28/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Limitações e preconceito na vida dos obesos

Publicado em 05/02/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou um crescimento significativo no número de obesos no país e apontou que mais da metade dos brasileiros está acima do peso ideal.

Porém, com a obesidade e o sobrepeso, vêm também diversas dificuldades, como o preconceito e as limitações no dia a dia – apesar dos números crescentes, os estabelecimentos, companhias aéreas e fabricantes de carro e ônibus, por exemplo, ainda não têm estrutura para acomodar essas pessoas sem que elas se sintam excluídas.

O endocrinologista Alfredo Halpern e o psiquiatra Arthur Kaufman dizem que, para quem luta todo dia contra a balança não é fácil superar os olhares nas ruas, vencer o preconceito e, com isso, decidir mudar. Muitas pessoas precisam de um fator decisivo na vida ou um incentivo de alguém para tomar coragem e mudar o estilo de vida, afirmam.

Até o resultado aparecer, é importante saber lidar com o preconceito em atividades simples do dia a dia. Entre os problemas mais comuns de quem está com sobrepeso, estão a dificuldade para conseguir emprego, os olhares na fila do restaurante por quilo, a entrada no elevador, festas de aniversário e até mesmo a academia – muitos, inclusive, desistem de se exercitar por causa do desconforto que sentem.

Segundo Kaufman, no entanto, existem casos em que o preconceito só existe na cabeça do obeso, que pensa que está sendo observado quando na verdade não está.

Doença

A obesidade é uma doença e o ganho de peso pode ter diversas causas, afirma Halpern. De acordo com o médico, o obeso não é obeso porque quer e pode ter diversos fatores que influenciam – um deles é a genética, ou seja, filhos de pais obesos têm mais chances de acumular gordura.

O metabolismo varia de pessoa para pessoa e, em alguns casos, as calorias são mais bem aproveitadas – podem ser eliminadas como energia ou depositadas nos músculos, por exemplo. No caso dos obesos, essas calorias viram células de gordura e se estocam no estômago, o que aumenta o peso com maior facilidade.

Além de comer mais do que gasta, a pessoa com excesso de peso pode engordar ainda por causa de outros fatores, como a tensão e o estresse. Esses sentimentos ruins fazem o organismo liberar mais cortisona, hormônio que leva ao ganho de peso pelo acúmulo de gordura e retenção de líquido. A falta de sono e a deficiência de vitamina D, do sol, também podem influenciar no aumento de peso.

Há ainda a compulsão por comida, que  também pode ser uma grande vilã de quem luta contra a balança. Nesse caso, o paciente compulsivo tem um comportamento depressivo e, por isso, precisa ser tratado com remédios e terapia

Geralmente, essa compulsão acontece mais com pessoas que fazem muitas dietas restritivas, ou seja, ficam muito tempo sem comer, o que diminui as taxas dos hormônios que dão a sensação de bem-estar, e depois acabam descontando todo esse período.

Por isso, a dica para evitar essas crises compulsivas é procurar outras atividades que liberem esses hormônios, como por exemplo, o exercício físico.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *