18/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Alcance o estado de Flow

Publicado em 17/02/2021 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O título: Aprenda como ganhar 4 horas a mais por dia sem dúvida chamou a minha atenção, ao pesquisar novos livros disponíveis pelo serviço Prime Reading. Eu sempre gostei de obras literárias que trabalham métodos de programação e otimização de tarefas e ao pesquisar referências e algumas informações sobre o autor, comecei a ler a livro.

Um aspecto que me surpreendi foi com a rápida leitura do livro, que apesar de curto, apresenta ideias interessantes para exercer mais produtividade por meio do estado de Flow. Bom, para explicar melhor o que significa o termo, precisamos relembrar atividades que nos proporcionaram boas experiências que simplesmente nos esquecemos do mundo exterior, é uma concentração profunda em que direcionamos o foco para uma única atividade e a desenvolvemos com um ritmo contínuo até a sua finalização.

Pelo gráfico é possível identificar o estado em que o Flow é estabelecido e alinhar as ações com as emoções propicia um momento de alta concentração e produtividade.

O processo é muito presente em atletas, assim como em artistas que permitem deixar fluir a ação e com a leitura, descobrimos técnicas para provocar o estado no desenvolvimento de tarefas e assim realizar os trabalhos necessários otimizando tempo e aproveitando o momento sem interrupções. De início, tudo parece um pouco superficial, por serem orientações simples, mas, ao reler o livro entendi a profundidade que se esconde na simplicidade.

Calma, irei explicar. Com pequenas ações pontuais, conseguimos preparar o ambiente para o estado de Flow e assim, ao estruturar os princípios de Energia, Direção e Tempo conseguimos segmentar as ações em prioridades e ao se permitir focar na realização das etapas, é possível acelerar a resolução de problemas e ao final ficamos com a sensação que conseguimos realizar muito e ainda sobrou tempo.

Você pode procurar músicas, trilhas sonoras específicas para potencializar o foco e deixar fluir ainda mais o estado de Flow.

Agora ao meu lado, eu estabeleço as principais atividades do dia, monto a hierarquia de prioridades e com o ambiente preparado, com a melodia correta e livre das distrações, no tempo estabelecido, finalizo as obrigações, me permito contemplar o descanso e aproveitar o tempo de uma maneira diferente do habitual.

(1) Flow State Music [8D AUDIO] Binaural Theta Waves – Improve Concentration – YouTube

O livro é curto, mas de enorme aproveitamento para ser lido várias vezes. Existem diversas literaturas similares, porém, com dicas simples, didáticas e de fácil assimilação, percebemos novamente, o enorme poder da simplicidade. Espero que muitos possam conhecer o livro, estabelecer e direcionar o foco das atividades e curtir de forma prazerosa o interessante estado de Flow. Um abraço para todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *