Semana On

Terça-Feira 17.mai.2022

Ano X - Nº 487

Mato Grosso do Sul

Detran-MS avança com serviços digitais e agora oferece pagamento com PIX

Mais de 121 mil licenciamentos ocorreram no primeiro trimestre de 2021

Postado em 19 de Maio de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A partir deste mês, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) passa a ser o primeiro órgão público do Estado a oferecer o PIX como opção para o pagamento de guias. O lançamento oficial aconteceu no último dia 18 na Secretaria de Fazenda.

O objetivo é oferecer agilidade e segurança a condutores e proprietários de veículos de Mato Grosso do Sul que agora podem optar pelo pagamento das guias também pelo celular ou pelo Portal de Serviços, sem a necessidade de sair de casa ou imprimir guias.

O pagamento com o PIX é oferecido para todos os serviços que estão disponíveis no Portal Meu Detran e no aplicativo do Detran.

Para o condutor Gabriel Henrique Cavazani, a nova maneira de efetuar os pagamentos é muito mais prática e cômoda. Ele foi um dos primeiros condutores a quitar seus débitos junto ao Departamento utilizando o sistema PIX.

O diretor de Tecnologia da Informação do Departamento, Robson Alencar, explica que esse é mais um serviço que simplifica o dia a dia do contribuinte. “Estamos trabalhando para modernizar a oferta de serviços de modo que o cliente não perca tempo indo a uma agência apenas para fazer um pagamento. Isso pode ser feito de qualquer lugar a qualquer hora”

O PIX é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias que foi criado pelo Banco Central do Brasil. Com ele, transações podem ser feitas pelo celular a qualquer hora do dia, bastante que o cliente possua uma conta-corrente, poupança ou de pagamento.

Detran Pag

Em agosto do ano passado o Detran já havia disponibilizado o Detran Pag, sistema que permite o pagamento de guias com cartão de débito de qualquer banco ou bandeira, inclusive os bancos digitais. Hoje, todas as agências do Detran de Mato Grosso do Sul, aceitam o pagamento com cartão de débito.

Lincenciamento

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), registrou um aumento de 9,5% nos licenciamentos emitidos nos primeiros três meses de 2021, em relação ao ano anterior.

Dados da Dirve (Diretoria de Registro e Controle de Veículos), mostram que entre janeiro e março de 2020, foram emitidos 110.458 licenciamentos, enquanto no mesmo período deste ano foram 121.107 mil documentos emitidos.

Para a diretora da Dirve, Loretta Figueiredo, a avaliação é positiva e vai na contramão da crise que estamos vivendo. “Nós estamos percebendo, que mesmo com as dificuldades durante a pandemia, as pessoas estão mais preocupadas em andar com os veículos regularizados, para evitar possíveis infrações”.

Desde 15 de março, o licenciamento, procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias, atestando que o automóvel se encontra em conformidade com as normas, é feito exclusivamente de forma online.

Ao acessar o site do Detran-MS, o usuário clica em Portal de Serviços, no canto superior direito e é remetido diretamente ao Meu Detran, onde após cadastrar seus dados, tem acesso direto a serviços de forma separada.

Para emitir e pagar o licenciamento, basta apenas acessar a aba “Veículos”.

Prazos

Em função da necessidade de regras mais duras no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, o Detran-MS publicou no Diário Oficial do Estado no final de março, o novo calendário de licenciamento de veículos.

Com isso, os veículos com placas final 1 e 2 deverão quitar o licenciamento para o exercício 2021 em maio, 3 e 4, em junho, 5 e 6 em julho, 7 e 8 em agosto, final 9 em setembro e 0 em outubro.

PLACA FINAL - MÊS

1 e 2 -Maio
3 e 4  - Junho
5 e 6  - Julho
7 e 8  - Agosto
9        - Setembro
0        - Outubro


Voltar


Comente sobre essa publicação...