Semana On

Sexta-Feira 20.mai.2022

Ano X - Nº 487

Coluna

Sobrou arroz? Aprenda a deliciosa receita com ovos, ora-pro-nobis e abobrinha

Além de evitar desperdício, a dica fica pronta em apenas 5 minutos

Postado em 30 de Junho de 2021 - Brasil de Fato

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Como aproveitar o arroz, o grão "queridinho" da cozinheira Letícia Massula. "E arroz bom, desses orgânicos, de safra recorde, a gente não perde nenhum grão. O que sobra a gente sempre reaproveita em mil receitas deliciosas", salienta a chef.

Um exemplo desse reaproveitamento de arroz indicado pela Cozinha da Matilde junta ovos com outros ingredientes comuns que ficam na geladeira. 

"É uma espécie de carbonara de arroz, mas sem o bacon ou panceta, que também podem ser usados, mas eu prefiro essa opção vegetariana que arremato com abobrinha batida e ora-pro-nobis.

Ingredientes

- 2 xicaras de arroz dormido;
- 3 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 punhado de talo de cebolinha laminado;
-  ½ xícara de água;
- 1 abobrinha batidinha ou ralada;
- 1 xícara de folhas de ora-pro-nobis (pode ser substituído por espinafre, escarola, rúcula ou a folha que você tiver);
- ½ xicara de queijo ralado;
- 2 a 3 ovos;
- 1 punhado de cebolinha verde;
- para finalizar, sal, pimenta do reino e pimenta seca à gosto

Modo de fazer 

Solte bem o arroz com as mãos, evitando grumos. Sue os talos de cebolinha na manteiga com uma pitada de sal. Junte o arroz e misture bem, deixando ele aquecer. Junte a água, misture bem, abaixe o fogo e deixe dois minutos tampado pra hidratar e amaciar os grãos.

Junte a abobrinha e as folhas de ora-pro-nobis, misture bem, ajuste o sal e tempere com as pimentas. Junte os ovos batidos e apague o fogo, misturando bem os ovos ao arroz, cozinhando-os no calor residual, formando um arroz cremoso. Junte o queijo, misturando. Passe para o prato e finalize com a cebolinha e mais pimenta seca se for do seu gosto.

Dicas

Congelar arroz: é possível congelar as sobras de arroz para fazer essa e outras receitas de reaproveitamento. Para usar basta deixar descongelar na geladeira.

Arroz na geladeira: vou repetir essa dica porque é importante: nunca deixe arroz fora da geladeira, o que não consumir guarde na geladeira ou congele. O arroz perece muito rápido em temperatura ambiente.

Água e calor para amaciar o grão: o arroz agulhinha longo, quando esfria. endurece. Assim, sempre que for reaproveitar o arroz, é importante aquecer e juntar um pouco de água para o grão voltar a ficar macio.

Abobrinha batida: para dar um toque especial ao arroz, podemos juntar abobrinha batida, igual se fazia antigamente, na mão, batendo com a faca. Você pode ralar – e no lugar da abobrinha pode usar o que tiver na geladeira, a ideia é aproveitar tudo!

Ora-pro-nobis: para quem não conhece, essa folhinha é uma Planta Alimentícia Não-convencional (PANC), muito rica em ferro e muito usada na culinária mineira.

Ovo - apaga o fogo: a dica de ouro dessa receita é apagar o fogo assim que juntar os ovos, que devem cozinhar no calor residual, ao serem misturados, resultando em um arroz cremoso... ai junta queijo, cebolinha e está pronto!

Sobras: é só fritar as colheradas de arroz no dia seguinte, e o reaproveitamento pode ser feito em bolinhos. 

Para saber mais receitas incríveis como essa, acesse o site Cozinha da Matilde da cozinheira Letícia Massula.


Voltar


Comente sobre essa publicação...