Semana On

Terça-Feira 28.set.2021

Ano X - Nº 461

Campo Grande

Prefeitura licita obra para reforçar estrutura de ponte de acesso ao Santa Emília

Em fevereiro, após um período de chuva recorde, parte do aterro de uma das cabeceiras da ponte foi levada e alguns pilares de sustentação ficou exposta

Postado em 29 de Julho de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para contratar obras de reforço da estrutura da ponte sobre o Córrego Lagoa, na Rua Panambi Vera. A obra vai restabelecer o tráfego em mão dupla sobre a ponte de acesso a vários bairros, entre eles São Conrado e Santa Emília.

Em fevereiro, após um período de chuva recorde, que aumentou a vazão do Córrego Lagoa, parte do aterro de uma das cabeceiras da ponte foi levada e alguns pilares de sustentação ficou exposta. Com isto, por medida de segurança houve necessidade de interdição de metade da pista, sendo mantido o tráfego centro/bairro.

Equipes da Sisep refizeram o aterro, mas a avaliação dos engenheiros da Secretaria é que seria necessário proteger as margens com uma parede de concreto para evitar nova erosão .

O engenheiro Marcos Tedesco lembra  que  a ponte foi construída antes da abertura da Avenida Lúdio Coelho, acompanhando o parque linear do Lagoa . “O córrego passou a receber um volume maior de água captada pela drenagem dos bairros próximos”, explica.

Além da construção de uma parede de concreto para evitar que a correnteza leve o aterro, está prevista a implantação de um dissipador de energia embaixo da ponte. O dissipador é uma espécie de escada construida com pedras para reduzir a velocidade da água que desce das galerias da  drenagem existente nos bairros da região.Também serão erguidos  20 metros de barragens  com placas de concreto sustentadas por trilho  para evitar erosão  nas margens.


Voltar


Comente sobre essa publicação...