Semana On

Domingo 17.out.2021

Ano X - Nº 463

Mato Grosso do Sul

Riedel entrega baixa de hipoteca a moradores de Ivinhema

Medidas realiza o sonho de dezenas de famílias

Postado em 02 de Julho de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O sonho de muitas famílias de Ivinhema foi realizando nesta sexta-feira (02) para 27 mutuários que firmaram contrato com o extinto Instituto de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Previsul). Elas receberam das mãos pelo secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o termo de autorização de baixa de hipoteca e/ou caução.

Essa entrega marca o início de um ciclo que deve ser concluído até o fim do ano, conforme o planejamento elaborado pela Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab). Os documentos permitem às famílias que não integram a cessão de ativos imobiliários realizada pelo Estado para o Banco UBS Pactual S/A a terem, finalmente, seus imóveis desonerados. São 27 termos entregues a moradores do bairro Itapoã.

“É uma lei que libera a hipoteca e a caução. Isso é liberdade para essas pessoas que agora têm um bem, um patrimônio. É uma vitória, considerando que tem famílias que há 30 anos aguardam por isso”, reforçou Riedel.

A espera por esta conquista é o caso da servidora pública municipal, Ana Paula de Carvalho: “Eu resido há mais de 15 anos neste imóvel, este documento é de suma importância, porque ele representa a realização do sonho da casa própria. Eu não tinha documento de comprovação e eu estou muito grata por isso”.

O comerciante Milton Guilherme da Silva, também pode respirar aliviado com a conquista: “Faz tempo que eu estava esperando e o melhor é que não precisei ir para Campo Grande para resolver”. Além dos dois, a aposentada Maria Aparecida de Oliveira Bispo recebeu sua documentação das mãos de Eduardo Riedel.

Uma luz no fim do túnel

A vontade da dona Maria Tirapelli, de 72 anos, de resolver um problema antigo de cratera em sua propriedade familiar no Distrito de Amandina será resolvida em breve. O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, assinou a ordem de serviço que vai fazer uma rede de drenagem no local.

“Nós chegamos aqui em novembro de 1993 e já chegamos aqui e já pegamos esse problema de erosão, meu esposo era muito trabalhador e ele arrancava os tocos de arvore e trazia e jogava lá dentro para ajudar a segurar. Cerca, por exemplo, quando chovia a erosão levava. Esta obra traz uma expectativa muito grande, há muito tempo a gente espera. É muito importante pra nós”, afirmou a produtora familiar ao lado do seu filho, Éder Ortiz: “Tem hora que a gente nem acredita”.

Para Riedel, que também é produtor rural e por isso conhece a realidade do setor, a obra vem em bom momento. “Estamos aqui para conhecer um pouco a evolução daquilo que a gente se comprometeu em relação aos investimentos para Ivinhema, nós temos um trabalho de drenagem grande para o município, além dos recursos de recapeamento. Vamos olhar os locais dos investimentos onde serão feitos.

Esta e outras demandas já haviam sido sinalizadas pelo prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, no Governo Presente. Juliano Ferro, que pediu ajuda para resolver os problemas de enchente na cidade, além da necessidade de recapeamento na área urbana. "Ainda lembramos da área rural e um apoio no setor de saúde".

A visita ao município contou com a presença dos deputados estaduais Zé Teixeira e Barbosinha e o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula. Hoje à tarde, o secretário Eduardo Riedel viaja ao município de Amambai.


Voltar


Comente sobre essa publicação...