26/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Frio e medidas restritivas reduzem circulação de pessoas e derruba casos de Covid-19 em MS

Publicado em 02/07/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O frio dos últimos dias esvaziou as ruas e reduziu o número de casos confirmados de Covid-19. Pela primeira vez nos últimos 21 dias, Mato Grosso do Sul registrou menos de mil novos infectados na média móvel diária (924). Além disso, a taxa de contágio ficou abaixo de 1%.

Ainda assim, de acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira (2), mais 38 pessoas perderam a vida, incluindo 16 campo-grandenses, além de moradores de Dourados, Naviraí, Brasilândia, Sonora, Cassilândia, Santa Rita do Pardo, Água Clara, Nova Andradina, Guia Lopes da Laguna, Ponta Porã, Chapadão do Sul, Bonito, Anastácio, Corumbá e Jardim.

Até o momento, Mato Grosso do Sul acumula 337.003 casos confirmados e 8.269 óbitos. Já a ocupação global de leitos UTI SUS nas macrorregiões está em: 91%, em Campo Grande; 85%, Dourados; 75%, Três Lagoas; e 93%, Corumbá.

Apesar da queda no número de casos, óbitos e taxa de contágio, a Secretaria de Estado de Saúde alerta que é necessário manter os cuidados como distanciamento social, uso de máscaras de proteção e higienização das mãos.

Confira o boletim completo e o resumido.

Medidas restritivas

Após as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado e o avanço da vacinação, a taxa de contágio que no começo de junho já esteve em 1,14% em Mato Grosso do Sul, finalmente atingiu o patamar perseguido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de menos de 1%. 

“Hoje felizmente a gente decaiu abaixo de 1%. Hoje estamos a 0,99% da taxa de contágio. Mas isso não é motivo para relaxar, nós precisamos continuar tomando as mesmas decisões que nós tomamos durante todo o enfrentamento da Covid, a doença é muito perigosa e daqui a pouco pode surgir uma nova mutação que possa colocar a todos nós em risco”, afirmou o titular da SES, Geraldo Resende. 

Saúde criou 411 novos leitos de UTI SUS exclusivo para tratamento da Covid-19 em MS

Mato Grosso do Sul avançou quanto ao serviço de alta complexidade após o início da pandemia. Em 2019, o Estado possuía 200 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Sistema Único de Saúde (SUS) em seis municípios do Estado. Com a chegada da pandemia, a cobertura foi ampliada para mais nove cidades e foram criados 411 novos leitos SUS exclusivos para o enfrentamento à Covid-19 até este primeiro semestre de 2021. Assim, o serviço especializado está presente em 15 municípios sul-mato-grossenses, totalizando 621 leitos de UTI entre Covid e não Covid SUS, representando 310,5% de aumento, entre 2019 a 2021.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a instalação dos novos leitos acontece como parte da estratégia do Governo do Estado de suprir a demanda por UTI’s com o aumento do número de casos de Covid-19. “Desde o início, reforçamos o trabalho conjunto com todos os municípios para que houvesse recuo da doença e que não faltasse leitos, insumos e medicamentos para os sul-mato-grossenses”.

A linha do tempo – referente as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) – mostra que em 2019 haviam 200 leitos de UTI’s adulto e após um ano de pandemia houve ampliação de 411 leitos de UTI exclusivos Covid. O mapa mostra o total de 621 leitos de UTI’s adulto Covid e não Covid SUS. Os dados foram atualizados até esta quarta-feira, 30 de junho, considerando que o quadro epidemiológico da Covid-19 no Estado é dinâmico.

Assim, antes da pandemia, apenas seis municípios possuíam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral: Aquidauana 10 leitos, Corumbá sete, Dourados 46, Ponta Porã 10, Três Lagoas 10 e em Campo Grande existiam 117 leitos disponíveis para o serviço de alta complexidade em 2019.

Na pandemia estes municípios tiveram a oferta de leitos ampliados para UTI’s Covid SUS: Três Lagoas ampliou 25 leitos de UTI Covid e passou a contar com 35 leitos de UTI's; Dourados ampliou 55 leitos de UTI Covid e passou a dispor de 101 leitos de UTIs. Corumbá ampliou 20 leitos de UTI Covid e conta com 27 leitos. Ponta Porã aumentou 30 leitos de UTI Covid e soma agora 40 leitos de UTIs. Campo Grande teve aumento expressivo com 204 leitos de UTI's de UTI Covid e passou a contar com 321 leitos entre UTI’s Covid e não Covid. Aquidauana manteve o mesmo número, dispondo de 10 leitos.

E, mais nove municípios também passaram a contar com o serviço de leitos de UTI’s exclusivo para atendimento Covid-19 SUS: Aparecida do Taboado 10 leitos, Bataguassu cinco leitos, Costa Rica 10 leitos, Coxim oito leitos, Jardim seis leitos, Naviraí 15 leitos, Nova Andradina 18 leitos, Paranaíba 10 leitos e Sidrolândia cinco leitos. 

O Estado também realizou a ampliação de leitos clínicos SUS saindo de 1.250 em 2019 para 1.610 em 2021.

Outras ações

A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu aos municípios de Mato Grosso do Sul 1,6 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para auxiliar no combate a pandemia de Coronavírus. Foram entregues aos municípios máscaras, toucas, luvas, álcool em gel, sapatilhas, óculos e protetores faciais. A distribuição foi feita baseada na densidade populacional de cada município.

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado de Saúde distribuiu 1.763.839 unidades de medicamentos do kit intubação composto por relaxantes musculares, sedativos, adjuvantes, suporte hemodinâmico e analgésicos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) junto com os municípios têm auxiliado no custeio de leitos que ainda não foram habilitados pelo Ministério da Saúde.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *