19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Três Lagoas é a próxima cidade a receber caminhão customizado da MS Pantanal

Publicado em 08/06/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Moradores de Três Lagoas serão os próximos a receber – nesta semana – o novo caminhão customizado da Ambiental MS Pantanal (AMSP), apontado como uma nova solução para os serviços de saneamento básico no Mato Grosso do Sul. A empresa, criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea, surgiu com a missão de acelerar os investimentos no setor, a fim de garantir, ao lado da estatal, a universalização do tratamento de esgoto no estado dentro da próxima década.

A operação plena da AMSP foi iniciada há menos de um mês, mas equipes e veículos da empresa já podem ser vistos em municípios de todas as regiões do estado. Agora, chegou a vez de Três Lagoas receber um modelo dos novos caminhões customizados da empresa, que devem trazer mais agilidade aos serviços e reduzir consideravelmente os possíveis transtornos causados por trabalhos de manutenção, troca de tubulação e ligação da rede de esgoto, por exemplo.

Isso será possível porque esse tipo de caminhão reúne – em um só veículo – equipamentos como caçamba, retroescavadeira, baús para acondicionamento de ferramentas, guindaste e engate rápido para instrumentos hidráulicos. Com isso, o deslocamento de vários veículos para a realização de um só serviço não será necessário, resultando na redução de emissão de poluentes e transtornos no tráfego da cidade.

O mesmo modelo já foi entregue pela empresa em cidades como Aquidauana, Ribas do Rio Pardo e Paranaíba.

A MS Pantanal começou a operar no começo de maio, após um período de três meses de “operação assistida”, em que equipes técnicas formadas por engenheiros, topógrafos e eletromecânicos percorreram cerca de 200 estações elevatórias de esgoto e 77 estações de tratamento nos 68 municípios em que a Sanesul já atua.

Para isso, a AMSP se utilizou de equipamentos avançados – incluindo um drone de última geração, que mapeou e digitalizou as plantas das unidades de tratamento e elevação de esgoto. O programa, apelidado de Infra Inteligente, é pioneiro no setor de saneamento do Brasil, e foi destaque em um evento realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, na última semana.  

No evento, o diretor sênior de projetos da Aegea, Wagner Carvalho, explicou que o programa permite a realização de visitas virtuais nas estruturas das concessionárias, em qualquer local do país, prevenindo problemas, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos e serviços em saneamento

Estima-se um investimento de até R$ 1 bilhão na universalização do esgoto nos próximos anos. A expectativa é de que mais de 1,7 milhão de sul-mato-grossenses tenham acesso ao saneamento básico. Com isso, 98% da população estadual estará assistida na próxima década.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *