Semana On

Sexta-Feira 30.jul.2021

Ano IX - Nº 454

Coluna

6 termos que você precisa entender sobre criptomoedas

Blockchain, mineração, halving, ICO... assustado com o vocabulário usado no mercado de criptomoedas?

Postado em 21 de Junho de 2021 - Galileu

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

1. Criptomoeda

São ativos digitais desenvolvidos com o intuito de serem meios de troca. Os registros de propriedade ficam em bancos de dados protegidos por criptografia computadorizada, daí a origem do termo. Podem ser centralizadas (emitidas por um único emissor) ou descentralizadas.

2. Bitcoin

É a primeira e mais popular criptomoeda descentralizada. Foi criada por um ou mais pesquisadores sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto em um artigo publicado em 31 de outubro de 2008. Funciona por um sistema de banco de dados distribuídos chamado blockchain.

3. Blockchain

Rede de registros criptografados organizada em blocos encadeados. Cada bloco de informação contém uma função hash (algoritmo que transforma informações em sequências numéricas) do bloco anterior, um carimbo de tempo e a informação da transação. Funciona como um livro caixa digital.

3. Mineração

Cada transação com Bitcoins deve ser registrada em blockchain. Esse registro envolve o uso de criptografia por meio das funções hash.  Os mineradores são os responsáveis por validar as transações da rede, criando os novos “blocos” de informações do livro caixa.

4. Halving

Trata-se da redução pela metade da quantidade de bitcoins dados como recompensa aos mineradores em determinado tempo. Um halving é programado a cada quatro anos; o terceiro foi em maio de 2020, e diminuiu a taxa de emissão de bitcoins de 12,5 para 6,25 a cada 10 minutos.

5. Carteira

Criptomoedas não deixam de ser arquivos de computador, e devem ser armazenadas e protegidas de ataques e invasões. Por isso, existem as carteiras (wallets), responsáveis por armazenar as chaves criptográficas que dão acesso ao saldo. Elas podem ser digitais ou físicas (espécie de pen drive).

6. ICO

Sigla para Initial Coin Offering (Oferta Inicial de Moeda), o correspondente dos criptoativos para os IPOs (Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial). É o momento em que uma criptomoeda estreia oficialmente no mercado para captar recursos e ser viabilizada, tornando-se pública e acessível.


Voltar


Comente sobre essa publicação...