25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura interdita pontos de acesso à região da Esplanada Ferroviária durante o período de Carnaval

Publicado em 12/02/2021 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), instalou tapumes na região da Esplanada Ferroviária, em frente ao monumento Maria Fumaça, para evitar qualquer tipo de aglomeração na região, que é tradicionalmente palco das festividades de blocos de Carnaval em Campo Grande. A interdição teve início nesta sexta-feira (12) e segue até o dia 19 de fevereiro.

A Guarda Metropolitana Municipal, em parceria com a Agetran e a Polícia Militar, vai realizar o fechamento de algumas vias naquela região, para garantir que não haja qualquer tipo de aglomeração. O órgão também irá redobrar o patrulhamento nos Altos da Afonso Pena, Mirante do Aeroporto, Orla Morena, Lagoa Itatiaia e Praça do Papa.

As ações fazem parte das medidas de biossegurança adotadas na Capital, visando preservar a população e evitar o contágio do novo coronavírus, diante da pandemia da Covid-19, e atende ao decreto n. 14.628, de 9 de fevereiro de 2021, que determina a suspensão de quaisquer atividades que possam acarretar em aglomeração e reunião de pessoas, seja em espaço público ou privado de uso coletivo, com ou sem acesso ao público em geral e em ambiente aberto ou fechado, que tenham por finalidade realizar comemorações de festas carnavalescas e dá outras providências.

Conforme o documento, disponível na edição n. 6.201 do Diogrande, entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2021, em todo o território do Município de Campo Grande (MS), em razão da emergência de saúde pública disseminada pela Covid-19, determina-se a suspensão de quaisquer atividades que possam acarretar em aglomeração e reunião de pessoas, seja em espaço público ou privado de uso coletivo, com ou sem acesso ao público em geral e em ambiente aberto ou fechado, que tenham por finalidade realizar comemorações de festas carnavalescas

Também no período de 12 a 17 de fevereiro de 2021, fica determinado:

I – proibição em realizar festas e eventos, tais como blocos de carnaval, manifestação cultural carnavalesca, shows musicais em geral e similares, seja em espaço público ou privado de uso coletivo, com ou sem acesso ao público em geral, inclusive em logradouros, clubes, salões e congêneres;

II – vedação de uso de pistas de dança, assim como a prática de dança pelas pessoas presentes em estabelecimentos com atividades de entretenimento autorizadas, conforme alvará de localização e funcionamento respectivo, como bares, restaurantes e similares;

III – vedação do consumo de produtos e bebidas em lojas de conveniência, visando evitar a aglomeração de pessoas no local;

IV – proibição do compartilhamento de objetos, inclusive narguilés e tererés;

V – suspensão de outras atividades que possam acarretar em aglomeração de pessoas, ainda que não descritas nos incisos anteriores, que tenham por finalidade realizar comemorações de festas carnavalescas.

Toque de recolher

Os campo-grandenses ganharam mais uma hora para ficarem nas ruas com o novo toque de recolher. Desde o último dia 11, a medida restritiva na capital vale das 23h e vai até às 5h. No mesmo decreto, a prefeitura de Campo Grande determinou que eventos e festas podem acontecer com a capacidade máxima de 120 pessoas, mediante o cumprimento das regras de biossegurança.

O confinamento domiciliar obrigatório vale para os serviços não essenciais. A medida não se aplica para os postos de combustíveis, farmácias, serviços de saúde, deliverys, coleta de resíduos e ações destinadas ao enfrentamento da Covid-19.

O decreto traz a informação de que todos os estabelecimentos e atividades com atendimento ao público devem funcionar com lotação máxima de 40% da capacidade, incluindo templos e igrejas.

Já as festas, eventos esportivos e campeonatos de qualquer natureza devem funcionar com 40% da sua capacidade e ainda limitados ao máximo de 120 pessoas. O decreto que entrou em vigor na quinta-feira (11), tem validade até o dia 26 de fevereiro.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Campo Grande para saber sobre a liberação das festas com até 120 pessoas, já que um decreto estadual proíbe eventos que causem aglomeração durante o carnaval.

O procurador jurídico da prefeitura de Campo Grande, Alexandre Ávalo disse que as medidas foram tomadas para atender pedidos do setor de bares e restaurantes da capital. Ele reafirmou que as atividades relacionadas ao Carnaval estão proibidas em Campo Grande.

"Só estão liberadas festas particulares como aniversários ou casamentos, e eles devem obedecer aos protocolos de biossegurança estabelecidos pela prefeitura. O limite máximo de 120 pessoas e o fim das festividades no horário do toque de recolher devem ser respeitados", finalizou o procurador.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *