28/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

Obesidade: os malefícios e tratamentos para o pet com sobrepeso

Publicado em 04/05/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A obesidade pode trazer inúmeros problemas para a nossa saúde, como os nossos pets isso não é diferente. Por tanto, mesmo que o seu cão ou gato esteja “fofinho”, é importante estar atento à saúde do animal.

Um estudo realizado pela Dog Friendly, no Reino Unido, mostrou que 51% dos animais domésticos estão acima do peso ideal. Devido ao acesso restrito a rua durante a pandemia.

Para esclarecer dúvidas sobre a questão do sobrepeso em nossos amigos de quatro patas, o Canal do Pet conversou com os médicos veterinários Gabriela de Paula Borduchi e Claudir M Freitas, que trazem dicas importantes para que o seu pet não passe do peso.

Segundo a veterinária Gabriela de Paula Borduchi, um animal obeso é considerado um animal em estado inflamatório crônico de baixo grau. Um cachorro obeso pode ter hiperlipidemia, problemas ortopédicos, alterações cardiorrespiratórias, diabetes tipo 2.

Já em gatos, a obesidade causa principalmente resistência insulínica, lipidose hepática, problemas ortopédicos, dermatoses e DTUIF (doença do trato urinário inferior felino).

O excesso do tecido adiposo é visto como causa de doenças osteoarticulares como osteoartroses e alterações nos discos intervertebrais. Ocorre também a interação de tecido adiposo com o sistema imune e alteração na produção e secreção de citocinas que podem alcançar diferentes tecidos intensificar as respostas inflamatórias locais.

O médico veterinário Claudir M Freitas, ressalta que algumas raças são mais acometidas, como, por exemplo, os braquicefalicos (cachorros com focinho curto) com problemas respiratório, cães de raças grandes com problemas articulares e dachshund com problemas de coluna.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *