28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Taxa de contágio se mantém em 0.87 pelo quinto dia seguido em MS

Publicado em 30/07/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Mato Grosso do Sul confirmou nesta sexta-feira (30) mais 583 casos de Covid e mais 14 óbitos por complicações da doença. Com a atualização, o Estado acumula 355.303 casos confirmados, dos quais 8.924 evoluíram para óbito, mantendo a taxa de letalidade em 2,5%. 

Os novos casos estão concentrados em: Campo Grande (+175), Dourados (+63), Três Lagoas (+53), Paranaíba (+37) e Chapadão do Sul (+36). A média móvel apresenta queda com 576 casos por dia na última semana. 

Já os sul-mato-grossenses que não resistiram à doença, residiam em Campo Grande (+7), Batayporã (+1), Costa Rica (+1), Dourados (+1), Paranhos (+1), Rio Verde de Mato Grosso (+1), São Gabriel do Oeste (+1), e Selvíria (+1). A média móvel de mortes da última semana está em 17,6.  

Pelo quinto dia seguido a taxa de contágio se mantém em 0.87 no Estado. “Nós continuamos em 0.87 sendo que já estivemos com 0.82”, alertou a secretária adjunta da SES, Christine Maymone. A mesma tendência de estabilidade se apresenta na evolução das médias móveis de casos e também de óbitos. 

Os casos ativos no Estado são 6.830 em isolamento domiciliar e 582 pacientes internados em leitos clínicos (253) ou de unidade de terapia intensiva (329). O recorde histórico de internações foi de 8 de junho, com 1.339 pacientes internados. 

“Mesmo que tenhamos caído nas internações hospitalares, o patamar ainda está alto. Hoje estamos abaixo de 600, mas ainda é um número muito alto. Precisamos que as pessoas continuem acreditando que ainda não vencemos a doença”, ponderou o secretário Geraldo Resende. 

A taxa de ocupação leitos SUS/UTI por macrorregião está em 85% em Campo Grande, 70% em Dourados, 65% em Três Lagoas e 60% em Corumbá. A fila de espera é de 13 pacientes na Central de Regulação de Campo Grande e 3 da central do Estado (Core). 

De acordo com a SES existem 1.322 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros e 8.238 casos sem encerramento pelos municípios. 

A imunização contra Covid no Estado segue acelerada com 32,45% da população geral do Estado vacinada com as duas doses ou dose única.  Dentro do público alvo de 2.081.761 que exclui a população abaixo de 18 anos, Mato Grosso do Sul já imunizou 43,80%. 

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico desta sexta-feira, 30 de julho e 2021. 

Prosseguir

O Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira (30), as regras para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais do Estado, diante do atual cenário de pandemia e conforme avanço da vacinação da população.

“O Prosseguir nasceu como um instrumento de apoio, com base técnica, com a missão de equilibrar a proteção à vida, ao social e à economia. É importante que se saiba que o Prosseguir vem para justamente dar suporte à retomada e proteger a economia”, afirma o presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel.

De acordo com a divulgação as regras são determinadas conforme a classificação de risco do município, por cores de bandeiras, estabelecida no âmbito do Programa de Saúde e Segurança da Economia.

Com isso, o toque de recolher se mantém em:

  • Das 20 às 5 horas – nos municípios classificados com a bandeira na cor cinza
  • Das 21 às 5 horas – nos municípios classificados com a bandeira na cor vermelha
  • Das 22 às 5 horas – nos municípios classificados com a bandeira na cor laranja;

A divulgação traz, ainda, a lista das atividades econômicas que estão condicionadas ao limite de ocupação e define a limitação das atividades relacionadas em relação à capacidade máxima de clientes e funcionários no local, com os seguintes critérios:

  • Bandeira cinza: 30% (trinta por cento)
  • Bandeira vermelha: 50% (cinquenta por cento)

O Prosseguir alerta para que todas as atividades econômicas desenvolvidas nos municípios das macrorregiões do Estado de Mato Grosso do Sul devem observar os termos dos protocolos de biossegurança aplicáveis a cada setor por cores de bandeira e ao do horário do toque de recolher estabelecido.

Por fim, a divulgação reforça o uso das medidas de segurança para o enfrentamento da emergência de saúde pública: a obrigação de uso de máscaras de proteção individual para circulação; o distanciamento mínimo de 1,5 metro em ambientes fechados.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *