MS em https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-perfura-pocos-e-amplia-capacidade-de-producao-nos-municipios


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *