19/04/2024 - Edição 540

Eles em Nós

Ciro: o tagarela

Publicado em 26/05/2021 12:00 - Idelber Avelar

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Jair Bolsonaro recebeu o apoio do PDT de Ciro Gomes e Carlos Lupi na tagarelice contra as urnas eletrônicas, na defesa do voto impresso e na veiculação de suspeitas contra a lisura das eleições no Brasil.

Disse Lupi: "Sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, a fraude impera”.

Seria interessante perguntar a Lupi se ele acredita que as eleições que Ciro Gomes venceu no Ceará foram fraudadas.

Em tempo, e copiando da matéria de Gustavo Maia: a urna eletrônica permite várias formas de auditagem, como "o registro digital do voto, log da urna, auditorias pré e pós-eleição, auditoria dos códigos-fonte, lacração dos sistemas, tabela de correspondência, lacre físico das urnas, e identificação biométrica do eleitor, entre outros".

Está ficando perigoso esse papo. Irresponsáveis é o que são.

ELES EM NÓS

Na terça-feira (1º), quem vem à Editora Record conversar sobre "Eles em nós" é uma figura por quem tenho grande admiração: Marcos Lisboa, um dos maiores economistas da atualidade, intelectual público de mão cheia, crítico demolidor do jeitinho brasileiro e um dos responsáveis diretos pela criação de uma das poucas coisas boas que restam de pé no país, o Bolsa Família. Eu sempre quis bater bola com esse cabra e o "Eles em nós" terminou sendo a desculpa perfeita para que ele me desse a honra e o prazer.

Terça, 01/06, às 18h, Marcos Lisboa ao vivo e a cores para todo o seu enorme fã-clube na internet. A mediação é da jornalista Roberta Pennafort.

FUTEBOL

A revista "Lástima a nadie, maestro" está publicando uma série de textos sobre a grande experiência ética do futebol do século XXI, o bielsismo. Marcelo Bielsa inaugura o conceito de torcida de um treinador, e aqui vocês têm um dos melhores guias desse estranho fenômeno: o técnico que aumenta enormemente a torcida de um clube no momento em que ele vai treiná-lo.

Escolho o artigo de Santiago Núñez porque é o mais recente e porque nele há links para os outros. Há também uma boa introdução a como atacam e defendem as equipes de Bielsa e o que isso nos diz sobre a vida.

Para quem se interessa por pensar o futebol para além do bate-boca de bêbados desinformados que se vê nas mesas redondas da TV brasileira, estes textos são imperdíveis. Confiram aí.

FEIOS NA FOTO

Pesquisa Poder360, conduzida entre 24 e 26 de maio, com 2.500 entrevistas e margem de erro de dois pontos.

Desaprovam o governo do minúsculo: 59%, igualando o recorde anterior. Aprovam o governo do minúsculo: 35%, oscilando negativamente 1% da pesquisa anterior. A turma que não sabe caiu de 10% para 6%.

A coisa piorou um pouco pra ele, certamente como efeito da cobertura da CPI. Continuem batendo.

Leia outros artigos da coluna: Eles em Nós

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *