25/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Reinaldo Azambuja destaca ação integrada contra as drogas durante ativação de radar da FAB em Ponta Porã

Publicado em 01/07/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Sistema de radares da Força Aérea Brasileira (FAB), que intercepta aeronaves sem planos de voo e em baixa altitude, foi ativado em Ponta Porã no último dia 30. Com capacidade de vigilância e fiscalização em um raio de 450 km2, o equipamento funcionará como importante ferramenta de combate ao tráfico de armas e drogas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

O governador Reinaldo Azambuja participou da ativação do sistema e destacou o trabalho integrado das forças de segurança pública estaduais e federais contra o crime organizado. “Só neste ano foram mais de 270 toneladas de drogas retiradas de circulação. E em 2020, esse trabalho conjunto aprendeu mais de 760 toneladas de drogas. Essa integração propicia mais segurança para nossa gente. Proteger as fronteiras é proteger o Brasil”, afirmou o governador na cerimônia de inauguração do equipamento.

A estação de radar de Ponta Porã é o terceiro sistema de vigilância aérea ativada pela FAB em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de reforçar as ações de fiscalização na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. A primeira estação foi inaugurada em Corumbá, em agosto de 2020, e a segunda em Porto Murtinho, em março deste ano. Os três sistemas de vigilância receberam investimentos federais da ordem de R$ 127 milhões.

“Esse controle do espaço aéreo na faixa de fronteira onde trafegam aeronaves em baixa altitude com ilícitos, principalmente drogas, é de extrema importância para o Estado e o País. Quando você consegue aumentar a fiscalização do espaço aéreo você força as organizações criminosas a migrarem para as rodovias, aumentando o poder de repreensão ao tráfico de drogas”, explicou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira. “Essa ativação significa mais proteção para as nossas fronteiras”, completou o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Ambos acompanharam a cerimônia de ativação do radar.

Também participaram da cerimônia de inauguração o presidente Jair Bolsonaro, os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência da República), Tereza Cristina (Agricultura e Pecuária) e Walter Souza Braga Netto (Defesa); o senador Nelsinho Trad; e o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *