29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Na Semana dos Orgânicos, prefeitura destaca importância de alimentos livres de agrotóxicos

Publicado em 14/07/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Acompanhando a proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Prefeitura de Campo Grande participa, até o próximo dia 18, da Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico. A Capital, que tem um pólo de produtos orgânicos e a tradicional Feira de Orgânicos na Praça do Rádio, busca o fortalecimento da agricultura orgânica no Município.

“São muitas as vantagens do consumo de alimentos orgânicos e elas não ficam apenas nos benefícios à saúde. A produção de orgânicos é benéfica também ao meio ambiente e às pessoas envolvidas na cadeia produtiva da agricultura familiar”, afirma o agrônomo João Duarte, superintendente do Agronegócio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, destacando ainda que a Sedesc trabalha ativamente em ações de fomento à agricultura orgânica.

O tema da campanha nacional deste ano é “Alimento Orgânico: Sabor e saúde em sua vida”. Os alimentos orgânicos são fundamentais para uma alimentação balanceada, além de não serem cultivados com componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes, eles não oferecem nenhum resíduo desses compostos para o nosso organismo, sendo mais seguros para a nossa saúde.

Vânia Simões Duarte, produtora, destaca o apoio da Prefeitura e a qualidade dos produtos oferecidos. “Temos apoio completo da Prefeitura, através da Sedesc. Comercializamos hortaliças e legumes que são produzidos com todo cuidado, são mais saborosos, garantem uma fonte saudável de alimento e ainda colaboram para um meio de vida mais sustentável”.

Rosa Maria Albuquerque, cliente da Feira de Orgânicos, exalta a importância de consumir esses produtos. “Na minha casa a gente só consome produtos orgânicos, por conta dos agrotóxicos que são utilizados nas lavouras tradicionais. Sou frequentadora da Feira desde que ela foi criada e levo pra casa apenas produtos com a garantia de qualidade dos orgânicos”.

Fomento aos Orgânicos

Campo Grande tem um pólo de produtos orgânicos na região oeste, que conta com 16 produtores; esse número deve crescer a partir de agosto, quando ocorre a renovação dos atuais certificados, oportunidade para que outros produtores que já atuam nessa área também sejam certificados.

A Capital tem também uma tradicional Feira de Produtos Orgânicos que funciona na Praça do Rádio todas as quartas-feiras, das 6h às 10h, apoiando os pequenos agricultores que trabalham com orgânicos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *