29/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Randonautica

Publicado em 26/05/2021 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ganhando destaque a cada dia, o Randonautica é um aplicativo disponível para iOS, Android e navegadores para web que promete colocar o usuário como o narrador e diretor de sua própria história. Utilizando coordenadas totalmente aleatórias que podem ser usadas em mapas e navegações para se guiar até o local onde será a próxima aventura.

Ao inicializá-lo pela primeira vez, você passa por uma breve introdução e algumas dicas para não invadir espaços privados e até mesmo, manter o telefone carregado, em seguida você confirma sua localização. Então, será necessário escolher entre qual tipo de ponto o usuário gostaria de gerar, se referindo ao tipo e tema da aventura.

Essa escolha deve ser realizada com auxílio de uma intensa concentração e foco nos sentimentos desejados e por fim, coordenadas serão geradas e podem ser usadas para iniciar a aventura. Apesar de aleatórias, o aplicativo promete que as coordenadas possuem um critério de "randomização", baseado em "fontes de entropia pseudo e quânticas" para determinar a direção de acordo com o sentimento desejado pelo usuário. Entre os muitos possíveis destinos e temas, é possível encontrar coincidências curiosas e, ao fim da aventura, emitir um relatório que pode ser postado nas redes sociais.

Existem muitas informações complementares para aprimorar a sua aventura e descobertas.

Muitas pessoas registram os acontecimentos e até mesmo programas de televisão abordaram a utilização do aplicativo que a cada dia ganha mais destaque. Apesar da abordagem relacionada a entropia, eu acredito que seja mais uma questão de construções semânticas de acordo com o seu perfil digital de usuário.

A mente age no mundo físico? | MISTÉRIOS REVELADOS | HISTORY – YouTube

Acompanhem vídeos de referência, análises de usuários e explore a sua próxima aventura. Um grande abraço para todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *