23/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Mulheres buscam redução da bochecha para afinar o rosto

Publicado em 08/01/2015 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ainda pouco conhecida no Brasil, a bichectomia envolve a retirada da chamada bola de bichat, um acúmulo de gordura na região das bochechas que, quando aumentado, dá um aspecto arredondado na face. Nos EUA, a cirurgia é feita há 40 anos.

O procedimento envolve dois cortes dentro da boca, de 1 a 3 cm cada um, por onde a gordura é tracionada. Pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia geral. Dura cerca de 40 minutos e a recuperação, segundo os médicos, é semelhante à extração de um dente do siso. O custo da cirurgia varia de R$ 4.700 a R$ 7.000. Ela pode ser feita em hospital ou em clínica.

O cirurgião plástico Eduardo Kanashiro, chefe do ambulatório de face do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, afirma que a cirurgia deixa o rosto mais fino e cria a sensação visual de que a pessoa está mais magra. "Muitas mulheres se incomodam com a bochecha. Acham que as deixa gordas e que, por mais que emagreçam, o rosto continua gordinho, com aspecto infantil."

Ele começou a fazer a cirurgia há pouco mais de um ano e diz que viu aumentar o interesse. Nos últimos três meses têm operado quatro pacientes ao mês, mas todos os dias recebe pelo menos três telefonemas de pessoas interessadas, a maioria mulheres jovens.

Já o cirurgião Fabio Nahas, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vê com ressalvas o procedimento. Segundo ele, no processo de envelhecimento, há uma diminuição do volume de gordura da face e, consequentemente das bochechas. "A diminuição do volume hoje requer injeção de gordura depois de dez anos. Há cada vez mais consenso de que o envelhecimento não acontece pelo excesso de pele, mas sim pela perda do volume de gordura", explica.

Kanashiro, no entanto, defende a bichectomia. Afirma que apenas o excesso de gordura é retirado durante o procedimento. "Não faz falta."

Segundo ele, a bola de gordura, que fica entre dois músculos da face, serve para facilitar a contração deles. "Ela a mesma origem genética da bolsa de gordura embaixo dos olhos. A gente só tira o que está em excesso."

Riscos

Embora pareça simples, a bichectomia envolve riscos. Um deles é o corte acidental de nervos, que pode provocar paralisia facial. Outro é lesionar o ducto parotídeo, o canal que transporta a saliva.

"O especialista precisa ter experiência. Muitos médicos não têm familiaridade com a anatomia da região [dentro da boca]. Tenho um colega que tentou fazer isso, por fora da boca, e acabou lesionando o nervo da paciente", conta Kanashiro, que também é cirurgião craniofacial.

Para João de Moraes Prado Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a bichectomia tem um risco alto. "Não é uma cirurgia que me apaixone. A bola de bichat fica em meio a estruturas muito nobres, como a parótida e nervos faciais que, uma vez lesados, causa paralisia parecida com sequelas do derrame", explica.

Na sua opinião, a cirurgia só é justificada quando a bola é hipertrofiada, deixando um volume muito exagerado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *