Semana On

Terça-Feira 03.ago.2021

Ano IX - Nº 454

Campo Grande

Veja o que abre e fecha no período que seria de Carnaval em Campo Grande

Atenção para as regras das atividades comerciais e sociais permitidas durante o período de Carnaval

Postado em 12 de Fevereiro de 2021 - José Câmara (G1 MS), Semana On – Edição Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Durante o período que seria de Carnaval em Mato Grosso do Sul, de 13 a 17 de fevereiro, alguns serviços de Campo Grande estarão indisponíveis à população.

As repartições públicas do governo do estado adotaram o ponto facultativo neste período, assim, não haverá expediente. O governo do estado de Mato Grosso do Sul decidiu manter o ponto facultativo do Carnaval, entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

Já a prefeitura de Campo Grande confirmou que não haverá ponto facultativo no Carnaval em 2021. Com isso, o expediente de trabalho será normal entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

Confira os estabelecimentos que irão abrir e fechar durante esse feriado prolongado:

Comércio

As empresas do comércio varejista e atacadista ficarão abertas. O atendimento será normal, de acordo Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Supermercados

Os supermercados da capital irão abrir normalmente durante este período que seria o Carnaval de 2021. O atendimento será normal, de acordo com Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados.

Shoppings

Shopping Campo Grande - Nos dias 15 e 16 de fevereiro a praça de alimentação funcionarão das 10 às 21h. As lojas âncoras ficarão abertas das 12h às 21h. Já as demais lojas estarão disponíveis das 12h às 20h. Na quarta-feira (17), que seria quarta de cinzas, o shopping funcionará das 10h às 22h.

Norte-Sul Plaza – Nos dias 15, 16 e 17 o atendimento será em atendimento normal.

Pátio Central – Nos dias 15 e 16 de fevereiro o atendimento será das 08h às 18h. Na quarta-feira (17), que seria quarta de cinzas, o shopping funcionará das 08h às 20h.

Bosque dos Ipês – Nos dias 15, 16 e 17 o atendimento será em atendimento normal, das 11h às 22h.

Testes para Covid-19

A realização dos testes para detectar a Covid-19 terá atendimento normal em Campo Grande. Os exames podem ser agendados pelo Disk Covid, pelo telefone 0800 647 0911. No mesmo número é realizado o agendamento para os testes do Drive-Thru e testes rápidos.

Detran e Fácil

Detran e Fácil não operam nos dias 13 e 14 de fevereiro (fim de semana) e, nos dias 15 e 16 estarão fechados, retornando suas atividades normais no dia 17, a partir das 11h.

Hemosul

Em Campo Grande, a unidade do Hemosul no dia 13 (sábado), ficará aberto das 7h às 12h. Não abrirá no dia 16 de fevereiro, e no dia 17 de fevereiro, o atendimento será normal, das 7h às 17h. Já na quarta-feira, o hemocentro abrirá às 13h e vai até às 17h.

Bancos

Agências ficarão fechadas nos dias 15 e 16. No dia 17, o atendimento ao público começará às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Lotéricas

Nos dias 15 e 16 não serão realizados sorteios da loteria. Cada empresário decide sobre funcionamento, segundo sindicato dos Agentes Lotéricos de Mato Grosso do Sul.

Coleta de lixo

Concessionária que atende a capital, informou que trabalhará normalmente. Eco pontos vão funcionar das 08h às 18h

Parques

Funcionamento será normal e respeitando medidas de biossegurança, segundo fundação municipal de Esporte de Campo Grande.

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

O atendimento na Defensoria Pública do Estado funcionará em regime de plantão, atendendo casos de urgência e emergência. Todas as atividades são feitas de forma remota, na internet, que podem ser acessados pelo link.

Ministério Público de Mato Grosso do Sul

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul terá atendimento em regime de plantão em suas unidades. A escala de plantão dos promotores de Justiça em todo o Mato Grosso do Sul (por área de atuação) e telefones de contato estão disponíveis no portal da instituição.

Tribuna de Justiça de Mato Grosso do Sul

Não haverá expediente no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, acompanhando o ponto facultativo decretado pelo Governo do estado.

Ministério Público do Trabalho

Em decorrência do feriado de Carnaval, não haverá expediente em toda a jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira. Na quarta-feira de cinzas, dia 17 de fevereiro, o expediente e o atendimento ao público serão das 13h às 17h.

REGRAS DAS ATIVIDADES COMERCIAIS E SOCIAIS PERMITIDAS DURANTE O PERÍODO DE CARNAVAL

A partir do Decreto n. 14.628, de 9 de fevereiro de 2021, publicado no Diogrande, que determina a suspensão de quaisquer atividades que possam acarretar em aglomeração e reunião de pessoas que tenham por finalidade comemorações de festas carnavalescas, no período de 12 a 17 de fevereiro, a Prefeitura de Campo Grande esclarece sobre as regras e medidas que deverão ser obedecidas e adotadas neste período, por parte da população e do segmento comercial e empresarial.

PROIBIDO (Decreto n. 14.628, de 09/02/2021)

- Quaisquer atividades que possam acarretar em aglomeração e reunião de pessoas, seja em espaço público ou privado de uso coletivo, com ou sem acesso ao público em geral, em ambiente aberto ou fechado, que tenham por finalidade comemorar carnaval;

- Realizar festas e eventos temáticos, blocos de carnaval, manifestação cultural carnavalesca, shows musicais em geral (show de festa típica de carnaval, música sertaneja, rock etc, para evitar uma camuflagem de comemoração de carnaval) e eventos similares, seja em espaço público ou privado de uso coletivo, com ou sem acesso ao público em geral:

- Destacando que “show” é diferente de apresentação em bares, restaurantes, atividades permitidas com entretenimento, que poderão ter apresentação musical na forma permitida pelo Decreto n. 14.342, de 09/06/2020;

- Qualquer comemoração, ainda que festa privada, com intuito de carnaval e aglomeração de pessoas, está proibida;

- Pistas de dança, assim como a prática de dança pelas pessoas presentes nos estabelecimentos com atividades de entretenimento autorizadas;

- Consumo de produtos e bebidas em lojas de conveniência, visando evitar a aglomeração de pessoas no local;

- Compartilhamento de objetos, inclusive narguilés e tererés;

- Outras atividades que possam acarretar em aglomeração de pessoas, ainda que não descritas nos itens anteriores.

- Conceder Licenças, Certificados, autorizações ou Alvarás para realização de quaisquer dos eventos vedados pelo Decreto n. 14.628, quando necessária autorização especial para sua realização.

AUTORIZADO (Decretos vigentes)

- Apresentações musicais em atividades de entretenimento autorizadas, conforme informado no Alvará de Localização (desde que não se configure evento carnavalesco e que seja necessário Certificado de Autorização Sanitária para Evento). Não pode ter pista de dança em tais lugares, mas apenas a apresentação musical na forma permitida pelo Decreto n. 14.342, de 09/06/2020;

- Estabelecimentos e atividades com atendimento ao público que não estejam proibidos podem funcionar com lotação máxima de 40% de sua capacidade, respeitando-se o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e de 2 metros entre as mesas, sendo vedada a junção de mesas e limitada a ocupação de no máximo 6 (seis) pessoas por mesa (conforme estabelecido no Decreto n. 14.601, de 19/01/2021 com efeitos prorrogados pelo Decreto n. 14.618, de 04/02/2021 juntamente com a Resolução Conjunta Sesau/Semadur n. 5, de 17/04/2020).

- Festas privadas sem fins lucrativos tais como aniversários, casamentos, batizados e similares, desde que cumpridas as regras de biossegurança. CONSIDERA-SE FESTA PRIVADA SEM FINS LUCRATIVOS aquela realizada em buffet, casa de festas e eventos e similares, sem fins lucrativos, como casamentos, batizados e congêneres. Exigindo que o estabelecimento tenha Plano de Contenção e o respectivo Termo de Compromisso protocolados nos moldes do Decreto n. 14.257, de 17/04/2020. Não podendo ser disponibilizada pista de dança em tais lugares, que antes já estava proibido pelo artigo 5º, inciso XII, alínea “k” da Resolução Conjunta Sesau/Semadur n. 5, de 17/04/2020.

- Toque de recolher do dia 11 de fevereiro a 26 de fevereiro de 2021, das 23 horas às 5 horas;

- Funcionamento dos serviços considerados essenciais, tais como postos de combustível, serviços de saúde, supermercados, farmácias e serviços delivery, entre outros dentro dessa classificação, podem funcionar além do horário do toque de recolher.

As denúncias poderão ser realizadas por telefone no 153 na Guarda Civil Metropolitana (GCM).


Voltar


Comente sobre essa publicação...