26/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Paraguai atinge 100% na ocupação de UTIs Covid; reflexo pode ser visto em hospitais de Mato Grosso do Sul

Publicado em 23/03/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Paraguai atingiu 100% na ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinada à pacientes com Covid-19. A lotação nos leitos no país vizinho de Mato Grosso do Sul, tem apresentado reflexo em hospitais de cidades fronteiriças ao país.

Em Ponta Porã (MS), a 326 km de Campo Grande, que também é município vizinho de Pedro Juan Caballero (PY), cidade paraguaia, cerca de 20% dos leitos Covid do Hospital Regional da cidade são ocupados por paraguaios que têm dupla cidadania, de acordo com a instituição.

Na cidade sul-mato-grossense que faz divisa com o Paraguai, os chamados "brasiguaios", que são as pessoas que possuem dupla nacionalidade, podem atravessar apenas uma rua para recorrer ao atendimento de Saúde em Mato Grosso do Sul. De acordo com os dados da prefeitura de Ponta Porã (MS), 30% dos paraguaios que vivem em Pedro Juan Caballero (PY) também possuem documentos brasileiros, assim possibilitando a busca de atendimentos de saúde no Brasil.

Diante dos dados da prefeitura de Ponta Porã (MS), especialistas temem pela sobrecarga no Sistema de Saúde (SUS) de Mato Grosso do Sul. Nesse domingo (21), pela primeira vez durante toda a pandemia, o Ministério da Saúde do Paraguai anunciou a lotação máxima nos leitos de UTI Covid-19.

Conforme as informações do Ministério da Saúde paraguaio, todos os 650 leitos públicos e privados do país vizinho estão ocupados, incluindo o das cidades fronteiriças ao Brasil. Em Ponta Porã (MS), são 30 leitos de UTI Covid, que também estão com lotação em 100%.

Segundo a secretaria municipal de Saúde de Ponta Porã "novos leitos serão abertos", porém, informaram prazo e o quantitativo de UTIs que serão disponibilizadas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *