23/04/2024 - Edição 540

Artigo da Semana

O movimento é o único regime democrático

Publicado em 16/07/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os protestos em Cuba darão chance a toda sorte de publicidade política. Direitistas questionarão esquerdistas sobre ser Cuba, afinal, uma ditadura ou não. Na minha opinião, não há dúvida de que é. Mas dúvida não tenho também de que o pleno capitalismo, sistema de inevitável exploração do trabalho e concentração de renda, é igualmente ditatorial.

Ditaduras comunista e capitalista não são o mesmo e produzem diferentes sociedades. Numas ou noutras, a alguma liberdade se chega mas também enorme opressão se produz. Em nenhuma das duas, justiça econômica coletiva e liberdade pessoal convivem ambas sem restrições; e uma é argumento contra a outra.

Para pessoa nascida ou que se fez, ou quer se fazer, rica, a democracia liberal parecerá mais justa. À pessoa pobre, a justiça econômica do comunismo parecerá melhor. A diferença é imensa pois ricos sempre apenas uns poucos podem ser, enquanto que assistidos pelo bem comum todos podem ser. Mas ainda se nos falta alcançar a totalidade da felicidade geral!

Quero nem a ditadura da democracia liberal nem a democracia da ditadura comunista. Quero o que não sei o que é; e que por não saber, amo como um astronauta ao futuro.

O bloqueio a Cuba é uma crueldade norte-americana, autoritarismo da democracia liberal. A prisão de discordantes é uma crueldade cubana, autoritarismo da democracia comunista.

Li alguma coisa sobre o momento mas é ainda insuficiente para poder dizer q sei o que se passa em Cuba. O assunto merece respeito.

Fazer publicidade partidária mesquinha política, seja acusando de ditadura a democracia cubana ou a negando, apequenará mais uma vez a verdade.

Em verdade, democracia e justiça econômica tem por derradeiro inimigo o poder dos poderosos. Todo poder se quer eterno, como um deus. E nenhum deveria ser.

O que foi revolução ontem, é situação hoje. O único sistema político que me parece saudável é o que facilmente se modifica.

O movimento é o único regime democrático.

Deixo aqui essas frases simplórias e nos convido a falar sobre Cuba seriamente. Falar sobre Cuba é falar sobre tudo. Sobretudo, sobre o brasil.

Pedro Cardoso – Ator


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *