29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

‘MS quer parar de contar mortos pra contar vacinados, alunos em sala de aula e novos empregos”, diz Eduardo Riedel

Publicado em 28/07/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, nomeado pelo governador Reinaldo Azambuja como o presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, apresentou nesta semana o novo modo de análise das atividades para definição do bandeiramento.

Riedel explicou que a atual conjuntura em que o Estado se encontra, com 75% da população com mais de 18 anos, já tendo recebido a primeira dose, requer mudanças.

A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta afirmou que está muito segura em relação as decisões tomadas para o retorno seguro de todos.

No novo bandeiramento do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir) 38 municípios foram classificados na bandeira vermelha, 31 na laranja, e 10 na amarela. Na atualização apresentada no último dia 27, nenhum município ficou na bandeira cinza ou verde que configura grau extremo ou baixo.

No comparativo com os dados do último Prosseguir, 18 regrediram de bandeira, 15 progrediram, e 46 permaneceram com o mesmo bandeiramento.

“MS quer parar de contar mortos pra contar vacinados, alunos em sala de aula e novos empregos”, afirmou Eduardo Riedel.

Volta às aulas e retomada econômica

Eduardo Riedel, apresentou as principais regras da retomada econômica e o processo de volta às aulas da rede estadual de ensino.

“O Prosseguir nasceu como um instrumento de apoio, com base técnica, com a missão de equilibrar a proteção à vida, ao social e à economia. É importante que se saiba que o Prosseguir vem para justamente dar suporte à retomada e proteger a economia”, afirmou o secretário.

Ele também tranquilizou alunos e familiares explicando as medidas adotadas para esse retorno. "Fizemos a aquisição de testes da Covid-19 e queremos que as famílias saibam que o retorno às aulas vem após um estudo complexo onde todos os protocolos foram bem definidos". 

A secretária de educação, Maria Cecília Amêndola, destacou que toda equipe está bastante segura com as decisões tomadas. "Estamos seguros com as decisões que tomamos. Em agosto do ano passado, nós reunimos 21 órgãos de controle de Mato Grosso do Sul e – juntos – formulamos o nosso Protocolo de Volta às Aulas, instrumento esse que será o principal norteador da retomada às atividades presenciais, com todas as orientações necessárias aos gestores escolares da Rede Estadual. Lembrando que o ponto de partida para esse retorno será baseado nos indicadores [bandeiras] do Prosseguir."

O presidente do Comitê Gestor do Prosseguir acrescentou que de agora em diante as bandeiras também vão balizar a capacidade limite de estabelecimentos comerciais. “Dando transparência e segurança a todos".

Segundo Riedel, as bandeiras apresentadas serão responsáveis pela condução das atividades não só da volta às aulas, mas também das atividades econômicas pelos próximos 15 dias, com as lotação permitida conforme a coloração da bandeira. 

“MS quer parar de contar o número de mortos pra contar os vacinados, alunos em sala de aula e os novos empregos”, enfatizou. Uma resolução com as novas definições será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *