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Domingo 19.set.2021

Ano X - Nº 461

Coluna

Sabor árabe: aprenda a fazer falafel sem glúten

O prato é feito com bolinhos de grão-de-bico, sendo uma ótima fonte de proteína vegetal

Postado em 22 de Julho de 2021 - Brasil de Fato

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Nesta semana ensinamos a preparar o típico falafel, mas com o detalhe de ser sem glúten. As dicas são da cozinheira Sayonara Salum e trazem uma ótima opção de prato nutritivo, saboroso e fácil de fazer. 

A receita é simples e com poucos ingredientes, mas vale atenção a alguns detalhes, como preparar com um processador, ao invés de um liquidificador, possibilitando mais praticidade, de acordo com a cozinheira.   

Ingredientes

-  250g de grão de bico;
- uma cebola;
- dois dentes de alho;
- uma xícara de salsinha picada;
- 10 folhas de hortelã; 
- cominho;
- sal;
- pimenta; 
- bicarbonato de sódio;
- farinha de aveia (ou farinha de quinoa ou amido de milho); 

Modo de preparo

Comece a receita um dia antes de servir. Isso porque o grão-de-bico é preparado cru e precisa ficar 12 horas de molho, sendo hidratado. Deixe-o em um recipiente com "dois dedos" de água acima da porção.

Dica: coloque o grão-de-bico de molho antes de dormir. Continue a receita no dia seguinte.  

Escorra a água do grão-de-bico e coloque para secar em um pano de prato ou numa folha de papel. Deixe secar bem.  Enquanto isso, corte  uma cebola, pode picar grande; 2 dentes de alho; uma xícara de salsinha picada, sem aquele talo grosso.  Pique e coloque 10 folhas de hortelã.

Dica: descartar o talo grosso da salsinha evita o acúmulo de água neste momento.  

Separe a metade do grão-de-bico e comece a processo pelo tempo de 2 a 3 minutos. Depois se coloca novamente o restante do grão-de-bico e acrescenta  salsinha e hortelã para um novo processamento. O preparo vai ficar com uma consistência de  farofa, ao invés de um liga ou uma pasta. Deixe o forno pré-aquecendo a 180º. 

Dica: apesar de qualquer sensação, a aparência como uma farofa indica que o processo está no caminho certo.  

Depois de processar bem os ingredientes, coloque o preparo num refratário e acrescente outros temperos. Insira  meia colher de cafezinho de cominho; sal e pimenta à gosto; além de meia colher  de cafezinho de bicarbonato de sódio.

Dica: o bicarbonato de sódio traz uma  função mais aerada no bolinho.

Coloque também de  3 a 4 colheres de farinha de aveia, podendo ser também farinha de quinoa ou amido de milho nessa função. A versão da receita é sem glúten e assada, então precisa dessa liga. Está pronta a massa. Mexa bem  e prepare a forma. Para isso, unte  com azeite e forme os bolinhos do seu jeito.

Dica: é recomendado deixar os bolinhos um  pouquinho grossos, porque por dentro ficam mais macios. Além disso, depois de montar um bolinho, passe  farinha de linhaça para deixa-los crocantes. 

Coloque no forno pré-aquecido por  30 a 40 minutos e na metade desse tempo vire o bolinho para assar do outro lado. A receita vai estar pronta para ser degustada  como petisco, junto com um molhinho de tahine ou pode colocar dentro do pão árabe com uma salada. Pode acompanhar o próprio almoço, substituindo a carne. Há  variedade de degustação muito rica.


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