Semana On

Sábado 24.jul.2021

Ano IX - Nº 453

Coluna

Google lança programa de capacitação para mulheres na área de tecnologia

Edição temática do projeto ‘Cresça com Google’ oferecerá palestras gratuitas sobre os desafios e oportunidades de um setor ainda pouco representado pelo público feminino

Postado em 23 de Junho de 2021 - Galileu

Google lança programa de capacitação para mulheres na área de tecnologia. Foto: Christina @ wocintechchat.com/Unsplash Google lança programa de capacitação para mulheres na área de tecnologia. Foto: Christina @ wocintechchat.com/Unsplash

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Após disponibilizar conteúdo gratuito para mulheres que querem desenvolver suas carreiras e desejam empreender, o Google anunciou o lançamento da terceira edição temática do Cresça com o Google para Mulheres. Desta vez, o programa de treinamento e capacitação com foco no público feminino terá como alvo as profissionais e as aspirantes da área de tecnologia.

A edição oferecerá palestras sobre os desafios e oportunidades de um setor ainda pouco representado pelas mulheres mundo afora: só no Brasil, apenas 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação (TI) são do sexo feminino, segundo dados do programa YouthSpark, da Microsoft. Tecnologistas de prestígio discutirão a desconstrução de estereótipos na área e compartilharão dicas de recrutamento com o público.

Os temas serão abordados por especialistas do Google e convidadas atuantes no setor. São elas: Camila Achutti, fundadora e CEO da plataforma de educação em tecnologia Mastertech; Mariana Pezarini, colíder da PrograMaria, empresa que busca aumentar a participação de mulheres no mundo tech; Silvana Bahia, diretora executiva de projetos na Olabi, organização focada em criatividade e tecnologia; Melina López, gerente de produto no Google Cloud; Kelly Maia, recrutadora de tecnologia no Google; Camila Matsubara e Patricia Haizer, engenheiras de software no Google.

Para Silvana Bahia, do Olabi, estimular a participação das mulheres nesse campo é urgente, uma vez que a maioria da tecnologia que consumimos diariamente foi produzida por times técnicos pouco diversos.“Trabalhar pela diversidade nas tecnologias é um caminho para construirmos futuros mais inclusivos e socialmente mais justos. Se a tecnologia media nossas escolhas, nossos gostos e pauta nossas ações, é fundamental que tenhamos uma multiplicidade de olhares, visões de mundo e cultura nessa produção tecnológica", avalia, em comunicado.

De acordo com o Google, 200 mil mulheres já foram treinadas pelas edições do Cresça com o Google Para Mulheres. O programa integra um projeto maior, o Cresça com o Google, cujo objetivo é oferecer conteúdos e ferramentas gratuitas para o aprimoramento de habilidades, carreiras e negócios – este, por sua vez, já passou presencialmente por mais de 12 capitais do Brasil e capacitou cerca de 1,7 milhão de brasileiros.

As interessadas em participar da edição "Mulheres na Tecnologia" podem se inscrever gratuitamente pelo site do Cresça com o Google Para Mulheres, onde também se encontram disponíveis os materiais dos treinamentos anteriores. Todos os vídeos possuem legenda em português e interpretação em libras.


Voltar


Comente sobre essa publicação...