18/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Mutirão da saúde pretende reduzir filas para atendimentos em municípios de MS

Publicado em 23/01/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Desafogar os hospitais de Mato Grosso do Sul com a reestruturação da saúde priorizando o atendimento imediato à população é a meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em sua nova gestão. O secretário de Estado de Saúde Nelson Barbosa Tavares destaca o empenho da SES em reestruturar a rede de saúde do Estado disponibilizando os atendimentos de saúde de forma imediata à população, estrutura hospitalar e os mutirões de saúde.

“A grande mudança começa nas prioridades. O governo não vai direcionar seus esforços em novas obras, mas sim no atendimento a população. Para isso a reestruturação dos serviços de saúde será fundamental. Temos, por exemplo, alguns leitos que até então estão desocupados, o que torna a nossa prioridade ativá-los e disponibiliza-los à população antes de qualquer obra”, destacou o secretário. “Não somente leitos, mas também trabalharemos para diminuir a média de permanência de internação devido à falta de exames laboratoriais ou pré-operatório. Concentrando esforços para viabilidade destes exames no prazo, alcançaremos cerca de 30% de aumento de capacidade de internação”, acrescentou.

Microrregiões

De acordo com o secretário, a implantação dos mutirões de saúde será o maior passo dado pela SES para a reestruturação e fortalecimento da saúde em todo Mato Grosso do Sul. “Os mutirões têm como objetivo a reestruturação da rede em suas 11 microrregiões de saúde. Temos um passivo cirúrgico, que engloba ortopedia e oftalmologia, onde a rede pública não tem condições de suprir. Os mutirões servirão para diminuir este cenário tanto nos municípios pólo e macrorregiões. Visitaremos os municípios, faremos a capacitação e durante os mutirões vamos trabalhar para reduzir o déficit de atendimento seja ele de baixa ou média complexidade, monitorando a redução das filas e desse momento em diante evitar que elas voltem a se formar”, disse o secretário.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *