28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Com apoio do Estado, pequenos produtores apostam na soja orgânica

Publicado em 22/03/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A produção de soja orgânica se tornou uma aposta de pequenos produtores de Ponta Porã. Esse processo de transição do sistema convencional para o orgânico conta com o apoio técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural e Embrapa Agropecuária Oeste. 

O produtor Marcos Ambrust, do Distrito de Nova Itamarati, cultivou 14 hectares de soja BRS 511 que possui resistência genética à ferrugem-asiática da soja. Através do pesquisador Rogério Franchini, a Agraer detalhou que houve intercorrências fitossanitárias, controladas por controle biológico, com grande eficiência. 

O controle de plantas “invasoras” foi feito manualmente, pelo produtor e colaboradores, gerando serviços para terceiros, já que o uso de agrotóxicos não é permitido no cultivo orgânico. No preparo da área de plantio, houve aplicação de pó de rocha, além de fosfato natural de Bonito e adubo orgânico. A expectativa é de uma produtividade entre 45 a 50 sacas por hectare. 

A primeira colheita da soja deste processo de transição da produção convencional para a orgânica foi realizada no início do mês no lote de Djones, que pertence a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Itamarati (Cooperati). 

Na oportunidade, o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento, destacou a importância do acontecimento. “É um momento histórico para a agricultura familiar, pois poderá colocar um produto diferenciado no mercado, cuja demanda cresce a cada dia, além de benefícios que o solo e os recursos hídricos receberão, com a redução do uso de produtos químicos, favorecendo a microfauna do solo e a qualidade dos mananciais”, destacou.  

Lançado ano passado pela Semagro, o Programa Pró-Orgânico tem objetivo de desenvolver as diferentes cadeias produtivas agroecológicas e orgânicas, bem como o extrativismo sustentável em Mato Grosso do Sul. Interagir com outras políticas públicas e fomentar a produção orgânica está entre os objetivos do programa.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *