Semana On

Segunda-Feira 21.jun.2021

Ano IX - Nº 448

Legislativo

Subjuv recebe van para levar qualificação a bairros afastadas

Com apoio do deputado Vander e vereadora Camila jovens contam com reforço para sua capacitação

Postado em 03 de Junho de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Jovens que moram em bairros mais afastados do centro da Capital agora contam com um reforço para terem acesso a cursos de capacitação. É que a Subsecretaria de Políticas para a Juventude (Subjuv) recebeu uma van Renault Master 2021, de 17 lugares, que será usada tanto para realizar o transporte desses jovens aos cursos e atividades da Subsecretaria quanto para levar professores e instrutores até essas regiões e promover cursos de qualificação.

O veículo foi adquirido com recursosl articulados pelo deputado federal Vander Loubet (PT) e com o apoio da vereadora Camila Jara (PT).

A subsecretária de Políticas para a Juventude, Laura Miranda, afirmou que a Subjuv vem conseguindo caminhar a passos largos na busca da reconquista do jovem. “Falo de recomeço porque representamos 33% da população de Campo Grande, e esses 33% terão que estar empoderados, capacitados e dispostos à reconstrução quando a pandemia passar”, declarou.

O deputado federal Vander Loubet lembrou que a articulação dos recursos começou em 2019 com o objetivo de criar bolsas de auxílio para estudantes de baixa renda de universidades públicas, mas que pela impossibilidade do uso da verba para esse fim, a aquisição da van se tornou alternativa viável e útil. “Na época, a Laura, de forma muito inteligente, chamou a mim, chamou a Camila, que nem era vereadora ainda, mas representava o movimento estudantil e a juventude, e chegamos a essa solução. Porque política se faz com diálogo”, afirmou.

“Quem ganha são os jovens da nossa cidade, principalmente os jovens da periferia, que sabemos que muitas vezes não têm nem o dinheiro da passagem do ônibus pra se deslocar pela cidade, pra ir atrás de um curso. Agora eles terão os cursos lá no bairro deles mesmo”, disse a vereadora Camila Jara, que também é presidente da Comissão Permanente de Juventude da Câmara Municipal.

A entrega da van para a Subjuv está entre as diretrizes da Subsecretaria, que segue normativas do Estatuto da Juventude LEI Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. O Art. 3° da referida lei que trata das diretrizes gerais, e cita as ações que devem ser desenvolvidas pelos gestores da administração pública para garantir o acesso dos jovens aos serviços públicos como garantir inserção social e de prover meios e equipamentos públicos que promovam o acesso aos serviços públicos como; produção cultural, educação e desenvolvimento social.

A Subjuv promove ações e atividades como Curso de Empreendedorismo, Gestão Financeira, Artes Marciais: Muay Thai e Kickboxing, Assessoria e Cerimonial, Orientação Vocacional e Atendimento Psicológico Individual para jovens carentes.


Voltar


Comente sobre essa publicação...