Semana On

Terça-Feira 17.mai.2022

Ano X - Nº 487

Legislativo

João Rocha destaca ações em prol dos autistas e seus familiares

Pesquisador falou na Câmara sobre o atendimento e o preconceito com pessoas autistas

Postado em 10 de Março de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O pesquisador André Luiz Alvarenga, autista e doutor em Ciências da Educação e Especialista em TEA (Transtorno do Espectro Autista), falou na Câmara Municipal sobre o atendimento e o preconceito com pessoas autistas. O vereador Prof. João Rocha destacou a honra de recebê-lo e ouvir uma mensagem otimista, que traz a consciência de que todos se comprometam com a causa.

"Vossa Senhoria traz uma mensagem extremamente otimista, produtiva, demonstrando na prática que nós precisamos de ações e atitudes para combater possíveis situações como a que o irmão passa e que outros passam. É a consciência de que é possível sim, fazer mais, fazer melhor e de forma precoce. Então, Vossa Senhoria traz a mensagem, mas não só ela, traz também o exemplo", contou o vereador.

Durante o uso na tribuna, André explicou sobre o transtorno. "Eu sou um autista adulto. Autismo não é uma doença, é um transtorno. E não é uma doença de criança. Não tenho nenhuma deficiência intelectual. O autismo está enquadrado como deficiência no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Porém, ele é considerado uma deficiência invisível. Não tem cara a pessoa com autismo. O autista tem que ter uma cara? Não podemos duvidar da capacidade de uma pessoa autista, mesmo sendo um grau severo”, cobrou.

João Rocha lembrou que a Casa de Leis tem vereadores comprometidos com a causa e que inclusive de forma concreta já aprovaram projetos. "Temos projetos aprovados de autoria minha com o vereador Carlão, no sentido de garantir assentos preferenciais nos ônibus aos que portam o Espectro Autista, com o vereador Papy também, garantindo atendimento preferencial nos estabelecimentos, mas as grandes garantias continuam sendo o respeito e o tratamento", disse.

O vereador ainda lembrou que o exemplo que o Dr. André traz é o que tem de mais forte para podermos continuar neste caminho e ajudar.  “Essa Casa de Leis, junto com os nossos pares, estamos à disposição para prestar a nossa contribuição que é a nossa obrigação", concluiu.

Leis Aprovadas para o TEA

Dispõe sobre os assentos preferenciais dos veículos do transporte coletivo do município de Campo Grande, e dá outras providências. (com os vereadores Carlão e Papy em 2019).

Dispõe sobre a obrigatoriedade da criação dos espaços de cultura, esporte e lazer acessíveis a frequentadores com transtorno do espectro autista, em shopping centers, poli-esportivos e estabelecimentos com apelo às crianças, no município de Campo Grande (com vereador Gilmar da Cruz em 2019)

Torna obrigatório o atendimento preferencial às pessoas com transtorno espectro autista nos estabelecimentos públicos e privados do município de Campo Grande-MS (com verador Papy em 2017).


Voltar


Comente sobre essa publicação...