Semana On

Segunda-Feira 29.nov.2021

Ano X - Nº 469

Coluna

Receita tradicional de abóbora recheada da Armênia ganha versão sertaneja

No país asiático, o prato é servido em festas de casamento e de final de ano

Postado em 21 de Abril de 2021 - Brasil de Fato

Além da abóbora, receita aproveita a safra recorde arroz orgânico produzido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - Foto: Eric Corazza Além da abóbora, receita aproveita a safra recorde arroz orgânico produzido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - Foto: Eric Corazza

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Trazemos uma versão sertaneja da tradicional abóbora recheada da Armênia. O toque brasileiro no prato do país asiático leva ingredientes como melaço de cana, flor de alfavaca, caju desidratado e castanha de caju. 

Letícia Massula sugere ainda o arroz orgânico produzido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

De uma forma geral, a receita aproveita um arroz pré-cozido no recheio de uma abóbora que vai ao forno, com vários outros ingredientes que apuram sabor e cheiro. 

Ingredientes 

Abóbora recheada

- uma abóbora; 
- caju desidratado; 
- castanha de caju;
- manteiga de garrafa;
- melaço de cana;
- sal;
- alfavaca

Modo de preparo

Prepare uma porção de arroz integral e arroz vermelho e deixe "al dente", já escorrido.

Lave a abóbora e corte uma "tampa" circular na haste. Depois corte o caju desidratado e a castanha de caju torrada. Coloque o arroz em uma tigela e misture com os pedaços que foram cortados de caju e castanha. Misture bem e coloque sal e flor de alfavaca. 

O passo seguinte é rechear a abóbora. Primeiro unte a parte interna da abóbora com manteiga de garrafa. Coloque o recheio com arroz misturado com caju e castanha até a metade. Coloque melaço de cana e folha de alfavaca. Complete o arroz no interior da abóbora e repita os passos com melaço de cana e alfavaca. Tampe a abóbora com a parte cortada da haste.

Deixe a abóbora recheada assar por cerca de trinta minutos, até ficar com a polpa bem macia. Uma forma de testar se a abóbora está no ponto é espetar para identificar a consistência interna. Abra a tampa e corte os gomos. Coloque folhas de alfavaca para finalizar. 

Para saber mais receitas incríveis como essa, acesse o site Cozinha da Matilde da cozinheira Letícia Massula.


Voltar


Comente sobre essa publicação...