29/03/2024 - Edição 540

Eles em Nós

Haverá Copa América

Publicado em 09/06/2021 12:00 - Idelber Avelar

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Duraram 48 horas os memes com NeyMarx e PTite. Haverá Copa América no Brasil e os jogadores vão jogar. A montanha pariu um rato. Publicaram um "manifesto" que não manifesta nada.

Trata-se de um imbróglio com várias camadas e é bom não perder o fio da meada, porque ele revela muito sobre o funcionamento da máquina bolsonarista e sobre esse antro de criminalidade que é a CBF. Para analisar tudo, precisaríamos de mais matérias sobre os bastidores, o que obviamente o fraco jornalismo esportivo brasileiro não fez. As matérias melhorzinhas são as da Folha.

O então presidente da CBF, Rogério Caboclo — que caiu, pelo menos temporariamente, por um escândalo de assédio — teria proibido Casemiro de falar com a imprensa antes do jogo de quinta-feira, e teria exigido uma reunião com o volante. Mesmo Casemiro, que é um cabra mais lúcido e centrado que Neymar e Marquinhos (os outros líderes), ficou nervoso, não aceitou a reunião com Caboclo, mas obedeceu a ordem de não falar com os jornalistas.

Enquanto isso, na internet, as milícias bolsonaristas atuaram pesadamente. Ontem, os canais de YT que transmitiam a coletiva de Tite e Marquinhos no pós-jogo estavam inundados por bots bolsonaristas. Paralelamente, o Planalto mandava ameaças veladas a Tite, mesmo enquanto o minúsculo jurava não ter qualquer envolvimento.

Caboclo era a fonte da insatisfação entre os jogadores, dada a forma péssima como reagiu à reclamação apresentada pelo elenco, com as bênçãos de Tite. Sua queda acabou tornando o recuo mais fácil, ou pelo menos oferecendo a desculpa implícita para o recuo travestido de mal entendido.

No tal manifesto, os jogadores permitiram-se dizer que "por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil", acrescentaram que "todos os fatos recentes nos levam a acreditar em um processo inadequado em sua realização", mas concluem que "nunca diremos não à Seleção Brasileira." Obviamente, não faltou o tradicional "é importante frisar que em nenhum momento quisemos tornar essa discussão política".

Haverá Copa América e eles jogarão, a não ser que amanhã o Supremo Tribunal Federal proíba, o que ele terá a oportunidade de fazer ao julgar ação apresentada pelo PSB e pela Federação de … Metalúrgicos. Não me parece provável que ocorra mas, já sabemos, no Brasil nunca se sabe. Salvo erro deste atleticano, a última vez em que o STF se reuniu para falar de futebol, foi para decidir quem havia sido o campeão brasileiro de 1987.

O jogadores não boicotarão a Copa América, mas isso não impede, claro, que nós a boicotemos.

NECRO

Na live de ontem o ministro do Turismo ~cometeu a sandice ~ de dizer que as vacinas estão fazendo cair o número de mortos.

*

Payaso J., irritado com o subalterno, juntou as mãos em um movimento nervoso e as esfregou no rosto.

Não disse palavra.

*

Hoje ficamos sabendo que o ministro subiu no telhado. Caído em desgraça, começou a cumprir o aviso prévio.

*

Um presidente que se irrita com vidas salvas. Foi o que nos coube neste triste latifúndio.

NECRO 2

Saiu o documento que detalha, passo a passo, como o governo Bolsonaro trabalhou ativamente pela disseminação do coronavírus no Brasil.

Não se trata de que o governo foi "omisso" ou "incompetente". Trata-se de que ele operou ao longo destes 16 meses de pandemia com o objetivo de produzir imunidade de rebanho via contaminação geral.

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA), da USP, entregou à CPI um documento de 200 páginas detalhando tudo: as declarações de Bolsonaro incentivando a contaminação, as fake news, as sabotagens às medidas sanitárias.

Recomendo com ênfase. É o documento mais completo sobre o morticínio brasileiro até agora.

MINGAU BOM

Não há como negar que o PCdoB está fazendo um governo muito dos decentes no Maranhão, em circunstâncias bem menos que ideais, como sabemos.

O toque do mingau de milho ficou muito lindo. Bora vacinar aí, maranhenses.

Leia outros artigos da coluna: Eles em Nós

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *