20/04/2024 - Edição 540

Auau Miau

Veterinário explica por que gatos não precisam de banhos com frequência

Publicado em 30/03/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os gatos são popularmente conhecidos pelo seu hábito de se lamber e cuidar da própria higiene, mas muitos tutores têm a dúvida sobre a necessidade de dar banho nos bichanos e qual a frequência ideal para isso.

O médico-veterinário Raphael Clímaco explica que, da classe dos mamíferos, os felinos são os animais mais limpos, os gatos mais especificamente, por estarem sempre se lambendo, com isso estão realizando o asseamento, é como se estivessem tomando banho constantemente.

A própria anatomia do gato é propícia para isso, a língua do felino, por exemplo, faz o papel de uma escova, sendo coberta por espículas em sua parte superior.

“As papilas gustativas, tem uma anatomia em forma de cerdas e essas cerdas acabam tirando as sujidades do pelo e penteando, isso com a saliva acaba higienizando o felino”, explica o veterinário.

Raças como o persa e o angorá possuem uma pelagem mais longa e o ato de se lamber pode não ser o suficiente. Em casos em que esses animais estejam muito sujos, ou com algum eventual problema de pele, pode ser dado o banho. Mas não é necessária a mesma frequência que os cães.

Os cães têm um odor característico que adquirem quando passam alguns dias sem tomar banho , o que não ocorre com os gatos.

"Não é proibido dar banho, porém não é indicado ser utilizado o banho com a mesma frequência e objetivo que geralmente fazemos com os cães. Para a tosa serve a mesma regra", explica.

Produtos recomendados para o banho

Os produtos vendidos especialmente para gatos podem ser usados tranquilamente. Shampoos, sabonetes ou qualquer outro produto de higiene humana devem ser evitados. Produtos de banho a seco para cães e gatos, também podem ser utilizados sem problemas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *