Semana On

Segunda-Feira 14.jun.2021

Ano IX - Nº 447

Campo Grande

Prefeitura inicia obras do corredor de transporte coletivo da Avenida Marechal Deodoro

Projeto prevê a implantação de 1,1 km de drenagem e a execução de 5,5 km de recapeamento, além da implantação de quatro estações de pré-embarque

Postado em 18 de Fevereiro de 2021 - Redação Semana On

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A Prefeitura de Campo Grande iniciou obra de drenagem e remoção (fresagem) do pavimento antigo na Avenida Marechal Deodoro, último braço do corredor sudoeste do transporte coletivo.  Será a ligação do terminal Aero Rancho com o Centro da cidade, passando pelo Terminal Bandeirantes.

O projeto prevê a implantação de 1,1 km de drenagem e a execução de 5,5 km de recapeamento, além da implantação de quatro estações de pré-embarque.

A faixa exclusiva para ônibus será implantada a partir da rotatória com as avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima. As estações de pré-embarque serão implantadas entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; entre a Avenida  Panambi Vera  e a  Rua Guaraí ; entre as ruas  Roney Paim Malheiros e   Tenente  Antônio João Ribeiro. A última estação será entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito.

A Avenida Marechal Deodoro e seu prolongamento, a Avenida Hunter Hans, que até os 1980 era o trecho urbano da BR-060,  serve de linha divisória de duas regiões urbanas da cidade: Lagoa e Anhaduizinho, onde somente dois bairros; Aero Rancho e Coophavila 2, tem mais de  50 mil habitantes.

Os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos.  No trecho Guia Lopes/Brilhante, já foi feita as sinalizações horizontal e vertical, os semáforos estão instalados e a partir de março será concluída a implantação das  estações programadas para o trecho de 2,2 km.  Os 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados, haverá a instalação de 7 estações e implantado mais 800 metros de drenagem na Rua Salim Maluf, captando as águas pluviais desde a Avenida Joaquim Dornellas e, com isto, eliminando um ponto de alagamento na Rua Brilhante.

Outros corredores

A Rua Bahia, primeira etapa do Corredor Norte, já está recapeada. O Corredor Norte vai ligar o Centro da cidade, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia. Está sendo feito um trecho de 146 metros de drenagem de uma rua transversal, a Eduardo Santos Pereira, para captar a enxurrada da Rio Grande do Sul. Esta água vai escoar pela tubulação implantada na Rua Bahia, para onde estão planejadas 4 estações de pré-embarque, além de nova sinalização.

Está sendo preparada a licitação da segunda etapa do Corredor Sul,  na Avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão. Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto contempla uma ciclovia no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Salgado Filho.  Está em licitação o projeto do corredor exclusivo de ônibus na Rui Barbosa.

Os corredores de transporte estão previstos no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, em vigor desde 2015.  São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte ), passando pelo Centro da cidade. O Corredor Sudoeste, como já foi mencionado, liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes ao Centro da cidade.

Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos. Com isso, a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos. O resultado será tempo de espera menor para o usuário, sem necessidade de aumentar a frota, o que encarece o custo final da tarifa.


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