25/04/2024 - Edição 540

Judiciário

Advogado agredido por PMs em Goiás relata tortura no pátio da delegacia de Polícia Civil e durante a triagem

Publicado em 22/07/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O advogado Orcelio Ferreira Silverio Júnior, de 32 anos, agredido durante uma ocorrência policial, em frente ao Camelódromo da Praça da Bíblica, em Goiânia, nno último dia 21, relata que sofreu tortura também na delegacia de Polícia. Ele conta que foi agredido também no pátio e durante a triagem policial.

“Fui agredido dentro do pátio da delegacia, já entregue, e também durante a triagem. Pedi socorro para um policial civil que não quis se identificar, que foi negligente no momento que eu pedi socorro. Eu estava sendo torturado. Eu quero passar pelo exame do corpo de delito de novo. Isso [a agressão na delegacia] foi posteriormente ao exame de corpo de delito.”, afirmou o advogado.

Um vídeo que circula nas redes socais mostra que o advogado leva uma série de socos, tapas e chutes de um policial do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), enquanto era segurado por outros agentes. Segundo relatos do advogado, ele teria tentando defender um flanelinha de ameaças e violências por partes dos policiais.

A OAB-GO divulgou uma nota em que repudiou a agressão sofrida pelo advogado e disse que a “truculência e o despreparo demonstrados pelos policiais nos vídeos chocam, basicamente, pelo abuso nítido na conduta dos policiais, que agiram de forma desmedida, empregando força além da necessária para o caso, em total descompasso com as garantias constitucionais, legais, e até mesmo contra as disposições contidas no Procedimento Operacional Padrão (POP) da Polícia Militar do Estado de Goiás”.

Na nota, a entidade exige “providências imediatas do Governo de Goiás, da Secretaria de Segurança Pública, bem como da Corregedoria da Polícia Militar, quanto ao imediato afastamento dos responsáveis pela agressão, abertura de procedimento investigatório contra todos os agentes estatais envolvidos, para que sejam prontamente identificados e processados por crime de abuso de autoridade (Lei n. 13.869/2019), e outras eventuais tipificações condizentes às rigorosas sanções administrativas e criminais”.

“A OAB-GO, por meio de sua Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP), e da Comissão de Direitos Humanos (CDH), já acompanha os procedimentos policiais, e permanecerá firme no exercício da sua função social de defesa da população e da democracia, contra todos os excessos e sempre buscará junto aos órgãos competentes a aplicação da Justiça como punição aos abusos praticados pelos agentes do Estado”.

Testemunhas tentaram conter agressividade da PM

Testemunhas, que filmaram a cena, gritam para que o policial pare com a agressão; o agente ignora e continua a bater no homem imobilizado. Mesmo algemado, o advogado foi agredido por policiais do GIRO, braço do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Goiás.

Primeiramente, nas imagens é possível ver que o advogado, que está imobilizado e algemado, leva vários tapas e é arrastado pelo chão. Em seguida, várias pessoas cercam o policial e pedem para que ele pare, mas, o agente ignora os pedidos.

Por fim, o advogado se tornou alvo dos PM quando tentou defender um morador de rua que também estava sendo agredido pelos policiais.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *