Semana On

Segunda-Feira 27.set.2021

Ano X - Nº 461

Legislativo

Assembleia Lilás debate causas relacionadas às mulheres que vivem em MS

Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher

Postado em 03 de Março de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará ao longo do mês o evento “Assembleia Lilás: O desafio do feminino na atualidade”. Serão quatro encontros voltados a mulheres e transmitidos ao vivo pela TV ALEMS, Rádio ALEMS e mídias sociais da Casa de Leis. 

A deputada Mara Caseiro (PSDB) é uma das idealizadoras do projeto e convidou todos a participarem virtualmente dos encontros. O lançamento aconteceu no último dia 3, durante a sessão plenária, com transmissão ao vivo diretamente do Plenário Deputado Júlio Maia.

O projeto conta, ainda, com a tradicional Entrega do Troféu Celina Jallad, proposta por Mara Caseiro, que será no dia 9 de março, às 9h. A honraria leva o nome da ex-deputada estadual que faleceu em 2011. Celina foi eleita em 1997 a primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Parlamento. Também foi a primeira mulher, em 30 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), a ocupar o cargo como conselheira, em 2010.

A programação na ALEMS continua com a audiência pública “E agora, vereadora?”, no dia 17 de março, às 14h, que despertará o debate de temas relacionados a atuação parlamentar, com o objetivo de estimular a participação qualificada das mulheres na política.Já no dia 26 de março, às 10h, haverá a palestra “A saúde da mulher”. 

Em debate

Projetos e assuntos relacionados às mulheres são constantemente debatidos na ALEMS durante sessões plenárias, audiências públicas e outros eventos, bem como por grupos específicos de trabalho. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate a Violência Doméstica e Familiar e a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher atuam analisando proposições e reunindo parlamentares e a sociedade civil em discussões em prol das mulheres. 

Ao longo do mês também haverá programação especial destinada aos temas femininos nos canais de Comunicação da ALEMS. Já foi lançado esta semana o livro digital infantil “A descoberta da oncinha do laço apertado: uma história sobre ser o que quer ser” (saiba mais clicando aqui).

Serviço

Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). 


Voltar


Comente sobre essa publicação...