28/03/2024 - Edição 540

Legislativo

Há dois meses, podcast traz assuntos da ALEMS de maneira descontraída

Publicado em 23/07/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Após dois meses da estreia do Podcast Falando da Casa, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) destaca a publicação de cinco episódios do programa na plataforma Spotify. As edições trazem, de forma descontraída, os assuntos que permeiam o Legislativo – com um bate-papo conduzido por jornalistas do Parlamento e a presença de convidados nas gravações.

A iniciativa inédita da Casa de Leis foi lançada no dia 14 de maio, com o apoio da Mesa Diretora da ALEMS e realização da Secretaria de Comunicação Institucional. Idealizadores do projeto, os jornalistas Osvaldo Júnior e Paulo Radamés fizeram uma avaliação desses dois meses do podcast Falando da Casa.

“Todos os episódios foram muito gratificantes de serem gravados, pois, a cada um deles, a gente aprendeu alguma coisa e pôde oferecer, para quem nos ouve, um lado mais humano do nosso trabalho. Os episódios que passam pelas histórias de vida são muito emocionantes de serem gravados”, destaca Radamés.

Para Osvaldo, a experiência tem sido produtiva. “A cada programa, eu me sinto mais em casa, mais familiarizado com o formato, com a linguagem, com as trocas com o Paulo e eventuais entrevistados. No jornalismo, eu amo escrever, mas também tenho fascínio por rádio. E o podcast é, basicamente, um programa de rádio com transmissão pela internet. E o Falando de Casa nos oportuniza a falar de tudo que se relaciona à Assembleia Legislativa, de uma forma descontraída, como se fosse um bate-papo na cozinha de casa, tomando um cafezinho”, reflete.

O jornalista conta que para ele um dos episódios mais interessantes é o que aborda a campanha Junho Prata, devido à participação de crianças nessa edição. “As crianças falaram sobre o que gostam em seus avós. Demos o recado sobre a importância do enfrentamento da violência contra idosos, mas demos a leveza com a participação das crianças”, afirma Osvaldo.

Episódios

A ideia é que a cada edição seja apresentada alguma curiosidade ou história das atividades no Legislativo. “Esse tipo de trabalho durante a pandemia traz um pouco mais de leveza à rotina, que foi mudada radicalmente para todos”, explica Radamés. Na lista abaixo, confira e ouça o que já foi assunto no podcast.

Ep. 00 – Falando da Casa

Neste episódio, o ouvinte fica sabendo como a iniciativa do podcast começou e o porquê ele foi criado.

Ep. 01 – Dever de Casa

Esta edição conta com as participações do presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), e do 1º secretário, deputado Zé Teixeira (DEM). A conversa aborda os desafios durante a pandemia. Até o fechamento desta reportagem, esse era o episódio mais ouvido.

Ep. 02 – A Casa é Sua

Aqui o ouvinte fica sabendo um pouco mais sobre a atuação das frentes parlamentares, as quais promovem debates e na buscam soluções conjuntas para problemas que afligem toda a população.

Ep. 03 – Escola da Casa

O coordenador da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Ben-Hur Ferreira, fala sobre o trabalho do setor.

Ep. 04 – Casa dos Avós

Nesta edição, o bate-papo é sobre o Junho Prata, campanha dedicada a combater a violência contra a pessoa idosa. Quem participa deste episódio é o deputado Renato Câmara e a criançada que falou sobre as vovós e os vovôs.

Falando da Casa

O podcast Falando da Casa é realizado por meio de parceria entre as Gerências de Site e Mídias Sociais e de TV e Rádio da ALEMS. “Eu sempre conversava com o Osvaldo na redação sobre as possibilidades que tínhamos de contar as histórias da Assembleia trabalhando na Comunicação da Casa de Leis. E a ideia do podcast veio naturalmente dessa vontade. Como também sempre conversava com a gerente do site e das mídias sociais, Fabiana Silvestre, sobre a convergência das plataformas de mídia da ALEMS, tudo casou para que o podcast nascesse”, detalha Radamés.

Com o apoio conquistado, começaram as reuniões para definição do novo produto de comunicação e a escolha do nome. “Fizemos a primeira reunião no início de março e começamos a trocar ideais, um brainstorming sobre o podcast, como se chamaria, entre outras definições. A palavra “casa” foi muito discutida, por causa de Casa de Leis e dos sentidos ricos que esse termo tem. Rapidamente, chegamos a Falando de Casa e afinamos para Falando da Casa. Foi uma escolha bem democrática, como deve ser em uma Casa de Leis”, conta Osvaldo.

Além da participação de jornalistas da ALEMS, o podcast Falando da Casa conta com o auxílio de uma equipe de técnicos, coordenadores e gerentes. Todas as edições podem ser conferidas neste link.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *