Semana On

Sexta-Feira 22.out.2021

Ano X - Nº 464

Coluna

Saudável e saborosa: aprenda a preparar uma caponata de berinjela

A caponata é um tipo de antepasto e tem origem italiana

Postado em 26 de Maio de 2021 - Brasil de Fato

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nesta semana, o Comida de Verdade conta com a cozinheira Sayonara Salum e ensina a preparar uma saborosa caponata de berinjela. A receita é simples de fazer e e leva pouco mais de uma hora ficar pronta.

Ingredientes: 

- duas berinjelas; 
- duas cebolas; 
- um pimentão amarelo;
- um pimentão vermelho; 
- meia xícara de uvas passas (podem ser brancas ou pretas);
- meia xícara de nozes picadas (quem quiser pode substituir para amendoin sem casca e sem sal);
- azeite de oliva;
- vinagre;
- sal. 

Modo de preparo:

Corte em cubos duas berinjelas, duas cebolas, um pimentão amarelo e um pimentão vermelho. Depois coloque os legumes em uma forma e acrescente meia xícara de uvas passas (pode ser brancas ou pretas) e meia xícara de nozes picadas (quem quiser pode substituir para amendoin sem casca e sem sal).

Depois, em um copo americano, prepare uma salmoura. Coloque mais da metade do copo com azeite de oliva e complete com vinagre, acrescentando um pouco de água e sal a gosto. Depois derrame esse líquido sobre os legumes e misture bem. 

Adiante, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente uma hora. Mexa de vez em quando para não queimar. 

Quando os legumes estiverem macios, retire o papel alumínio e deixe terminar de assar. Depois que estiver pronto, você pode servir quente ou frio, sozinho ou com torradas, pãozinho ou pasta. Enfim, conforme o seu gosto e sua criatividade.


Voltar


Comente sobre essa publicação...