Semana On

Domingo 20.jun.2021

Ano IX - Nº 448

Campo Grande

Trabalhadores da educação já podem se cadastrar em sistema de identificação prévia para vacinação contra a Covid-19

Prefeitura irá emitir alerta sobre vacinação em atraso e orientar sobre público e pontos de imunização

Postado em 16 de Abril de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Campo Grande liberou o cadastro para trabalhadores da educação no sistema de identificação prévia para vacinação contra a Covid-19.

A vacinação deste público ainda não tem data definida, assim como a de pessoas com idade entre 55 a 59 anos, grávidas a partir de 12 semanas de gestão e puérperas até 45 dias pós parto, que tiveram perfis para cadastro liberados recentemente no sistema.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNI) classifica dentro do público: “trabalhadores da educação”, todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior.

Como se cadastrar?

O acesso é feito pelo endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br, através de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. É necessário escolher o menu “primeiro acesso” e, posteriormente, selecionar o perfil indicado e clicar em continuar. A pessoas deverá preencher um formulário com dados pessoais e obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);

Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação referenciar, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, será informado, através desse sistema, a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações.

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação.

Por whats

Inserido no cotidiano de milhares de pessoas, o aplicativo de mensagens WhatsApp tem sido utilizado como uma das ferramentas para propagação de informações durante o processo de vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande. Recentemente, o Município adotou um mecanismo para envio de mensagens por meio do aplicativo, que podem ser direcionadas a grupos específicos cadastrados no sistema de agendamento prévio, com orientações sobre a data, horário e locais de vacinação. A ferramenta também passará a ser utilizada para alertar as pessoas que perderam o prazo da segunda dose. As mensagens serão enviadas pelo número 67 98474-7303, exclusivo para este tipo de serviço.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o sistema deve ser utilizado de maneira estratégia diante da necessidade de reportar à população informações específicas e direcionadas. O envio das mensagens será feito de maneira esporádica.

“Desta forma, nós podemos enviar uma mensagem personalizada com todas as informações necessárias para aquele determinado público, como calendário, horário que ele pode se vacinar, entre outros critérios. É um canal a mais para que as pessoas possam ser informadas”, disse.

O mecanismo de envio de mensagens em massa foi utilizado pela primeira vez na convocação de profissionais de forças de segurança e salvamento e, recentemente, no chamamento de antecipação da aplicação da segunda dose.

O cadastro é feito pelo site: vacina.campogrande.ms.gov.br.  A orientação é para que as pessoas preencham corretamente as informações para que seja possível o contato.

A Prefeitura aguarda o recebimento de novas doses para retomar a vacinação da Covid-19 para a população. Um novo calendário será estabelecido com base na quantidade de doses disponíveis.

Tira dúvidas

A Prefeitura também disponibilizou um número de WhatsApp para a população tirar dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação contra a Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h e de 13h às 17h, através do número (67) 98432-7588.

Assim que o cidadão enviar uma mensagem pelo aplicativo, ele receberá algumas orientações antes de prosseguir para o atendimento, caso as dúvidas não tenham sido sanadas. É importante se atentar a todas as informações disponibilizadas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) esclarece que o canal é exclusivo para esclarecimentos sobre a vacinação da Covid-19. Caso a dúvida não esteja relacionada ao tema, a orientação é para que o usuário entre em contato com a Ouvidoria através do número (67) 3314-9955, que funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 23h  e aos sábados e domingos de 06h às 00h.

Outras informações sobre a vacinação em Campo Grande estão disponíveis no hotsite: http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg


Voltar


Comente sobre essa publicação...