25/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

UPA 24h de Dourados muda estrutura de atendimento à população

Publicado em 19/12/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Dourados começou a funcionar no último dia 18 contribuindo para atendimentos na área de urgência e emergência. Quem usa o serviço deve ficar atento para saber onde procurar quando precisa. Segundo a Prefeitura, o processo de mudança é gradativo para não causar prejuízos ou transtornos à população, até que todos os usuários estejam adaptados.

Neste primeiro momento, a unidade atenderá apenas os casos de menor complexidade. São os chamados de urgência clínica (medica, pediátrica e de psiquiatria) que antes eram prioritariamente uma atividade do Pronto Atendimento Médico (PAM).

“O paciente que antes se dirigia ao PAM quando precisava de atendimento, agora deve procurar a UPA, com o diferencial de que esta funciona 24h”, explica o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira. Já os pacientes que são os mais graves, permanecem sendo encaminhados ao Hospital da Vida pelo Corpo de Bombeiros e Serviço Móvel de Urgência (Samu) 192.

PAM

Até domingo, 19, o PAM continua recebendo os pacientes da demanda espontânea, mas já orientando a mudança para a UPA 24h. No entanto, a partir de segunda-feira, 22, o PAM deixa de realizar este serviço chamado de “porta aberta”. Neste, serão realizados somente consultas com médicos especialistas, fisioterapia e exames (raio-x, ultrassom, entre outros).

Todas as atividades serão feitas no PAM através de encaminhamento pelo serviço de regulação, ou seja, não deve mais ser procurado diretamente pelo paciente. Como a unidade só ficava aberta a noite devido ao atendimento aos serviços de urgência, a partir de segunda-feira será realizado novo horário, das 7h às 17h.

“O PAM atendia as urgências somente até a meia noite, depois disso o paciente precisava procurar o Hospital da Vida. Agora com a UPA isso não será necessário, porque com o atendimento 24h ela passa a ser referência a qualquer horário”, explica Nogueira.

Critérios

Na UPA 24h o critério para atendimento da população não é por ordem de chegada, mas pela chamada classificação de risco, ou seja, quanto mais grave for o caso, mais rápido o paciente será atendido. Para citar um exemplo, a pessoa que chegar à unidade sofrendo um ataque cardíaco, vai passar na frente de quem está apenas com uma dor de barriga, mesmo que a pessoa que esteja com dor tenha chego primeiro.

Os critérios para escolha de quem será atendido prioritariamente é feito durante uma consulta de enfermagem por equipe qualificada para o trabalho de classificação de risco. Ao fazerem cadastro na recepção, os pacientes são encaminhados para esta consulta. Na unidade são duas salas para classificação de risco, sendo uma para crianças (até 11 anos) e uma para adolescentes e adultos (a partir dos 12 anos).

“A classificação de risco sempre foi feita, mas agora o trabalho foi aprimorado, será mais eficiente para que todos sejam atendidos”, relata o secretário. Ele lembra que isso não significa que haverá mais demora, apenas que a condição de cada paciente será respeitada.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *