20/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Revitalização de unidades traz mais conforto e comodidade a pacientes e servidores

Publicado em 14/07/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

As unidades básicas e de saúde da família são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e onde 80% dos problemas de saúde da população poderiam ser resolvidos. E por entender a necessidade de dar melhores condições e, consequentemente, proporcionar mais conforto e comodidade aos pacientes e servidores, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tem realizado intervenções nestes locais, que vão desde a pintura à acessibilidade.

No último dia 13, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, visitou duas unidades que receberam melhorias recentemente, a USF Paulo Coelho Machado e USF Vila Carvalho. Ambas as intervenções foram realizadas com recursos próprios e pelas equipes da secretaria.

“Hoje nós temos 72 unidades básicas e de saúde da família em nosso Município. Muitas destas unidades nunca haviam recebido sequer uma pintura desde a sua inauguração. Nós estamos trabalhando para ao menos colocar a manutenção delas em dia e, aos poucos, realizar algumas melhorias pontuais, principalmente nas unidades mais deterioradas”, destaca o secretário.

A USF Paulo Coelho Machado, localizada na região urbana do Anhanduizinho, conta atualmente com quatro equipes de saúde da família, responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 16 mil pessoas.

A unidade foi completamente revitalizada, ganhando uma nova pintura na parte externa e interna proporcionando uma melhoria significativa na ambiência.

“É uma melhoria significativa que confere outro aspecto para a unidade. Melhora até mesmo o acolhimento dos pacientes que se sentem mais valorizados em ter uma unidade melhor estruturada, digamos assim, perto da casa deles”, relata o enfermeiro Nelson Leão, gerente da unidade.

Na USF Vila Carvalho, pertencente à região do Centro, além da melhoria visual, houve investimento na acessibilidade, com a implantação de uma rampa na entrada, facilitando o acesso de cadeirantes.  A unidade recebeu lâmpadas novas em todos os setores, desde saguão até consultórios.

Além da USF Paulo Coelho Macho e da USF Vila Carvalho, outras unidades já receberam melhorias, a exemplo da USF Vila Fernanda e da UBS Estrela do Sul, que foi ampliada.

Na Vila Fernanda foi feita a troca de todas as calhas, pintura na área externa e interna e a academia foi revitalizada. A farmácia que estava fechada por conta de problemas na estrutura foi reativada.

Além disso, a unidade ampliou a carga horária dos três médicos para 48 horas semanais, proporcionando um ganho na assistência da população. O pátio e o entorno da unidade ganharam lâmpadas LEDs.

Outras unidades, como a UBS Buriti, USF Vila Nasser e UBS Caiçara também devem ser receber melhorias.

Investimentos

Nos últimos quatro anos, oito novas unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor e Arnaldo Estevão Figueiredo, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 29 unidades foram ampliadas e reformadas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *