19/04/2024 - Edição 540

Legislativo

Camila Jara pede inclusão de bancários, caixas de supermercado e mais três grupos como prioridade para vacinação

Publicado em 16/06/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Trabalhadores de serviços essenciais, como os funcionários da concessionária de água da Capital, a Águas Guariroba, da Energisa, bancários, caixas de supermercado e motoristas de aplicativo podem ser incluídos como prioridade para a vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande. É o que pede o ofício encaminhado pela vereadora Camila Jara (PT) ao Secretário Municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho. 

O documento se baseia no Decreto Estadual n° 15.632/2021, que lista os serviços considerados essenciais, e no fato de os trabalhadores desses serviços não terem sido vacinados ainda. “Mesmo indo pra rua, estando em constante contato com a população, correndo alto risco de se contaminarem, esses trabalhadores não pararam, mas também não foram imunizados ainda. Por isso o nosso pedido de incluí-los tão logo chegue a nova remessa de vacinas à Capital”, explicou a vereadora. 

Além disso, o documento reforça que sendo esses serviços essenciais, não é recomendado o risco de ocorrer paralisações, o que geraria inúmeras consequências aos moradores da Capital. 

Pedidos já atendidos

Desde que teve início a vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande, a vereadora Camila Jara já encaminhou alguns ofícios às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Três deles foram atendidos.

Em fevereiro, um ofício encaminhado à SES solicitava a inclusão dos indígenas em contexto urbano como prioridade na vacinação. Após algumas negociações, as comunidades indígenas da Capital receberam a primeira dose da vacina no início de abril  e a segunda dose no início de junho.

Em maio, foi solicitada a inclusão das pessoas com deficiência permanente no grupo prioritário, o que foi atendido dias depois. 

Mais recentemente, no dia 06 de junho, teve início a vacinação de lactantes contra a Covid-19 em Campo Grande, após ofício encaminhado pela vereadora ao Secretário de Saúde do município, José Mauro Pinto de Castro Filho, no dia 31 de maio.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *