Semana On

Domingo 25.jul.2021

Ano IX - Nº 453

Especial

É a ciência que diz: Kit covid é kit ilusão

Confira os boatos sobre a covid-19 que circulam nas redes sociais e no WhatsApp

Postado em 08 de Fevereiro de 2021 - André Biernath (BBC News Brasil), Alessandra Monnerat (Estadão), Guilherme Mendes (Congresso em Foco), Hanrrikson de Andrade (UOL), Semana On – Edição Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Durante a Peste Negra que assolou a Europa no século 14, os médicos recorreram aos mais diversos "tratamentos" para lidar com as doenças. Alguns apostaram numa técnica de esfregar cebolas ou carne de cobra nos furúnculos que apareciam na pele. Outros sugeriam que os pacientes sentassem perto de fogueiras ou de fezes para expulsar a doença do corpo.

Mais recentemente, quando a gripe espanhola de 1918 se espalhou pelos continentes, também não faltaram terapias milagrosas para lidar com a crise sanitária. Alguns especialistas lançaram fórmulas à base de formol, canela e até flores de jasmim amarelo para "curar" a doença que matou milhões de pessoas no mundo todo.

O mesmo cenário volta a se repetir agora, durante a pandemia de covid-19. Em meio a um número crescente de casos e mortes, parte dos médicos, parte da população e até o Ministério da Saúde defenderam um suposto tratamento precoce contra o coronavírus cuja eficácia não foi comprovada até o momento.

Segundo diversos estudos rigorosos realizados ao redor do mundo, medicamentos que integram esse "kit covid" ofertado nas fases iniciais da doença no Brasil já se mostraram inclusive ineficazes ou até mais prejudiciais do que benéficos quando administrados nos quadros leves, moderados e graves de covid-19.

Ao longo dos últimos meses, diversas entidades nacionais e internacionais se posicionaram contra o coquetel de medicamentos promovido pelo governo Bolsonaro, que inclui a hidroxicloroquina, a azitromicina, a ivermectina e a nitazoxanida, além dos suplementos de zinco e das vitaminas C e D.

Atualmente, esse mix farmacológico não é reconhecido ou chega a ser contra-indicado por entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e da Europa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Mas antes de entrar nos detalhes sobre como tantas instituições chegaram a essa conclusão de que esses remédios não são eficazes e de que não existe tratamento precoce que funcione contra a covid-19, é importante explicar como surge um novo remédio contra determinada doença e como esse processo pode ser acelerado durante uma pandemia.

Da bancada do laboratório à prateleira da farmácia

Geralmente, a descoberta de um novo tratamento se inicia com a pesquisa básica. Um grupo de cientistas começa a estudar uma molécula para entender suas características e seus potenciais de uso.

Essa substância, então, é testada num pequeno conjunto de células na bancada do laboratório. O objetivo aqui é entender se as coisas funcionam como o esperado e se aquele composto tem alguma ação interessante dentro de um sistema biológico simples.

Se tudo der certo, a próxima etapa inclui testes com cobaias. A nova molécula é administrada em camundongos, macacos e outros animais que apresentam algumas características semelhantes ao que ocorre no corpo humano.

Caso a candidata apresente bons resultados, ela passa para a nova etapa: os testes clínicos. Esses estudos são divididos em três fases, envolvem centenas ou até milhares de seres humanos e têm como objetivo final garantir a segurança e a eficácia daquela nova formulação.

O teste clínico de fase 3 costuma ser o mais rígido e amplo de todos. Para comprovar que aquele novo medicamento é realmente bom, os cientistas dividem os voluntários em pelo menos dois grupos.

O primeiro deles toma doses do remédio de verdade. Já o segundo vai receber uma substância placebo (sem nenhum efeito no organismo) ou o melhor tratamento existente até aquele momento contra a doença que o novo candidato a fármaco promete combater.

O ideal é que nem os cientistas, muito menos os participantes do estudo, saibam quem integra qual grupo. Isso evita vieses ou o chamado efeito placebo, quando a pessoa se sente melhor por acreditar que foi tratada, mesmo quando recebeu um comprimido de farinha.

O que acabamos de descrever aqui é um estudo randomizado (os voluntários são sorteados para entrar em um esquema terapêutico ou no outro), duplo cego (os participantes e os cientistas não fazem ideia de quem recebeu o quê) e controlado (uma parte do grupo tomou placebo ou a melhor terapia disponível até então). É considerado o padrão-ouro das pesquisas.

Depois de todo esse rito, os resultados dos dois grupos são comparados. O esperado é que a turma sorteada para tomar o candidato à medicamento esteja melhor em relação a quem fez parte do grupo placebo. Também é essencial que a nova molécula não provoque efeitos colaterais graves demais.

Os relatos de todo esse esforço são então publicados num jornal científico, onde eles passam por uma revisão de especialistas independentes e, caso sejam aprovados, poderão ser lidos, contestados e repetidos por outros grupos de pesquisa em qualquer lugar do mundo.

Se os resultados forem bons, os donos daquele novo produto entram com um pedido de aprovação nas agências regulatórias, como a Anvisa no Brasil e o FDA nos Estados Unidos. Se essas entidades estiverem de acordo com o que foi apresentado, elas liberam o uso do novo medicamento no país.

Para você ter ideia como esse processo é complicado e criterioso, de cada 5.000 moléculas testadas em células e cobaias, apenas uma consegue passar por todas as etapas e chegar às farmácias e aos hospitais. Esse processo dura, em geral, 12 anos e exige um investimento de US$ 2,6 bilhões.

Dá pra acelerar esse processo?

É claro que, durante uma pandemia que ceifa milhares de vidas todos os dias, torna-se impraticável esperar mais de uma década para encontrar uma solução.

Uma estratégia que permite agilizar as coisas é o chamado reposicionamento de fármacos. Em resumo, os cientistas começam a avaliar um monte de remédios já disponíveis para tratar outras doenças. Quem sabe eles também não podem ajudar num contexto diferente?

"É possível pegar vários medicamentos aprovados e utilizar uma plataforma automatizada para fazer testes com culturas de células. Assim já se descartam aquelas que não mostraram efeito algum e se delimita um grupo de moléculas que apresentam algum potencial", explica o microbiologista Luiz Almeida, coordenador de projetos educacionais do Instituto Questão de Ciência.

Esse processo funciona como uma peneira: o objetivo é descartar o material que não tem serventia e selecionar, mesmo que grosseiramente, aqueles que podem ajudar de alguma maneira.

O reposicionamento traz algumas vantagens. O principal deles é o fato de trabalhar com produtos que já estão aprovados pelas agências regulatórias e, portanto, já se mostraram relativamente seguros à saúde humana.

Importante mencionar que, para comprovar o seu valor diante de qualquer enfermidade, os remédios (mesmo os reposicionados) precisam passar por aqueles estudos randomizados, duplo cegos e controlados que explicamos um pouco acima.

E isso tudo aconteceu com intensidade a partir de fevereiro e março de 2020: quando diversos especialistas notaram a gravidade da covid-19, houve uma verdadeira corrida para conferir se algum produto farmacêutico já aprovado poderia servir como solução.

Foi assim que hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e tantas outras candidatas entraram na história da pandemia de covid-19.

Hidroxicloroquina, uma droga apadrinhada por Trump e Bolsonaro

O potencial da hidroxicloroquina contra a covid-19 começou a ser explorado a partir de um pequeno trabalho publicado na China. Mas ela só ganhou as manchetes com a publicação de um estudo feito pelo médico francês Didier Raoult e por sua equipe.

Divulgada em março de 2020, a pesquisa envolvia 36 pacientes e afirmava que o remédio, usado no tratamento de doenças como malária, lúpus e artrite reumatoide, era capaz de diminuir a carga de coronavírus no organismo.

E mais: de acordo com as conclusões do experimento, esses benefícios eram ainda maiores se a azitromicina (um antibiótico) fosse administrada em conjunto.

Apesar da esperança inicial, os cientistas rapidamente começaram a notar que havia algo muito estranho nessa história. "A publicação do artigo foi muito criticada, pois estava cheia de erros metodológicos e coisas sem explicação", relembra o médico Jose Gallucci-Neto, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Em setembro, Raoult foi denunciado pela Sociedade de Patologia Infecciosa de Língua Francesa (SPILF) por "promoção indevida de medicamento". Agora em janeiro, o médico admitiu numa carta ter excluído alguns voluntários do resultado da pesquisa.

"Ao avaliar esses dados completos, com esses participantes que ficaram de fora do artigo original, o resultado da hidroxicloroquina é negativo e não houve redução de mortalidade, necessidade de UTI ou oxigenação", completa Gallucci-Neto.

Mesmo com essas suspeitas iniciais e as correções posteriores, o estrago já estava feito. Ainda no primeiro semestre de 2020, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bancou a ideia de Raoult. O então presidente escreveu que a hidroxicloroquina "deveria ser colocada em uso imediatamente, pois pessoas estão morrendo".

As convicções de Trump encontraram ressonância em outro ponto do continente americano, mais especificamente no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro também fez ampla defesa do uso da hidroxicloroquina contra a covid-19.

No dia 21 de março, ele publicou um vídeo no Twitter intitulado "Hospital Albert Einstein e a possível cura dos pacientes com o covid-19", em que anuncia que o laboratório químico e farmacêutico do Exército Brasileiro iria ampliar a fabricação desse medicamento.

Ao longo dos meses, não faltaram demonstrações de apoio à hidroxicloroquina. Bolsonaro levou o fármaco a tiracolo em diversos vídeos e transmissões ao vivo.

A hidroxicloroquina também foi um dos motivos centrais da queda de dois ministros da Saúde. Os médicos Luiz Henrique Mandetta (que dirigiu o ministério entre 1º de janeiro de 2019 a 16 de abril de 2020) e Nelson Teich (que liderou a pasta de 17 de abril a 15 de maio de 2020) saíram após pressões e discordâncias sobre o uso amplo desse medicamento para combater a pandemia no país.

Mas o que diz a ciência sobre a hidroxicloroquina?

Especialistas entendem que era até compreensível usar a hidroxicloroquina nos momentos iniciais da pandemia, em meados de março, abril e maio de 2020 — afinal, os médicos estavam tateando no escuro e lidavam com uma doença sobre a qual não havia experiência nenhuma.

A partir de junho e julho, porém, começaram a ser publicados estudos mais robustos a respeito do tema. Eles mostravam que esse remédio realmente não funcionava em qualquer estágio da doença, seja antes do início dos sintomas, seja no leito de uma UTI.

"Atualmente, temos uma enorme quantidade de evidências mostrando que a hidroxicloroquina não é efetiva como tratamento da doença nos quadros graves, nos leves ou como profilaxia, para impedir que o vírus invada nossas células", afirma a pneumologista brasileira Letícia Kawano-Dourado, que faz parte do painel da Organização Mundial da Saúde (OMS) que desenvolve diretrizes de tratamento contra a covid-19.

Nos últimos meses, vários estudos foram publicados a respeito do tema. Um dos mais importante deles foi feito no Reino Unido e é conhecido como Recovery Trial. Numa análise de mais de 4.500 pacientes hospitalizados, o uso de hidroxicloroquina e azitromicina não trouxe benefício algum.

O mesmo resultado foi observado na pesquisa da Coalizão Covid-19 Brasil, com cerca de 500 voluntários brasileiros com a infecção pelo coronavírus em estágios leves ou moderados. Mais uma vez, a dupla de fármacos não mostrou o efeito desejado.

Além disso, os tratamentos testados foram associados a efeitos adversos mais frequentes, principalmente aumento do chamado intervalo QT, um sinal de maior risco para arritmia detectado por eletrocardiograma; e aumento de enzimas TGO/TGP no sangue, alteração que pode indicar lesão no fígado.

Segundo documento da Sociedade Brasileira de Infectologia, outros efeitos adversos são retinopatias, hipoglicemia grave e toxidade cardíaca. Por isso, é "exigido contínuo monitoramento médico dos indivíduos em uso da cloroquina ou hidroxicloroquina". E outros efeitos colaterais possíveis são diarreia, náusea, mudanças de humor e feridas na pele.

Numa nota informativa publicada em seu site, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) também orienta sobre ineficácia do uso desse esquema terapêutico: 

"As evidências disponíveis sobre benefícios do uso de cloroquina ou hidroxicloroquina são insuficientes, a maioria das pesquisas até agora sugere que não há benefício e já foram emitidos alertas sobre efeitos colaterais do medicamento. Por isso, enquanto não haja evidências científicas de melhor qualidade sobre a eficácia e segurança desses medicamentos, a Opas recomenda que eles sejam usados apenas no contexto de estudos devidamente registrados, aprovados e eticamente aceitáveis."

Kawano-Dourado conta que o uso do fármaco contra o coronavírus é um assunto superado na maioria dos lugares. "A hidroxicloroquina e outras representantes do tratamento precoce seguem em pauta apenas em alguns países subdesenvolvidos, como Brasil, Índia, Costa do Marfim e Filipinas."

Ivermectina, o antiparasitário que virou a bola da vez

A partir do segundo semestre, a ivermectina passou a disputar espaço como outra promessa contra a covid-19. Tudo começou a partir de um estudo experimental com células, em que esse remédio usado contra infestações de vermes, parasitas e ácaros mostrou ter poder de fogo contra o coronavírus.

O problema, mais uma vez, estava em sua origem. A dose utilizada neste trabalho inicial era absolutamente irreal. Alguns cálculos posteriores mostraram que, para obter o mesmo efeito visto na bancada do laboratório, seria necessário dar a seres humanos dosagens de ivermectina dez vezes superiores ao limite considerado seguro.

Em outras palavras, tudo indica que a quantidade necessária de ivermectina para "matar" o coronavírus num cenário real de infecção representaria um risco de efeitos colaterais gravíssimos e overdose nas pessoas.

Porém, ao contrário da hidroxicloroquina, cuja ineficácia contra a covid-19 está bem demonstrada pelos estudos publicados até o momento, a situação da ivermectina é de incerteza.

Por aqui, ainda inexistem aqueles estudos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo sobre os quais falamos mais acima.

Os resultados das pesquisas feitas até agora ficam, então, contraditórios. Uma delas, do Centro Internacional de Doenças Diarreicas de Bangladesh, por exemplo, até revela uma diminuição da carga viral dos pacientes com covid-19, sem que isso resulte numa melhora significativa dos sintomas. 

Um trabalho do Instituto de Saúde Global de Barcelona, na Espanha indica que o uso da ivermectina aliviou um pouco os incômodos da infecção num grupo de voluntários tratados. Mas os próprios autores admitem a necessidade de testes clínicos maiores para confirmar as observações.

Como pode ser visto, essas investigações são muito pequenas, com poucos participantes, e não têm significado prático. Tanto que as principais entidades de saúde do mundo, como os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, não indicam o uso dessa droga como tratamento da covid-19.

Isso porque os estudos sobre o papel do antiparasitário são inconclusivos e os cientistas estão conduzindo investigações maiores para descartar ou recomendar seu uso durante a pandemia. Portanto, não se recomenda que esse medicamento deva ser usado no atual estágio.

Para pôr uma pedra sobre o assunto, a Merck, que fabrica a ivermectina, publicou um comunicado na semana passada avisando que não há dados que sustentem o uso do vermífugo contra a covid-19. O texto ainda alerta que há uma “preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos”.

Azitromicina, sem efeitos em pacientes graves e risco de superbactérias

Em setembro de 2020, um estudo de pesquisadores brasileiros publicado na Lancet, a segunda revista médica mais influente do mundo, afirmou que a azitromicina não leva a melhoras em pacientes hospitalizados e, portanto, não tem indicação de uso para casos graves.

Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos — 214 deles receberam azitromicina mais o tratamento padrão, e outros 183 receberam apenas o tratamento padrão, sem azitromicina. O tratamento padrão, feito em ambos os casos, incluía a hidroxicloroquina, pois naquela época — entre março e maio — seu uso estava sendo bastante frequente.

Não houve diferença entre os dois grupos em relação a número de óbitos nem ao tempo de internação.

"Gostaríamos muito que tivesse funcionado, porque é um medicamento barato, conhecido e normalmente bem tolerado na questão dos efeitos colaterais", disse Luciano Cesar Pontes de Azevedo, médico do Hospital Sírio-Libanês e parte da equipe que assina o artigo no Lancet, em entrevista à BBC News Brasil na época da publicação.

Ele esperava que, com os resultados, pelo menos a azitromicina deixasse de ser receitado indiscriminadamente no tratamento para covid-19, o que poderia levar a falta do medicamento para quem precisa e também aumento da resistência de bactérias. Isto porque a função original da azitromicina é de antibiótico, muito usado em infecções bacterianas nas chamadas vias aéreas superiores, como no nariz e garganta.

Nitazoxanida: da fama instantânea ao ostracismo imediato

De um dia para o outro, o vermífugo nitazoxanida ganhou os holofotes no Brasil como uma possível solução contra a covid-19.

No dia 19 de outubro de 2020, Bolsonaro e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciaram um estudo que mostrava que essa droga poderia ser útil como tratamento precoce.

Alguns dias depois, os resultados dessa pesquisa foram publicados no periódico científico European Respiratory Journal. De acordo com os especialistas ouvidos pela reportagem, as conclusões do teste foram consideradas muito fracas e sem nenhuma aplicação prática.

Prova disso é que, hoje em dia, a nitazoxanida nem faz parte do protocolo do já questionável tratamento precoce que foi encampado pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Dexametasona, um dos poucos que vingaram

Nem só de fracassos vive a estratégia de reposicionamento de fármacos contra a covid-19. Há pelo menos um medicamento já conhecido que mostrou seu valor nos quadros graves da infecção pelo coronavírus.

Falamos aqui da dexametasona, representante da classe dos corticoides, muito usada contra doenças de pele, enfermidades reumatológicas, asma e alergias.

Um estudo capitaneado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, revelou que esse medicamento é um aliado valioso para os quadros que necessitam de internação.

"Em alguns pacientes, a infecção pelo coronavírus desencadeia uma forte reação inflamatória do organismo. Isso, por sua vez, passa a afetar diferentes órgãos e pode até causar a morte", contextualiza o médico Momtchilo Russo, professor sênior do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

A dexametasona entra justamente nessa situação. Ela ameniza a pane inflamatória que se instala em parte dos quadros agravados de covid-19.

Que fique claro: esse corticoide não é um tratamento precoce e nem deve ser usado por todo mundo que se contamina. Os médicos avaliam caso a caso e prescrevem esse fármaco de acordo com critérios muito bem estabelecidos.

Um grupo anti-'kit covid' que só cresce

O avanço da ciência ao longo dos últimos meses permitiu que muitas entidades adotassem posturas contundentes contra a adoção do tratamento precoce ou do "kit covid".

No Brasil, um dos primeiros órgãos a se posicionar foi a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Em junho de 2020, a entidade produziu o primeiro documento analisando a pouca evidência científica disponível de alguns remédios, como a hidroxicloroquina.

Ao longo dos meses, a SBI atualizou esses pareceres e adotou uma posição muito firme contra o tratamento precoce. Em seu último informe, publicado no dia 19 de janeiro, a sociedade reafirma:

"As melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no 'tratamento precoce' para a covid-19 até o presente momento. Pesquisas clínicas com medicações antigas indicadas para outras doenças e novos medicamentos estão em pesquisa. Atualmente, as principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública não recomendam o tratamento preventivo ou precoce com medicamentos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entidade reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil".

O médico Clóvis Arns da Cunha, presidente da SBI, relata que a repercussão dos posicionamentos fez com que ele próprio e vários membros da entidade fossem atacados pelas redes sociais e chegassem a receber até ameaças de morte. "Isso exigiu muita resiliência de nossa parte e fez com que nos uníssemos e nos apoiássemos ainda mais", diz.

Cunha também se incomoda com a falta de respaldo de outras entidades ao longo de 2020. A Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) não chancelaram os posicionamentos da Sociedade Brasileira de Infectologia e não se manifestaram contra o tratamento precoce e o "kit covid".

O Conselho Federal de Medicina chegou a dizer que caberia a cada médico decidir individualmente se prescreveria ou não hidroxicloroquina, ivermectina e afins.

Na última semana, o Conselho Federal de Medicina soltou uma nota à imprensa afirmando que muitas dessas drogas "não contam com reconhecimento internacional".

Já a Associação Médica Brasileira teve uma mudança de diretoria a partir de janeiro de 2021. Os novos gestores da associação deram indicativos de que terão uma postura mais ativa a partir de agora — seu novo presidente, César Eduardo Fernandes, coassina o informe da Sociedade Brasileira de Infectologia citado acima.

Posição sem respaldo científico do governo federal

A despeito de todas evidências científicas e do posicionamento de entidades nacionais e internacionais, o Ministério da Saúde e algumas secretarias estaduais e municipais de saúde insistiram no tratamento precoce — embora o aplicativo do Ministério que recomendava o tratamento precoce tenha saído do ar recentemente.

No dia 16 de janeiro, o Twitter colocou um alerta de informação duvidosa em uma mensagem postada pelo Ministério da Saúde. O texto dizia: "Para combater a covid-19, a orientação é não esperar. Quanto mais cedo começar o tratamento, maiores as chances de recuperação. Então, fique atento! Ao apresentar sintomas da covid-19, #NãoEspere, procure uma Unidade de Saúde e solicite o tratamento precoce".

Ao ser perguntado sobre o assunto durante uma coletiva de imprensa, o ministro Eduardo Pazuello disse que era preciso diferenciar o tratamento precoce do atendimento precoce.

"Nós defendemos, incentivamos e orientamos que a pessoa doente procure imediatamente o posto de saúde. Que procure o médico e ele faça o atendimento clínico e o diagnóstico precoce dos pacientes. Tratamento é uma coisa, atendimento é outra", respondeu o general.

No entanto, uma breve análise de outras falas de Pazuello confirma que ele insistiu no tratamento precoce diversas vezes e nos mais variados contextos.

Poucos dias antes de o sistema de saúde de Manaus entrar em colapso, o ministro esteve na cidade com assessores e um comitiva de médicos justamente para falar com as autoridades locais a respeito do assunto.

Numa análise sobre a crise sanitária na capital amazonense, Pazuello afirmou: "Manaus não teve a efetiva ação no tratamento precoce com diagnósticos clínicos, no tratamento básico. Isso impactou muito a gravidade da doença".

Cunha, da SBI, rebate: "Eles levaram o kit ilusão, o kit covid, que desde junho todas as sociedades médicas científicas e autoridades sanitárias do mundo sabem que não funciona. Eles deveriam oferecer oxigênio, UTI e mais pessoas para tratar o querido povo de Manaus. Isso foi a gota final de quão errado o ministério estava."

Na última semana, o lançamento do aplicativo TrateCov também gerou uma série de polêmicas. A plataforma do Ministério da Saúde serviria para orientar profissionais da saúde sobre as melhores condutas nos pacientes com sintomas sugestivos de covid-19.

O problema era que o app, que já foi retirado do ar, indicava as drogas do "kit covid" até diante dos sintomas mais simples, que na maioria das vezes melhoram com o passar do tempo.

Dinheiro jogado no lixo

O governo federal chegou a pagar ao menos R$ 6,1 milhões em propagandas defendendo o chamado "tratamento precoce" contra a covid-19, com um conjunto de remédios ineficazes contra a doença, conforme estudos e testes científicos. Os repasses, de acordo com o próprio governo, devem chegar a R$ 13 milhões. A campanha, que tinha como objetivo orientar a população, foi veiculada entre 16 de novembro e 30 de dezembro de 2020, em estações de rádio, programas de TV e outdoors.

O valor foi pago à agência Calia/Y2, que produziu as peças e negociou a veiculação destes anúncios em rádios e TVs de todo o Brasil, assim como em espaços de mídia exterior, tais como paradas de pontos de ônibus e outdoors. Com a dedução de impostos, a empresa – que é comandada por Gustavo Mouco, irmão de Elsinho Mouco, ex-marqueteiro de Michel Temer– já recebeu R$ 5,99 milhões.

O maior contrato pago pela agência, sob as ordens do Ministério das Comunicações, foi para a TV Record: em duas notas fiscais, a agência recebeu R$1,31 milhão para veiculação da campanha na emissora ligada à Igreja Universal. A campanha teve alcance nacional, mas não fica claro quantas inserções defendendo o "tratamento precoce" defendido pelo governo foram efetivamente ao ar.

Fazer campanha de orientação à população é uma das atribuições do governo. A contratação de agências de publicidade para isso faz parte do processo. O problema, neste caso, é que já está comprovado cientificamente que não existe tratamento precoce contra a covid-19. Práticas como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social são as medidas consideradas mais eficazes pela comunidade científica.

Solitário em defesa da cloroquina, Bolsonaro ensaia desembarque gradual

Cada vez mais isolado em defesa do que chama de "tratamento precoce" contra covid-19, Jair Bolsonaro tem avaliado junto a ministros e assessores estratégias para um desembarque gradual do discurso de estímulo ao uso da hidroxicloroquina, da ivermectina e de outros remédios que não têm eficácia científica comprovada no combate à doença.

O movimento surge depois que interlocutores mais próximos buscaram, em conversas reservadas, convencer o presidente de que se fazia necessária uma "virada de página" e também a adesão concreta à narrativa pró-vacinação. Nas últimas semanas, imunizar a população tornou-se uma urgência para o governo.

Ainda nas últimas semanas, Bolsonaro era uma das principais vozes no debate público a tentar pôr em dúvida a confiabilidade da imunização —apontada em todo o mundo como caminho fundamental para solucionar os problemas decorrentes da pandemia. Em uma das falas mais polêmicas, o governante comparou ironicamente a possibilidade de reações adversas das vacinas a "virar um jacaré".

O plano atual é abandonar aos poucos os discursos que não deram certo (de acordo com a avaliação interna) e, passo a passo, associar a imagem do governo federal e do Ministério da Saúde à vacinação. Até agora, o capital político da imunização tem sido absorvido quase que integralmente pelos governos locais.

Pessoalmente, Bolsonaro não deixou de acreditar que a hidroxicloroquina, a ivermectina e medicamentos combinados podem contribuir para o tratamento da covid-19 —mesmo sem comprovação científica, ele costuma relacionar o "tratamento precoce" a uma suposta redução do número de mortes no país.

No entanto, nesse momento, há entendimento no Palácio do Planalto que a defesa pública mais entusiástica é inoportuna, pois há comoção popular em torno das vacinas contra a covid-19.

Bolsonaro fez um último esforço para tentar impulsionar a campanha pró-medicamentos no mês passado, logo depois de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter criticado o tratamento precoce e aprovado o uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Mas, nos bastidores, o próprio presidente já vinha reconhecendo que estava a perder "o jogo da opinião pública".

Ele começou a sinalizar uma abertura à possibilidade de ajustes de discurso após observar reações negativas entre os seus apoiadores, há algumas semanas. As mais contundentes ocorreram depois de suas declarações em uma videoconferência realizada pelo banco de investimentos suíço Credit Suisse.

Há poucos meses, nós éramos o 4º país em mortes por milhão de habitantes, hoje somos o 26º. Alguma coisa aconteceu. Até que pesem muitos laudos, né, que são forçados, dados como se covid fossem, na verdade, nós sabemos que não é. Mas vamos supor que todos os laudos fossem verdadeiros. O Brasil, realmente, cada vez mais morre menos gente por milhões de habitantes.Jair Bolsonaro, em videoconferência no dia 26 de janeiro

Em entrevista à TV Bandeirantes, ele colocou em dúvida a vacina, mas defendeu a imunização da mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro, que faz parte do grupo de risco.

O desembarque da hidroxicloroquina e outros remédios acontece quase um ano depois que o governo começou a difundir a droga, por muitas vezes com um viés de publicidade —enquanto se recuperava da covid, Bolsonaro chegou a exibir uma caixa de medicamento para uma das emas do jardim do Palácio da Alvorada.

Reportagem da Folha de S.Paulo do ´pultimo dia 6 mostrou que o governo mobilizou pelo menos cinco ministérios, uma estatal, dois conselhos da área econômica, Exército e Aeronáutica para distribuir a cloroquina pelo Brasil durante a pandemia.

Uma ferramenta alimentada pelo Ministério da Saúde aponta distribuição de 5.416.510 comprimidos de cloroquina e 481.500 de hidroxicloroquina, principalmente para o Norte e Nordeste.

Efeitos imediatos (e para o futuro)

Mas qual o problema em usar esses medicamentos todos como prevenção ou tratamento precoce contra a covid-19?

Em primeiro lugar, o uso desse coquetel dá uma falsa sensação de segurança. As pessoas podem sentir que estão protegidas por conta das medicações e relaxar nas medidas que realmente funcionam, como uso de máscara, distanciamento físico e lavagem de mãos.

"Além disso, muitos desses comprimidos e cápsulas podem provocar efeitos colaterais importantes se usados de forma inadequada", alerta a médica Irma de Godoy, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Há ainda uma preocupação específica com o uso indiscriminado da azitromicina, um tipo de antibiótico usado em infecções bacterianas como a gonorreia e a pneumonia.

Com tanta gente utilizando esse remédio sem necessidade, isso pode acelerar o processo de resistência antimicrobiana — quando os micro-organismos criam mecanismos para "driblar" o tratamento e continuarem vivos.

Tudo indica que, no futuro, a azitromicina e outros antibióticos não serão mais capazes de acabar com essas infecções e elas voltem a ser mortais.

"Recentemente, a OMS soltou um alerta de aumento de casos de resistência bacteriana pelo uso excessivo de antibióticos como a azitromicina. Isso cria, por exemplo, quadros de 'supergonorreia' em que não há tratamento", adverte a médica Viviane Cordeiro Veiga, coordenadora de UTI da BP-A Beneficência Portuguesa de São Paulo e participante da Coalizão Covid-19 Brasil.

Cuidar na medida certa

Os especialistas relatam que, ao se posicionarem publicamente contra o tratamento precoce, costumam ouvir sempre o mesmo argumento: "Mas eu conheço pessoas que tomaram hidroxicloroquina ou ivermectina e melhoraram".

O médico Leonardo Weissmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, esclarece que cerca de 80% das pessoas que pegam covid-19 têm formas leves, que regridem em poucos dias independentemente de qualquer tratamento.

Há um segundo contraponto comum nas redes sociais. Muitos pacientes que estão com sintomas menos graves não se conformam com a orientação de "só" ficar em casa isolados, sem necessidade de nenhum comprimido específico. Eles temem uma piora, como o aparecimento de falta de ar e uma posterior necessidade de intubação no hospital.

"Nos primeiros dias de covid-19, é importante medir a oxigenação por meio do oxímetro, um aparelhinho facilmente encontrado nas farmácias. Se acontecer uma diminuição do oxigênio no sangue, busque uma orientação médica", indica Weissmann.

De resto, quadros leves da infecção pelo coronavírus exigem repouso, boa hidratação e, se necessário, medicação para sintomas como febre e dor no corpo. Caso os incômodos persistam ou apareça a falta de ar, é hora de ir até o pronto-socorro.

O que se sabe hoje...

Por fim, vale mencionar que a ciência é o campo das verdades provisórias. Isso significa que amanhã, ou daqui a um mês, podem surgir trabalhos que comprovem a eficácia e a segurança de alguns medicamentos em determinadas doses para os estágios iniciais da doença.

"Nenhum médico ou entidade é contra o conceito de tratamento precoce, desde que ele realmente funcione", esclarece Godoy, que também é professora da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Enquanto não aparecem novidades farmacológicas contra a pandemia (e não há uma boa parcela da população vacinada), nos resta seguir respeitando as medidas de proteção, como o uso de máscaras, o distanciamento físico, a limpeza das mãos e a preferência por ambientes bem arejados.

CONFIRA OS BOATOS SOBRE A COVID-19 QUE CIRCULAM NAS REDES SOCIAIS E NO WHATSAPP

Em meio à pandemia do novo coronavírus, ter informações de qualidade é essencial para se proteger e não colocar os outros em risco. Reunimos uma lista de tudo que o Estadão Verifica já checou sobre o assunto. Esta listagem será atualizada conforme publicarmos novas verificações.

Lembre-se:

- Ainda não existe remédio que cure a covid-19. Não acredite em mensagens que prometem cura milagrosa

- As recomendações para se proteger do contágio incluem medidas simples de higiene e de distanciamento social; não siga conselhos diferentes dos divulgados pelos órgãos oficiais de saúde

- Não repasse mensagens alarmistas ou com informações vagas, que não indicam local e data precisos

- Verifique se a notícia que você recebeu pelo WhatsApp foi publicada em veículos profissionais de imprensa ou por órgãos oficiais (secretarias municipal e estadual da Saúde, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde)

- Desconfie de textos com erros de ortografia e pontuação exagerada

Confira a lista completa de checagens:

Postagem usa vídeo de 2018 para afirmar que idosa morreu após tomar vacina
Retirado de contexto, vídeo que viralizou em um perfil no Facebook corta propositadamente os trechos nos quais as palavras “gripe” e “H1N1” são mencionadas. Ainda assim, o laudo de óbito não indica relação entre a morte da idosa e a vacina contra a gripe.

Jogador de beisebol dos EUA, Hank Aaron morreu de causas naturais e não por vacina
O boato de que haveria relação entre a imunização e a morte do ex-jogador foi propagado por um conhecido ativista do movimento antivacina dos EUA

É falso que governo de São Paulo tenha negado vacinas contra a covid-19 para Bauru
Boato inventa que cidade teria sido excluída de campanha de imunização com a Coronavac e depois socorrida por Bolsonaro

Médico recomenda ‘tratamento precoce’ sem eficácia comprovada contra covid-19 em vídeo viral
Infectologista Ricardo Zimerman indica remédios como a ivermectina, nitazoxanida e bromexina, mas não há provas que esses medicamentos funcionem contra o novo coronavírus

Não há indícios de que vacinas contra a covid-19 possam causar doenças autoimunes e infertilidade
Alegações de médica que integra grupo America’s Frontline Doctors, conhecido por espalhar desinformação nos Estados Unidos, não têm respaldo na ciência

Texto que defende postura de Bolsonaro na pandemia não é de Mourão nem foi publicado no ‘Estadão’
Mensagem escrita por ginecologista gaúcha viralizou com atribuição falsa ao vice-presidente da República

Socorrista em Maricá morreu por enfarte, e não por reação à vacina contra covid-19
De acordo com as prefeituras de Niterói e de Maricá, Robson Marques não apresentou reações adversas após receber imunizante

Retratação de artigo da ‘Lancet’ é de junho de 2020; desde então, vários estudos comprovaram ineficácia da cloroquina contra a covid-19
Texto que viralizou nas redes sociais tira de contexto fato ocorrido no ano passado

É falso que Doria tenha usado helicóptero para ‘furar quarentena’ em Angra dos Reis
Aeronave que aparece em foto viral fez uma viagem no sábado, mas governador estava presente em cerimônia de início da vacinação de comunidade quilombola no interior de São Paulo no mesmo horário

Repasse de R$ 8,9 bilhões do governo federal ao Amazonas não foi exclusivo para combate à pandemia
Números citados se referem à verba geral enviada pela União ao Estado em 2020; parte do dinheiro é de transferências obrigatórias

Recém-nomeados, médicos foram vacinados no primeiro dia de imunização em Manaus
Todos os envolvidos citados em um tuíte são recém-formados e tiveram nomeações publicadas no Diário Oficial da prefeitura nos dias 18 e 19 de janeiro de 2021

Não há provas de que vídeo de mulher tremendo ao caminhar tenha relação com vacina da Pfizer
Autoridades de saúde dos Estados Unidos investigam o caso, mas desconhecem possibilidade desse tipo de reação até o momento

É falso que Carlos Bolsonaro tenha se vacinado contra a covid-19 em hospital do Exército
Unidade de saúde citada como local da imunização não recebeu doses da Coronavac; vereador nega boato e defende medicamento sem eficácia comprovada

Análise de cientista britânico é insuficiente para apontar eficácia da ivermectina contra a covid-19
Para defender ‘tratamento precoce’ do governo federal, site ignora limitações de estudo liderado por pesquisador da Universidade de Liverpool

É falso que enfermeiras de Paraty tenham apresentado reações graves após receberem Coronavac
Fotos que viralizaram no Facebook são de funcionárias de hospital carioca, que tiveram sintomas leves e passam bem

Anvisa pediu dados complementares de imunogenicidade da Coronavac, mas não questionou segurança da vacina
Dirigente da Anvisa disse, de fato, que dados de imunogenicidade – a capacidade que uma vacina tem para induzir o sistema imunológico a produzir anticorpos – da CoronaVac eram inadequados. A Anvisa explicou, no entanto, que não há questionamentos em relação à segurança da vacina

Eficácia da Coronavac é 50,38% superior à do placebo, e não apenas 0,38%
Tuíte sugere que não há diferença significativa entre a vacina e o placebo, o que não é verdade

Foto de carregamento de cilindros de oxigênio é da White Martins, não de fábrica da LG
Fábrica de ar condicionado suspendeu produção temporariamente para disponibilizar oxigênio para sistema hospitalar de Manaus após determinação do governo do Amazonas

Grupos antivacina usam fotos sem contexto para atacar primeira enfermeira imunizada
Mônica Calazans diz não ser a pessoa que aparece nas imagens; software de reconhecimento facial também aponta diferenças

Artigo divulgado pelo Ministério da Saúde não garante eficácia da cloroquina contra covid-19
Revisão de estudo de agosto de 2020 não comprova benefício do medicamento como recurso terapêutico

Deputada negacionista italiana espalha teoria conspiratória sobre Bill Gates e vacinas em vídeo viral
Parlamentar Sara Cunial cita uma série de informações falsas ou distorcidas para afirmar que vacinação tem objetivo de reduzir população mundial

Autoridade sanitária norueguesa diz não haver vínculo estabelecido entre vacina e mortes de idosos
No país europeu, 13 pessoas acima de 80 anos imunizadas morreram, mas até o momento não há evidência que vacinação tenha causado esses óbitos

Eficácia de 50,38% não quer dizer que vacinados pela Coronavac estarão protegidos ‘pela metade’
A imunização é uma estratégia coletiva para proteger a sociedade como um todo e os dados da vacina desenvolvida pela Sinovac e pelo Instituto Butantan indicam que ela é capaz de atenuar a crise de saúde pública no Brasil

É falso que enfermeira que recebeu a primeira dose da Coronavac já estivesse imunizada
Mônica Calazans participou como voluntária dos estudos clínicos feitos no Brasil da vacina, mas ela estava no grupo que recebeu placebo, substância sem efeito

Segunda dose da Coronavac não está relacionada à taxa de eficácia da vacina
Doses escalonadas são comuns em programas de vacinação e servem para reforçar a primeira dose

Falta oxigênio em Manaus por aumento da demanda, não por ‘dívida’ do governo do Amazonas
Áudio que circula no WhatsApp divulga informação falsa de que White Martins interrompeu abastecimento por débito de R$ 52 milhões

Distribuição em massa de ivermectina não tem relação com os números da covid-19 na África
Impacto moderado do novo coronavírus é explicado por experiência com epidemias, pela baixa idade média das populações e pelo fato de a circulação de pessoas entre o continente e o resto do mundo não ser tão significativa

É enganoso vídeo de ex-senador que compara Coronavac com ivermectina
Magno Malta divulga remédio sem eficácia comprovada contra covid-19

Especialistas e órgãos de saúde dizem não existir prova de relação entre vacina contra covid-19 e convulsão
Não há evidências que permitam associar espasmos de mulher nos Estados Unidos ao imunizante da Moderna

Vídeo mostra âncoras rindo de clipe de gatinho, e não de taxa de eficácia da Coronavac
Gravação de 2017 foi editada para parecer que jornalistas faziam piada com imunizante e o governador João Doria

Reportagem da Globo que indica não usar máscaras é de março de 2020
Post engana ao divulgar como atual uma matéria que foi levada ao ar no início da pandemia de covid-19, quando as recomendações da OMS eram diferentes

Não, resultado ‘positivo’ de kiwi em teste de covid-19 não prova ineficácia de exames
Testes para detecção do novo coronavírus são fabricados para reagir com substâncias específicas; uso de amostras inadequadas podem distorcer o resultado

Vídeo une informações descontextualizadas para contestar segurança de vacinas contra covid-19
Número de reações adversas graves em imunizante da Pfizer/BioNTech está dentro do esperado, afirma especialista

Governo português descartou relação entre morte de mulher e vacina contra covid-19
Familiares também disseram que Sonia Acevedo não apresentou efeitos colaterais indesejáveis após receber imunizante da Pfizer/BioNTech

Não, manual de testes da vacina da Pfizer não indica riscos de alterações genéticas
Recomendação de uso de métodos contraceptivos para voluntários do estudo é medida de segurança padrão de ensaios clínicos; não há evidências de que a vacina de covid-19 cause problemas reprodutivos

Não, Kamala Harris não ‘fingiu’ ter tomado vacina contra covid-19
Campanha anti-vacina nas redes afirma que vice-presidente eleita dos EUA fez ‘encenação’ em torno da imunização, mas há vários registros fotográficos do momento em que dose é administrada

Brasileiros criaram máquina de testes de covid-19, mas produto ainda está em testes e não tem preço
Publicações nas redes sociais fazem afirmações enganosas sobre o aparelho, que não foi analisado pela Anvisa

Vital Brazil desenvolve soro contra covid-19, mas medicamento ainda não foi testado em humanos
Mensagens no WhatsApp e no Facebook enganam ao afirmar que substância teria ‘eficácia de 100%’ contra o novo coronavírus

É falso que Cristina Kirchner apareça sendo vacinada sem agulha nem seringa; imagem antiga e manipulada alimenta campanha negacionista
Imagem de 2013 foi resgatada e modificada digitalmente para atacar imunização contra a covid-19

Silas Malafaia publica vídeo enganoso sobre prescrição da ivermectina contra covid-19
Agências reguladoras de EUA e Brasil mantêm recomendações contrárias à aplicação do medicamento para tratar ou prevenir doença provocada pelo novo coronavírus

Mensagem tira de contexto dados sobre sintomas adversos da vacina Pfizer
Boato que circula no WhatsApp usa informações descontextualizadas de um aplicativo para monitoramento, com dados dos próprios pacientes

É falso que vacina australiana tenha infectado pessoas com HIV; voluntários tiveram falso-positivo
Resultado ocorreu porque a pesquisa feita pela empresa CSL em parceria com a Universidade de Queensland utilizou uma proteína do vírus da Aids em suas pesquisas

Vídeo com médicos estrangeiros espalha informações falsas sobre pandemia
O vídeo que circula pelas redes foi produzido por uma entidade que congrega médicos negacionistas da pandemia de covid-19 em todo o mundo

É falso que enfermeira americana tenha morrido após tomar vacina da Pfizer/BioNTech
Hospital tranquilizou internautas em seu perfil no Twitter e confirmou que a causa do desmaio não tem relação com a dose do imunizante

Vídeo do pastor Silas Malafaia engana sobre eficácia da ivermectina contra covid-19 na África
Ao contrário do que diz o pastor evangélico, não há como atribuir os números do coronavírus no continente à distribuição do remédio

Médico e empresários enganam ao desqualificar medidas protetivas e culpar China pela pandemia
Em vídeo compartilhado pela deputada Bia Kicis, o médico Alessandro Loiola e os empresários Fabrizio Fasano Jr e Marcos Bellizia fazem afirmações sem sustentação a respeito de temas como máscaras e distanciamento social

Não há conhecimento suficiente sobre imunidade para deixar de vacinar quem já teve covid-19
As respostas imunes causadas pelas infecções do novo coronavírus variam conforme diversos fatores e o real nível de proteção de cada pessoa só pode ser descoberto por exames específicos

Talidomida: posts distorcem contexto de tragédia com remédio para descredibilizar vacinas de covid-19
Medicamento usado como sedativo nos anos 1950 posteriormente causou má-formação congênita; legislação para registro de fármacos não era tão restritiva e exigente como nos dias atuais

É falso que China não usará suas próprias vacinas
O país asiático já usa alguns modelos em grupos de profissionais em alto risco e há ao menos 13 imunizantes chineses em desenvolvimento

Trecho de fala de Bill Gates é editado para desacreditar segurança de vacinas
Co-fundador da Microsoft defendia o uso de transgênicos em plantações, mas vídeo foi cortado para parecer que ele falava mal de imunizantes

Não há comprovação de que vacina da Pfizer tenha causado paralisia de Bell em voluntários
Quatro casos foram identificados em um grupo de 38 mil voluntários testados com a vacina, mas não foram estabelecidas relações de causa e efeito com a vacina

Não, China não coleta DNA dos voluntários de testes de vacinas contra covid-19
Autor americano divulgou teoria da conspiração sobre interesse chinês em material genético da população mundial

Médicos não provaram que uma vacina precisa de 10 anos de pesquisa para ser segura
Tempo não é um fator considerado nos protocolos de avaliação de vacinas tanto na Anvisa quanto na FDA, autoridade sanitária dos Estados Unidos

Médico espalha informações falsas sobre segurança das vacinas mRNA contra covid-19
É falso que imunizantes de nova geração possam causar danos genéticos ou câncer, diferentemente do que afirma Alessandro Loiola

Tuíte usa afirmações falsas de médico canadense para negar a pandemia
Ao contrário do que alega uma postagem, coronavírus é uma realidade e os testes PCR são eficazes

É falso que Europa tenha ‘interditado’ vacinas chinesas
Agência reguladora ainda não recebeu nenhum pedido de autorização de imunizantes desenvolvidos na China

É impossível que vacina cause alterações genéticas, dizem especialistas
Não há nenhuma comprovação que vacinas contra a covid-19 possam modificar a composição genética das pessoas, como alega um vídeo publicado no Instagram e no YouTube

Novo coronavírus tem origem natural, diferentemente do que afirma virologista chinesa
Texto publicado por Li-Meng Yan foi contestado por cientistas de todo o mundo, que desmentem teoria conspiratória de que vírus teria sido criado em laboratório

Agência dos EUA descartou relação de vacina com morte de voluntários da Pfizer; maioria dos óbitos ocorreu em grupo de placebo
Postagens nas redes sociais espalham informação falsa de que seis pessoas teriam morrido após início da vacinação no Reino Unido

Vacina que teve estudos suspensos no Peru não é a mesma testada no Brasil
Site publica nota sem mencionar que não se trata de imunizante produzido pelo Instituto Butantan

Não, agência dos EUA não alertou que vacinas contra covid-19 podem provocar enfarte
Na realidade, FDA listou efeitos adversos que seriam monitorados em testes de imunizantes, o que não quer dizer que essas reações ocorreram

Campanha de desinformação sobre vacina apela para ligação estapafúrdia entre imunizante e infertilidade
Ex-funcionário da Pfizer faz alegações infundadas sobre riscos do produto desenvolvido por Pfizer e BioNTech

Confusão de Boris Johnson em discurso sobre vacina da Pfizer motiva desinformação nas redes
Premiê anunciava plano de imunização no Reino Unido quando trocou a palavra ‘vacina’ por ‘vírus’

É falso que farmacêutica Glaxo seja dona de ‘laboratório biológico’ na China
Mensagem que circula no WhatsApp sugere conspiração para criação da covid-19, mas não há nenhuma evidência de que isso seja verdade

Pacientes com lúpus não são imunes ao novo coronavírus
Estudo mostra que pacientes com doenças autoimunes contraíram a covid-19

‘Tratamento precoce’ de covid-19 citado por enfermeiro em vídeo não tem respaldo científico
Não há estudos científicos que comprovem a eficácia de hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, zinco e vitamina D contra o novo coronavírus

É falso que máscaras causem acúmulo de líquido nos pulmões e intoxicação
O uso de máscaras impede a disseminação de gotículas no ambiente, por isso é indicado para a proteção contra o coronavírus

Artigo não prova impossibilidade de transmissão da covid-19 por assintomáticos
Os próprios autores do artigo, ouvidos pelo Comprova, dizem que os dados não permitem comprovar que indivíduos sem sintomas não sejam capazes de infectar outros

Ex-vice-presidente da Pfizer compartilha informações falsas sobre vacinas e pandemia
As afirmações foram feitas por Mike Yeadon em um artigo divulgado em outubro

Coronavírus não foi feito na França e vacinas não são uma iniciativa ‘globalista’ para reduzir a população
Em live no Instagram, pastor acusa Instituto Pasteur de ter produzido SARS-CoV-2 em laboratório, mas não há nenhuma evidência de que isso seja verdade

‘Tratamento precoce’ com hidroxicloroquina não evitou mortes em Porto Feliz
Cidade no interior de São Paulo registrou óbitos por covid-19, e medicamento não cobriu toda população

Médico ignora diferenças entre covid-19 e tuberculose para minimizar pandemia
Ambas as doenças podem ser letais, mas a pandemia de covid-19 exerce um impacto desproporcional sobre serviços de saúde, segundo especialistas

Texto atribuído a ‘Centro de Epidemiologia de Milão’ divulga dados imprecisos sobre covid-19
Corrente no WhatsApp traz informações incorretas sobre o medicamento remdesivir e o uso de esteroides em pacientes com coronavírus

Postagem distorce laudo do IML e gera desinformação sobre suicídio de voluntário da Coronavac
O exame detectou a presença de opióides, sedativos e álcool no sangue da vítima, mas a hipótese foi levantada pela Polícia Civil desde o início do caso

Médico distorce dados sobre efeitos colaterais para desacreditar estudos da CoronaVac
Pediatra Anthony Wong tira do contexto índice de efeitos adversos brandos do imunizante pesquisado pelo Instituto Butantã; especialista explica que os resultados observados não indicam anormalidade

CoronaVac não matou voluntário nem Doria anunciou aplicação da vacina em novembro
Morte não teve relação com a vacina e o que o governador de São Paulo anunciou foi a chegada de um lote de imunizações

É montagem foto de Doria vestindo máscara com a bandeira da China
Governador tucano acompanhou o candidato à reeleição Bruno Covas em dia de votação

Morte de voluntário não está relacionada a alterações neurológicas causadas por vacina
Especialistas dizem que não há comprovação na literatura médica de que uma vacina possa causar danos neurológicos

Butantã alertou Anvisa sobre morte de voluntário, ao contrário do que sugere postagem
Instituto paulista comunicou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária dentro do prazo determinado

Médico morreu de covid-19, e não por efeitos adversos da vacina de Oxford
Enfermeiro se utiliza de morte de voluntário em testes para atacar vacina contra a covid-19

CoronaVac teve apenas efeitos colaterais leves; é falso que voluntários tenham morrido
Imunizante em teste causou reações como dor de cabeça e dor local; participantes dos ensaios clínicos não relataram danos graves

Estudo recomenda o uso de máscara contra a covid-19, ao contrário do que sugere deputada
Postagem no Facebook usa como fonte pesquisa que, na verdade, defende o uso do equipamento de proteção

Não há tratamento prévio para covid-19, ao contrário do que sugere médica no Instagram
É falso que se a população tomar hidroxicloroquina e ivermectina estará protegida contra o coronavírus e que, com esses medicamentos, a circulação do vírus vai acabar antes da chegada do inverno

Publicação viral inventa frase atribuída ao empresário George Soros
Para atacar o filantropo, postagem fabrica declaração conspiratória sobre vacinas e ‘despopulação mundial’

Tuítes enganam ao comparar letalidade da covid-19 com reações leves à vacina
Postagens que viralizaram nas redes sociais espalham desinformação sobre CoronaVac

Postagem exagera ao dizer que curativo custa R$ 2 mil nos EUA
Tuíte divulga valor de um atendimento padrão em hospital de Connecticut de forma enganosa

‘Denúncia’ contra OMS é baseada em declarações infundadas de advogado alemão
Posts nas redes sociais se referem a ação coletiva de grupo da Alemanha sem atuação científica que espalha desinformação sobre exames RT-PCR

É falso que vacina contra H1N1 usada no Brasil seja produzida na China
Boato ganhou força nas redes sociais após presidente Jair Bolsonaro fazer declaração contrária à CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac

Em áudio no WhatsApp, engenheiro faz alegações fantasiosas sobre covid-19 e vacinas em testes
Homem que se identifica como ‘doutor’ nas redes sociais divulga a informação falsa de que imunizantes poderiam provocar câncer e alterações genéticas

Postagem inventa declaração de Dilma sobre eficácia de vacinas produzidas na China
Publicação forjou uma fala e a atribuiu à ex-presidente da República

É falso que potenciais vacinas contra o novo coronavírus não tenham passado por testes
Publicação no Facebook espalha desinformação sobre imunizantes e sugere existência de ‘vacina natural’ para a covid-19

É enganoso dizer que expor a população ao vírus é melhor para acabar com pandemia do que vacinação
Ao contrário do que afirma deputado, estratégia de imunidade de rebanho prevê a vacinação da população, segundo OMS

Embalagem de vacina em teste traz data de fabricação por exigência da Anvisa
Imunizante produzido pela Sinovac começou a ser testado em humanos em abril, assim como outros quatro candidatos contra a covid-19

Médico distorce informações sobre efeitos colaterais da CoronaVac
De acordo com Instituto Butantan, apenas 0,03% dos voluntários chineses que receberam imunizante tiveram reações adversas como perda de apetite, dor de cabeça e cansaço

Post distorce dados de cartórios para desqualificar medidas de combate à covid-19
Publicação compara períodos não equivalentes e omite que registros de óbitos nos cartórios pode ser adiado em razão da pandemia

Médico faz comparação insustentável entre número de mortes por HIV e por covid-19
Em entrevista que viralizou nas redes sociais, neurologista disse que Aids causou quatro vezes mais mortes do que o coronavírus em 2020, o que não é verdade

Vídeo usa ação coletiva infundada para dizer que pandemia é crime contra a humanidade
Canal de YouTube brasileiro divulga argumentos feitos sem base científica por advogado alemão

Vídeo de investigação sobre fraude fiscal não é relacionado com pandemia de covid-19
Imagens de apreensão de maços de dinheiro circulam fora de contexto nas redes sociais

Boato tira artigo do Código Civil de contexto para defender caráter voluntário da vacinação
Especialistas afirmam que imunização é tema de saúde coletiva, não individual

Gráficos usados em tuíte não comprovam que o Brasil está próximo de alcançar imunidade de rebanho
Imunização coletiva provocada pela própria doença não é recomendada por cientistas como estratégia de combater covid-19

Post força comparação entre vacinas em teste e a cloroquina, que não tem eficiência comprovada contra a covid-19
Publicações nas redes sociais atacam imunizantes contra o novo coronavírus testados no Brasil

Todas as vacinas em teste no Brasil passaram por fase pré-clínica, ao contrário do que diz médico
Imunizantes contra covid-19 já foram aprovados na etapa em que o composto é aplicado em animais, ainda em laboratório, para saber se ele é seguro para ser testado em humanos

‘Imunidade de rebanho’ não tornará vacina contra covid-19 desnecessária
Pesquisas indicam que na maioria dos países parcelas pequenas da população foram infectadas pelo novo coronavírus, por isso imunização pode servir para proteger grandes contingentes da população

Médico tira de contexto dados de estudo com americanos infectados para sugerir que máscaras são ineficientes
Pesquisa mostra que frequentadores de bares e restaurantes estão mais propensos ao contágio por não poderem consumir alimentos e bebidas usando equipamento de proteção

Frase de enviado da OMS é retirada de contexto para sugerir que entidade condena lockdown
Organização admite que há impactos econômicos e sociais negativos com fechamento de estabelecimentos, mas isso não significa que tenha mudado de opinião

Deputado usa dados imprecisos para questionar eficiência de medidas de distanciamento social
Tuíte mistura dados corretos com outros exagerados ou não consolidados para criticar medidas de isolamento tomadas por estados brasileiros

Postagem cita compra de caixões iniciada antes da pandemia de covid-19
Processo de licitação da Prefeitura de São Paulo começou em 2019 e segue padrão anual do serviço funerário municipal

Ex-ministro da Educação usa dados incorretos para atacar compra de vacinas pelo governo de SP
Abraham Weintraub insinuou no Twitter que pessoas abaixo de 35 anos não deveriam ser vacinadas contra a covid-19

Estudo distorce dados para dizer que países que usaram a hidroxicloroquina tiveram 75% menos mortes pela covid-19
A pesquisa, anônima e manipulada, foi divulgada por um site de extrema-direita com histórico de publicação de conteúdos distorcidos

Vacinas contra a covid-19 não serão capazes de provocar danos genéticos nem vão monitorar a população
Vacinas mRNA são desenvolvidas para não interferir no DNA humano e nada têm a ver com a instalação de microchips

Postagem engana ao comparar mapas de risco da covid-19 no Rio Grande do Sul
Imagem divulgada nas redes que mostra 90% das regiões do Estado em risco alto é de julho e tinha caráter preliminar

Máscaras reduzem transmissão da covid-19, ao contrário do que afirma postagem
É falso que o equipamento de proteção bloqueie a troca de gases na respiração

Não é do STF decisão contra volta ao trabalho presencial de peritos do INSS
Medida liminar foi concedida pela 8ª Vara Federal Cível do Distrito Federal em ação da Associação Nacional dos Médicos Peritos

É falso que governadora do RN tenha ordenado distanciamento entre carros
Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra medida adotada temporariamente em estacionamento de loja de Natal

Para minimizar importância das máscaras, post tira de contexto foto de laboratório de alta segurança
Roupa de proteção mostrada em postagem viral é exigida para estudo de vírus do patamar mais alto da classificação de risco

Imagem de mulher usando máscara em banho de mar é montagem
Foto original é de 2015 e foi alterada digitalmente para incluir o equipamento de proteção

Argentina, Cuba e Venezuela têm auxílio emergencial na pandemia, ao contrário do que afirma post
Postagem faz comparação com benefício brasileiro para atacar governos latino-americanos

Dados de comorbidades de pacientes mortos por covid-19 nos EUA são tirados de contexto nas redes
Postagens utilizam análise do Centro de Controle de Doenças (CDC) para contestar a dimensão da pandemia

Tuíte engana ao afirmar que sol mata o coronavírus
Postagem faz referência a estimativas de um estudo que se baseia em modelos antigos, criados para outros vírus

Vídeo de manifestação anti-máscaras na Espanha ganha legenda enganosa e é mostrado fora de contexto
Publicações nas redes sociais omitem que gravação foi feita durante ato negacionista da covid-19 em Barcelona

Post confunde ao comparar letalidade da covid-19 com febre amarela, aids e outras doenças
Tweet que minimiza a pandemia esconde que tanto a mortalidade quanto o total de óbitos e de casos diagnosticados da doença provocada pelo novo coronavírus são altos

É falso que projeto de lei preveja prisão para quem se recusar a tomar vacina contra a covid-19
Texto apresentado pelo deputado Wolney Queiroz (PDT-PE) define lista de pessoas prioritárias para uma possível campanha de imunização

Vídeo dissemina informações falsas para afirmar que a pandemia é um plano de controle populacional
É falso que os testes não funcionam e que as vacinas que estão sendo desenvolvidas contra a covid-19 sejam parte de uma conspiração

Lei assinada por Bolsonaro em fevereiro prevê vacinação compulsória, diferentemente do que ele afirmou
Lei 13.979/20 determina em seu artigo 3º a imunização compulsória como medida que poderá ser tomada pelo governo

É falso que estudo belga comprove eficácia de tratamento precoce com hidroxicloroquina para covid-19
Uma das autoras da pesquisa diz que são necessários mais estudos clínicos para avaliar se o medicamento tem algum efeito positivo no tratamento da doença

Publicação distorce conclusões de estudo italiano sobre hidroxicloroquina e covid-19
Artigo acadêmico apontou um risco de morte menor entre pacientes que receberam a substância, mas pesquisadores não sugeriram uso da droga como tratamento

É falso que vacina contra covid-19 cause danos irreversíveis ao DNA
As vacinas de mRNA são desenvolvidas para não interferir no DNA humano; não há qualquer evidência de que sejam capazes de causar danos genéticos

É falso que China e FDA tenham confirmado eficiência da cloroquina na cura da covid-19
Tanto o país asiático quanto a agência reguladora dos EUA reforçam que não há nenhum medicamento antiviral com eficácia cientificamente comprovada contra o novo coronavírus

Post cita acordo entre AstraZeneca e China para fazer conclusão enganosa sobre vacina da Sinovac
Boato também afirma que biofarmacêutica Sinovac Biotech produziu testes em laboratórios de militares chineses; empresa desmente

Relação entre vibração alta e covid-19 não tem comprovação científica
Não há nenhuma evidência de que frequência, ânimo ou sentimentos sejam capazes de enfraquecer ou evitar a contaminação pelo novo coronavírus

Assessor de Bolsonaro usa dado desatualizado ao insinuar fraude no registro de óbitos de covid-19
Publicação no Twitter de Arthur Weintraub foi feita dois dias depois de morte por acidente ter sido retirada das estatísticas de coronavírus

É falso que Etiópia e Austrália recomendem ivermectina contra covid-19
Um dos principais estudos sobre o uso do vermífugo no combate à pandemia ainda não chegou à fase de testes em humanos

É falso que estudo de 2005 tenha comprovado cura da infecção por coronavírus com cloroquina
Boato distorce estudo que identificou ação da droga contra vírus causador da SARS; resultados foram observados apenas em laboratório

Estudo da USP analisa eficácia da colchicina contra a covid-19, não da hidroxicloroquina
Ao contrário do que diz publicação compartilhada por procurador da República, pesquisa não comprova a eficácia da hidroxicloroquina contra a doença provocada pelo novo coronavírus

É falso que estudo da Lancet tenha levado Estados e municípios a deixarem de receitar cloroquina
Não há nenhuma comprovação de que governos estaduais ou prefeituras, no Brasil, tenham restringido o uso de cloroquina durante período em que esteve publicada pesquisa que depois foi retratada

Post de deputado apresenta dados enganosos sobre mortes por outras doenças na pandemia
Ministério da Saúde divulga informações consolidadas somente até 2018, o que torna impossível as comparações de óbitos de 2019 e 2020

Boato usa foto antiga e sugere ida de João Doria a tratamento para covid-19
Imagem do governador em cadeira de rodas foi feita em 2017, em campanha de conscientização sobre acessibilidade

Posts distorcem dados de 2019 e 2020 para negar as mais de 100 mil mortes por covid-19
Publicações omitem a informação de que os dados do Portal da Transparência do Registro Civil não têm atualização imediata

É enganosa postagem que questiona ética dos testes em humanos de vacinas para covid-19
Post em uma página de Facebook ignora que as vacinas precisam necessariamente de testes prévios em seres humanos para serem liberadas para uso

Julho de 2020 tem mais óbitos do que o mesmo mês de 2019, ao contrário do que diz boato
Postagem usa dados desatualizados de cartórios para desacreditar dimensão da pandemia

Boato distorce dados de cartórios para desacreditar contagem de mortes por covid-19
Portal da Transparência do Registro Civil contabiliza que mais de 95 mil mortes no País tiveram como causa principal a doença causada pelo novo coronavírus

Texto confunde ao ignorar ineficiência de medidas defendidas por Bolsonaro na pandemia
Publicação diz que o presidente da República não pode ser responsabilizado pelas mortes por covid-19 porque medidas defendidas por ele não foram adotadas, mas não há comprovação científica de que elas sejam eficazes

Postagem com cápsula vazia não prova ‘conspiração’ de prefeitos contra cloroquina
Meme viralizou com montagem que usa imagem de caso que envolve outro medicamento; publicações sugerem compartilhamento de Roberto Jefferson, que nega publicação

É falso que João Doria tomou vacina chinesa contra a covid-19
Ao contrário do que escreveu no Twitter um pré-candidato a vereador, o governador de São Paulo, que está com coronavírus, não tomou a vacina da farmacêutica Sinovac Biotech, que ainda está em testes

Boato distorce participação de filhos de cientista de Oxford em testes da vacina contra a covid-19
Trigêmeos de Sarah Gilbert fizeram parte de grupo de 1.077 voluntários nas fases 1 e 2 de desenvolvimento do imunizante; produto está na terceira etapa de testes clínicos e ainda não tem eficácia comprovada

Não, vacina contra covid-19 não virá com nanochip para rastrear pessoas com 5G
Nenhum dos imunizantes em desenvolvimento contra o novo coronavírus faz uso de tecnologias citadas em boato viral

Imagem que circula nas redes sociais não comprova venda de cloroquina em trem no Rio de Janeiro
Não há embalagem de medicamentos à base de cloroquina ou hidroxicloroquina na imagem que viralizou no Twitter, Reddit e Facebook

Osmar Terra usa dados de um único hospital para dizer que covid-19 está reduzindo no RS
Deputado usa dados verdadeiros sobre uma queda no número de internações no Grupo Hospitalar Conceição, mas que não podem ser extrapolados para as outras 298 instituições de saúde em todo o estado

Evidências atestam eficiência de máscaras no controle da pandemia, ao contrário do que diz site
São falsas as alegações de que o uso de máscaras pode causar intoxicação e aumentar o risco de contaminação pelo novo coronavírus ou por outros vírus e bactérias

Vídeo de prefeito de BH em restaurante em 2018 é compartilhado como se fosse recente
Publicações enganosas afirmam que Alexandre Kalil foi almoçar em cidade vizinha após ter fechado comércio da capital mineira por causa da pandemia; deputado federal Osmar Terra divulgou a gravação fora de contexto

Médicos espanhóis usam dados enganosos para negar covid-19
Movimento negacionista ‘Médicos por la verdad’ alega que o uso de máscaras e o lockdown não têm base científica; medidas são defendidas pelas principais autoridades médicas

É falso que a Austrália tenha controlado a covid-19 com o uso de ivermectina
O único tratamento contra a doença aprovado pelo país foi o remdesivir, que só deve ser prescrito para pacientes graves

Ozonioterapia não tem eficácia comprovada contra a covid-19
Aplicação de ozônio, homeopatia e tratamento com ivermectina anunciados em uma live pelo prefeito da cidade catarinense de Itajaí não tem eficácia comprovada para tratar a covid-19

Postagem edita vídeo de Bill Gates para sugerir conspiração envolvendo vacina da covid-19Não é verdade que fundador da Microsoft tenha admitido que imunizante contra a covid-19 ‘mudará o nosso DNA para sempre’

Ex-senador espalha desinformação sobre acordo de produção de vacina contra o novo coronavírus no Brasil
Magno Malta diz que China teria ‘potencializado’ o vírus em laboratório e ‘soltado pro mundo’

Eduardo Bolsonaro posta vídeo antigo sobre liberação da cloroquina
Anúnco de inclusão da cloroquina no protocolo da cidade de São Paulo foi feito em 9 de abril; Estado também adota o medicamento desde maio

Boato distorce fala da OMS sobre retomada de atividades durante pandemia
Ao contrário do que alegam publicações que viralizaram no Facebook, diretor da entidade apenas reforçou orientações já apresentadas sobre retorno de serviços

Médica cita estudos não conclusivos para sugerir conspiração contra cloroquina
Procurada pelo Comprova, mulher que publicou texto enganoso enviou 34 estudos para justificar argumentação a favor de medicamento sem eficácia comprovada contra covid-19

Em vídeo divulgado por Madonna e Trump, médica divulga informações falsas sobre covid-19
Stella Immanuel, que aparece em gravação em frente à Casa Branca, faz alegações sem fundamento sobre cura com cloroquina; doutora coleciona crenças bizarras relacionadas a aliens e demônios

Bombeiros desmentem boato sobre incêndio causado por álcool em gel em chave de carro
Especialista explica que risco de fogo ao limpar chaves com álcool é pequeno, mas melhor procedimento é higienizar as mãos

Boato distorce relato de mulher que diz ter participado de testes da vacina de Oxford
Carioca que afirma ter sentido dor e febre após receber imunizante sequer menciona vacina chinesa testada em São Paulo; sintomas citados não são considerados graves

Médicos americanos fazem alegações falsas sobre máscaras em vídeo viral
Não é verdade que o uso do equipamento cause enfraquecimento do sistema imunológico

Foto de alergia a amendoim é compartilhada como se fosse reação a vacina contra covid-19
Imagem foi registrada após trote em universidade americana em 2017 e não tem qualquer relação com testes de imunizante produzido em parceria entre Instituto Butantan e empresa chinesa

Médico tem autonomia para prescrever tratamento contra a covid-19
Ao contrário do que afirma post viral, profissional de saúde não pode ter registro profissional cassado caso se recuse a prescrever hidroxicloroquina

Anvisa classificou ivermectina como remédio controlado para ‘coibir compra indiscriminada’
Medicamento não tem eficácia comprovada contra covid-19; publicações no Facebook insinuam motivação política

É enganoso afirmar que vacina de Oxford usa ‘células de fetos abortados’
Linhagens celulares desenvolvidas a partir de tecidos humanos são comuns em pesquisas científicas

Site engana ao afirmar que baixa mortalidade por covid-19 em Cuba é por conta da hidroxicloroquina
Médico citado e o coordenador do grupo que enfrenta a covid-19 no país afirmaram que os números se devem a um conjunto de fatores

Vacinas para covid-19 que chegaram ao Brasil são para testes e não para imunização da população
Publicação no Instagram comemorava a chegada da vacina sem dizer que se tratava de um lote para teste em voluntários; autor corrigiu a informação depois de alertado pelo Comprova

Não é verdade que vacina de Oxford já tenha ‘comprovação científica’ contra covid-19
Produto ainda precisa superar a terceira etapa de testes, que está sendo realizada com 50 mil pessoas e inclusive no Brasil

Publicação engana ao dizer que pandemia está em declínio após ‘zerar excesso de mortes’
Site usou dados ainda não atualizados do Portal da Transparência do Registro Civil e que não permitem chegar a essas conclusões

Postagem no Facebook desinforma ao transferir responsabilidade do combate à pandemia ao STF
Supremo decidiu sobre autonomia de Estados e municípios em ações de enfrentamento ao novo coronavírus, mas não tirou autoridade da União

Estudo da Henry Ford Health System é insuficiente para provar eficácia da cloroquina contra a covid-19
A conclusão do artigo ressalta que os resultados precisam ser confirmados através de outros testes que permitam avaliar a eficácia do tratamento

Post inventa que OMS recomendou a compra de ‘vacina chinesa de US$ 10 mil’ contra a covid-19
Nenhuma imunização concluiu os testes clínicos e pode ser comercializada; OMS lista 166 projetos em desenvolvimento e defende ‘maior número possível’ de candidatas

Ao defender volta ao trabalho durante a pandemia, vereador gaúcho faz declarações enganosas sobre a quarentena
Diversos estudos demonstraram a eficácia de medidas mais rigorosas para combater a pandemia; risco de contágio é maior onde circulam e se aglomeram mais pessoas

É falso que médicos franceses tenham protestado contra ‘farsa’ da covid-19
Vídeo compartilhado no Facebook foi gravado em 14 de janeiro, quando ainda não havia casos confirmados de infectados na França

Máscaras são eficientes no combate ao novo coronavírus, ao contrário do que diz influenciador
O processo de filtragem das máscaras não depende unicamente do tamanho dos poros — existem vários processos físicos envolvidos

Texto engana ao dizer que cloroquina cura 98,7% dos pacientes com covid-19
Estudo citado em um texto que circula pelas redes sociais não é conclusivo e foi feito com uma metodologia contestada

É falso que Porto Feliz, no interior paulista, não tenha nenhum óbito por covid-19
Boato no Facebook inventa que cidade teria conseguido evitar mortes com protocolo de tratamento com hidroxicloroquina e azitromicina

É falso que Fiocruz tenha participado de pesquisas iniciais da vacina de Oxford
Texto viralizou após governo federal anunciar acordo com a universidade britânica de acesso à imunização e transferência de tecnologia

É falso que receita de ‘medicina natural’ combata a covid-19
Não há comprovação científica da eficiência de uma receita natural associada a medicamentos para a covid-19

Hospital Geral de Fortaleza ainda tem pacientes com covid-19 em UTI
Vídeo tirado de contexto mostra enfermeiros celebrando a reabertura do CTI para pacientes não infectados pelo novo coronavírus

Mario Sergio Cortella nega ser autor de texto viral ‘Atire a primeira pedra’
Mensagem compartilhada no Facebook pede que pessoas não culpem prefeitos, governadores e presidente pela pandemia de covid-19

Não, teste para detectar novo coronavírus não causa inflamação no cérebro
Ao contrário do que afirma post no Instagram, exame RT-PCR não atinge tecido cerebral; coleta de material ocorre no nariz e na garganta

Vídeo compara, erroneamente, pesquisadores que estudam covid-19
Autora de gravação viral erra ao dizer que pesquisadores da OMS não têm citações acadêmicas

É falso que a África tenha controlado pandemia com ivermectina
Ao contrário do que afirmam vídeos publicados nas redes sociais, a pandemia de covid-19 não está sob controle no continente africano

Estudos falharam em provar benefício da cloroquina para tratamento da covid-19
Boato viral divulga alegação falsa de que medicamento seria comprovadamente eficaz na cura do novo coronavírus

Posts mostram evento de 130 anos da Torre Eiffel como se fosse homenagem a vítimas de covid-19
Imagens foram gravadas em maio de 2019, cerca de seis meses antes do primeiro registro da doença no mundo; show de luzes pode ser visto na íntegra na página oficial da atração

Site engana ao afirmar que há consenso médico para tratamento de covid-19
A afirmação foi feita sem comprovação médica internacional e site foi ao ar sem a anuência de pessoas que supostamente apoiariam a iniciativa

Imagem de flamingos em canal de Veneza é montagem de artista russa
Peça de arte digital não representa efeito de quarentena em razão do novo coronavírus

É verdadeiro que Bolsonaro liberou auxílio a asilos proposto pelo Congresso
Projeto da deputada federal Leandre (PV-PR) foi apresentado no plenário da Câmara em 14 de abril e prevê repasses de R$ 160 milhões

Para atacar deputado, boato inventa voto contra uso do fundo eleitoral no combate à covid-19
Proposta ainda não foi analisada na Câmara dos Deputados; alvo é o deputado pernambucano João Campos

Médico distorce informações sobre a covid-19 em vídeo
Não há evidências de que uso de máscara torne o sangue ácido e, consequentemente, debilite o sistema imunológico

É falso que Prefeitura de São Paulo tenha comprado 38 mil caixões sem licitação
Aquisição foi feita por pregão eletrônico e a compra das urnas já era prevista pelo Executivo municipal, que adquiriu mais de 70 mil caixões no ano passado

É falso que hidroxicloroquina no início da covid-19 descarte necessidade de UTI
Ao contrário do que diz médico nas redes sociais, não há comprovação de que o medicamento reduz o risco de morte pela covid-19

Foto de agressão a motorista de ônibus foi tirada em 2015, no Recife, e não tem relação com a covid-19
Postagens enganosas no Facebook alegam que trabalhador teria sido atingido por pedrada ao reclamar de passageiro sem máscara

É falso que Bruno Covas tenha proibido hidroxicloroquina em SP
Prefeito nunca proibiu o uso da medicação nem a utilizou no seu tratamento para covid-19

Não há evidências que 80% da população seja imune ao novo coronavírus
OMS espera que a maioria dos pacientes com covid-19 desenvolva resposta de anticorpos que proporcione proteção, mas ainda não se sabe qual o nível dessa proteção nem quanto tempo ela durará

Boato resgata foto antiga de João Doria sem máscara em local público
Imagem foi feita quando o uso do equipamento de proteção ainda não era obrigatório em São Paulo

Postagem distorce contexto de apreensão de medicamentos em cidade da Paraíba
Operação do Ministério Público em Conde foi feita para evitar distribuição de remédios vencidos, sem relação com contabilização de mortos da covid-19

Boato inventa crítica da TV Globo e resposta do Flamengo sobre retorno do futebol na pandemia
Partida entre rubro-negro e Bangu, que marcou a volta do campeonato carioca, sequer é mencionada em telejornal; clube nega texto atribuído nas redes ao presidente Rodolfo Landim

É falso que a covid-19 seja uma trombose causada por bactéria
Ao contrário do que afirmam publicações em aplicativos de mensagens e em redes sociais, a covid-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2 e cuja cura ainda não foi encontrada

Vídeo de médicos dançando em Israel não tem relação com controle de casos de covid-19
Na gravação, profissionais de saúde dançam em comemoração ao dia da independência de Jerusalém

Uso correto de máscaras reduz chances de contaminação pelo coronavírus e não torna o sangue ácido
Especialistas garantem que as máscaras recomendadas pelas autoridades de saúde permitem as trocas de gases com o ambiente e reduzem as chances de infecção

É falso que hospitais recebam R$ 18 mil por cada óbito registrado como covid-19
A definição dos valores destinados pelo Ministério da Saúde para ações de enfrentamento à pandemia não toma como base o número de pacientes infectados ou mortos

Homem no Ceará foi preso por crime militar e não por criticar compra de ventiladores
Vídeo nas redes sociais mostra entrega de mandado de prisão preventiva a um cabo da Polícia Militar, em Fortaleza

É falso que repasses a Estados estejam relacionados ao número de mortos pelo novo coronavírus
Em vídeo, enfermeiro de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, faz acusações sem provas sobre pandemia de covid-19

Hospital de Messejana, no Ceará, continua recebendo pacientes com covid-19
Publicações no Facebook divulgaram a informação falsa de que enfermeiros teriam comemorado fechamento de ala de covid-19 por falta de pacientes

Texto sobre pandemia de covid-19 é falsamente atribuído a C. S. Lewis
Postagem de usuária do Facebook viralizou e foi falsamente creditada ao autor de ‘As Crônicas de Nárnia’

Uso da cloroquina não explica a situação da pandemia no Senegal
Post verificado tirou de contexto trechos de entrevista em que médico senegalês elogia a cloroquina

Vídeo engana ao afirmar que vírus da covid-19 existe desde 2003
Gravação mostra reportagem da revista ‘Saúde É Vital’ de 2003, que trata do vírus que causou o surto da SARS há 17 anos

Trio de remédios indicado em redes sociais não tem eficácia comprovada contra coronavírus
Postagem que incentiva automedicação contra covid-19 não tem embasamento científico

Vídeo que acusa hospitais de ‘provocar’ mortes para registrá-las como covid-19 tem informações enganosas
Vídeo que circula nas redes sociais tem informações enganosas com o objetivo de desacreditar a gravidade da pandemia do novo coronavírus

Protocolo de uso da cloroquina não aumentou o número de pacientes recuperados de covid-19 no Brasil
Comprova verificou que a porcentagem de pessoas recuperadas da covid-19 ante o número de casos da doença provocada pelo novo coronavírus se mostra estável

É verdade que criança com suspeita de covid-19 foi colocada em caixão lacrado e, mais tarde, testou negativo
O resultado do exame foi divulgado somente uma semana depois

Foto de médico chinês morto em 2016 é tirada de contexto para criticar descaso com a quarentena
Postagens no Facebook criticam “irresponsabilidade” das pessoas enquanto profissionais de saúde morrem no Brasil

Não há prova de que ivermectina cure covid-19, ao contrário do que diz médica
Anvisa não reconhece o medicamento para o tratamento da doença causada pelo novo coronavírus

Tabela com risco de transmissão de covid-19 não foi divulgada por governo americano
Nenhuma das informações que aparece em boato está no texto publicado pelo órgão de saúde norte-americano. Pesquisadores alertam que ainda não há estudos suficientes para embasar o tipo de conclusão da postagem

Revogação de uso emergencial da hidroxicloroquina pela FDA causa desinformação nas redes
Posts sugerem afrouxamento de restrições quanto ao uso do medicamento no tratamento de covid-19

Parceria para vacina contra a covid-19 não foi firmada por Doria no ano passado
Vídeo distorce declarações do governador de São Paulo em entrevista; acordo entre Instituto Butantan e laboratório chinês Sinovac Biotech foi assinado em 10 de junho de 2020

Vacina que será testada em São Paulo teve ensaios clínicos anteriores na China
Publicação enganosa faz relação imprecisa com número de habitantes do país asiático e omite histórico de projeto

Receitas caseiras circulam nas redes, mas não curam covid-19
Falsas combinações de substâncias e alimentos são compartilhados nas redes

É falso que STF tenha sido responsável pela soltura de 32 mil presos por causa da covid-19
Conselho Nacional de Justiça recomendou prisão domiciliar para presos do grupo de risco que não tenham cometido crimes violentos

É falso que Marcelo Bretas tenha publicado post com defesa da hidroxicloroquina
Conta que fez post com críticas à construção de hospitais de campanha não pertence ao juiz federal

É falso que funcionários de empresa de medição de luz sejam assaltantes
Conteúdos alegam que os dois homens estariam “batendo nas portas para falar do coronavírus”; CPFL Paulista esclarece que história é falsa e não há justificativa para esse tipo de procedimento

STF não barrou atendimento a pacientes com covid-19 em hospitais militares
Boato confunde informações de decisão da Justiça Federal no Pará

É falso que Ministério da Saúde tenha determinado mudança no registro de mortes suspeitas de covid-19
Texto falsamente atribuído ao ministro interino Eduardo Pazuello diz que metodologia mudaria e apenas casos confirmados seriam incluídos nas estatísticas

Pandemia de gripe suína teve origem no México, e não na China
Post nas redes sociais aponta surtos de doenças que teriam começado no mesmo país que foi o epicentro inicial da covid-19

Álcool em gel é transportado com ‘areia’ por orientação da Anac
Material encontrado no fundo de caixas em vídeo enganoso é, na verdade, vermiculita e serve para conter vazamentos em caso de acidente

OMS não se desculpou por reviravoltas com hidroxicloroquina
Texto distorce declarações de representantes da OMS para dar a entender que a entidade se arrependeu de ter interrompido as pesquisas com o medicamento

Post distorce informações sobre eficácia da ivermectina
Médico defende uso do medicamento em pacientes com a covid-19 mas diz que é irresponsável post em grupo de Facebook que afirma que ele descobriu a cura para a doença

Foto de aniversário de Haddad é tirada de contexto para acusar petista de furar quarentena
Registro é do ano passado, e Haddad fez aniversário em 25 de janeiro, cerca de um mês antes do primeiro caso de covid-19 no País

Vídeo de aglomeração em Genebra é real, mas não prova que pandemia é farsa
Pandemia está sob controle na Suíça depois de oito semanas de medidas restritivas de isolamento social

João Doria não falou de ‘duplicidade’ nas mortes de covid-19
Fala falsamente atribuída ao governador coloca dúvida sobre dados oficiais

Imagem mostra boneco de plástico em protesto, e não corpo carregado só por uma mão
Post usou uma foto feita em um ato realizado nos Estados Unidos para minimizar a extensão da pandemia do novo coronavírus

Fala da OMS sobre transmissão por assintomáticos é distorcida nas redes
Postagens enganam ao dizer que órgão internacional teria divulgado que ‘assintomáticos não transmitem a doença’, o que não é verdade

Publicação distorce informações sobre protocolos para uso de medicamentos contra a covid-19
Post usa vídeo de uma médica que explica o protocolo adotado pela Prefeitura de Porto Seguro para o tratamento de casos de covid-19; em nenhum momento, ela “desmascara” políticos ou faz referência a Bolsonaro

Automedicação em casos de covid-19 é perigosa; não siga receitas de redes sociais
Medicamentos que aparecem em publicação no Facebook não possuem evidência científica de sua eficácia

É falso que UTIs no Rio tenham sido fechadas por falta de pacientes de covid-19
Hospitais negaram que tenham interrompido atendimento de pessoas infectadas com novo coronavírus

É falso que chá de boldo cure sintomas causados pelo novo coronavírus
Receita caseira costuma ser usada para aliviar dores gastrointestinais e não tem eficácia comprovada contra covid-19

Fala de médicos sobre coronavírus perder força não tem apoio de órgãos de saúde
Dois profissionais da saúde, um deles ligado a Silvio Berlusconi, foram desautorizados por autoridades sanitárias na Itália por não terem respaldo científico

Vídeo distorce informações sobre o uso da cloroquina para a covid-19
Homem sem formação na área de saúde exagera a eficácia da cloroquina e minimiza seus efeitos colaterais

Ação da PF não reduziu número de mortes no Ceará
Dados oficiais apontaram, de fato, para uma redução no número de mortes entre a data da operação da PF e a publicação, mas nada próximo da queda de 90% apontada em post

Japão incentivou isolamento ‘voluntário’ no combate à covid-19
Postagem ignora decreto de estado de emergência nacional e apelo do governo central para que entre 70% e 80% da população ficasse em casa

É falso que o número de casos de covid-19 seja menor que o oficial
Ao contrário do que diz apresentador de canal no Youtube, as mortes confirmadas pelo novo coronavírus só entram na estatística após o resultado positivo do teste

Laranja e limão com mel não previnem contra novo coronavírus
Publicação com receita caseira contra covid-19 viralizou no Facebook, mas não tem eficácia comprovada

Texto mistura boatos sobre covid-19 e confunde autor de recomendações médicas
Tuítes do infectologista Faheem Younus foram compartilhados nas redes sociais juntamente com informação falsa sobre novo coronavírus

Não existe vacina que cure covid-19 em três horas
Boato no Facebook usa foto de kit de testes para detectar novo coronavírus

Boato usa frase de Doria para levantar dúvidas sobre a extensão da pandemia
Doria afirmou que 213 países enfrentam a pandemia de covid-19 em entrevista à Band TV em maio; segundo a OMS, 214 países e territórios tinham sido afetados até aquela data

Mudança em estatística de covid-19 no Rio não tem relação com operação da PF
Publicações no Facebook distorcem conteúdo de reportagem da GloboNews

Vídeo de furto em lotérica é antigo e não tem relação com auxílio emergencial
Gravação foi feita em 2018 em Ribeirão do Pinhal, no Paraná

Vídeo ‘Plandemic’ faz afirmações falsas sobre a covid-19
Conteúdo viral consiste em uma entrevista com a controversa pesquisadora Judy Mikovits, que reproduz informações erradas sobre o novo coronavírus e faz acusações sem provas de uma conspiração em torno da pandemia

Vídeo engana ao atribuir protesto na Bélgica a profissionais de saúde de São Paulo
Imagens foram gravadas na Bélgica e compartilhadas nas redes sociais como se fossem um protesto de médicos e enfermeiros contra o prefeito de São Paulo, Bruno Covas

Vídeo engana ao sugerir que morte em decorrência de câncer foi alterada para covid-19 em Porto Alegre
Vítima de 65 anos tinha suspeita de infecção pelo novo coronavírus no momento do falecimento, mas caso foi descartado 24h depois com resultado negativo de exame

É falso que falta de investimento brasileiro impeça acesso a anticorpo contra covid-19
Posts no Facebook confundem diferentes iniciativas de pesquisa para tratamento do novo coronavírus

Médico confunde ao indicar cloroquina e criticar isolamento social e o uso de respiradores
Homem que aparece em vídeo faz afirmações sobre como lidar com a pandemia de coronavírus que não têm comprovação científica e são questionadas por diversas autoridades de saúde

Vídeo engana ao sugerir tratamento ‘sem internação e sem sofrimento’ para covid-19
Em vídeo, pessoa sem formação na área de saúde mistura dados falsos e verdadeiros sobre os remédios atualmente indicados para o tratamento da doença provocada pelo novo coronavírus

Polícia dos EUA não vê relação entre morte de cientista chinês e pesquisa sobre mecanismo de infecção pelo novo coronavírus
Segundo autoridades americanas, a morte do homem está provavelmente relacionada a uma briga pessoal, envolvendo um caso amoroso

Texto engana ao afirmar que autópsias na Itália teriam indicado que ‘problema principal não era o coronavírus’
Estudos em hospitais de Bérgamo e Milão sugerem terapia adicional com anticoagulantes para evitar trombose, mas não há comprovação de que esta seja a única causa de morte

Mensagem falsa sobre morte de presidente do Santander por coronavírus circula no Facebook
Não é verdade que filha do presidente do Conselho de Administração do banco em Portugal tenha divulgado frase sobre o pai

Imagens de produtos de couro mofados são de loja fechada por dois meses na Malásia
Marca informou que ainda investigava o motivo que levou as peças a ficarem danificadas

É falso que Doria tenha mandado recolher cloroquina das farmácias de SP
Boatos nas redes sociais usam remédio para polarizar o governador de São Paulo e o presidente da República

Denúncias de corrupção na Saúde do Rio motivam desinformação nas redes
Ministério Público do Estado investiga fraudes em contratações emergenciais em meio à pandemia do coronavírus

‘Águas cristalinas’ na praia de Botafogo não têm relação com isolamento social
Especialistas afirmam que convergência de fatores naturais, como a mudança das marés, tornou águas da Baía de Guanabara mais claras

Site exagera falas de médico alemão sobre medidas rígidas contra o novo coronavírus
Frase atribuída a médico alemão em site brasileiro não foi dita de forma literal pelo pesquisador

É falso que Brasil tenha maior número do mundo de recuperados da covid-19
Publicação com dados errados sobre número de pessoas que recebeu alta viralizou no Facebook

Comboio do Exército que aparece em vídeo não levava ajuda do governo federal para combate da covid-19
Veículos gravados na região metropolitana de Belém transportavam mantimentos para as Forças Armadas na região Norte

É falso que David Uip tenha se afastado do governo por discordar de isolamento social
Infectologista saiu do comando de Centro de Contingência do Coronavírus por razões médicas; ele é um dos principais defensores da quarentena no governo de SP

Nem todos pacientes de covid-19 de hospital do Piauí receberam alta após tratamento com cloroquina
Textos omitem que ainda há pacientes em tratamento domiciliar e também em leitos ambulatoriais no hospital

É falso que ‘tratamento correto’ da covid-19 seja com antibióticos
Antibióticos são substâncias que matam ou inibem o crescimento de colônias de bactérias, mas não impedem a proliferação de vírus

É falso que Witzel tenha mandado recolher ivermectina das farmácias do Rio
Medicamento está com baixos estoques em razão de boatos sobre alternativa de cura para covid-19, de acordo com o Conselho Regional de Farmácia

Sepultamentos cresceram 47% no cemitério Vila Formosa em São Paulo entre março e abril
Homem que aparece em vídeo que viralizou no Facebook mostrando covas vazias e dizendo que o número de sepultamentos está normal não é funcionário do governo

Defensor da cloroquina faz vídeo enganoso sobre ‘conspiração’ que favoreceria remdesivir
Há estudos em andamento para verificar a eficácia de ambas as drogas no tratamento de pacientes com covid-19

É falso que máscaras reduzam imunidade e potencializem a proliferação de bactérias
Tanto máscaras cirúrgicas quanto artesanais, feitas de pano, dispõem de filtros que permitem a passagem do oxigênio e filtram partículas que possam estar infectadas pelo novo coronavírus

Não é verdade que todo o comércio de Minas Gerais esteja aberto
Postagem enganosa que viralizou no Facebook relaciona número de mortes pela covid-19 com abertura de lojas e restaurantes

Apelo por distribuição de remédios cita medicamentos sem eficácia comprovada contra o coronavírus
Post viral no Facebook defende que governadores e prefeitos deixem população se tratar em casa para evitar superlotação de hospitais

É falso que PF do Amazonas tenha desenterrado caixões cheios de pedras
Boatos que tentam minimizar número de mortes por coronavírus têm viralizado nas redes sociais

Vídeo de dança em rua de Milão é verdadeiro, mas quarentena não acabou na cidade
Itália passa por flexibilização do isolamento, mas autoridades expressam cautela e aglomerações são proibidas

Sem eficácia comprovada contra covid-19, azitromicina e ivermectina não devem ser tomados sem prescrição médica
Ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes (PE) defende o uso dos medicamentos por indivíduos com sintomas em vídeo viral; conteúdos semelhantes se multiplicam nas redes

Chá com alho, gengibre e limão não cura coronavírus
Primeiro-ministro da Guiné-Bissau disse ter usado remédio caseiro e medicina convencional para se recuperar da covid-19

Dois terços dos nova-iorquinos infectados estavam em casa, mas dado não comprova falhas no distanciamento social
Publicações nas redes sociais tiram de contexto dados sobre coronavírus divulgados pelo governador Andrew Cuomo

Boato triplica número de cadastrados para receber auxílio emergencial
Até quinta-feira, 51 milhões de pessoas haviam se inscrito para receber benefício de R$ 600 para trabalhadores informais

Descoberta de anticorpo em Israel ainda não significa cura para coronavírus
Achado científico precisa passar por testes e regulação; vídeo viral define estudo israelense como vitória de Bolsonaro

É falso que covid-19 mate apenas pessoas com doenças prévias e possa ser tratada em casa com antibióticos
Vídeo em circulação nas redes sociais afirma que supostas autópsias realizadas em hospital de Bérgamo, na Itália, indicariam que novo coronavírus é ‘maior mentira do século 21’

Ao menos 40 políticos morreram por covid-19, diferentemente do que afirma post viral
Publicação com 10 mil compartilhamentos no Facebook afirma que coronavírus não matou políticos ‘nem aqui nem na China’

Número de mortes por coronavírus não diminuiu no Amazonas após visita do ministro da Saúde
Ao contrário do que afirmam posts em redes sociais, Estado registrou recorde de óbitos pela covid-19 depois da visita de Nelson Teich

Dirigir sem usar máscara não configura infração de trânsito
Boato diz que PM e Detran estariam penalizando motoristas com multa e perda de três pontos na carteira

Ao contrário do que afirma blog, OMS recomenda isolamento como uma das medidas de combate ao novo coronavírus
Declaração de uma porta-voz da OMS foi tirada de contexto para dar a entender que a organização não recomenda o confinamento como ferramenta de combate ao novo coronavírus

Alteração de atestado de óbito em Guarulhos é usada por negacionistas do coronavírus para expor ‘fraude’ inexistente
Prefeitura e familiares relatam que exame ficou pronto somente após o falecimento de idosa de 64 anos; notificação é compulsória

Áudio de médico é verdadeiro, mas opinião sobre origem do coronavírus não tem respaldo científico
O áudio foi realmente gravado por Roberto Zeballos, mas não é verdade que vírus foi criado em laboratório na China

Registros de óbitos em cartórios confirmam dados da pandemia no Brasil
Texto de corrente de WhatsApp diz que ‘não há epidemia’ e mostra números que seriam do Portal da Transparência

Foto de caixão vazio não é atual nem foi tirada no Amazonas
Imagem que circula nas redes sociais é de 2017, foi tirada em São Paulo e publicada em uma reportagem que denunciava um golpe para resgate de seguro de vida

Vídeo usa informações falsas para dizer que lockdown foi inútil e pico de covid-19 ficou para trás
Teoria é baseada em estudo publicado por pesquisador israelense no Facebook, sem passar por revisão, mas instituições como OMS, Imperial College London e Universidade Johns Hopkins apontam o contrário. Brasil registrou recorde de novos casos nesta quinta-feira, 30

É falso que São Paulo e Rio de Janeiro tenham taxas de letalidade 10 vezes maiores que Minas Gerais
Minas Gerais tem uma taxa de letalidade menor da doença provocada pelo novo coronavírus, mas as diferenças são muito menores do que as apontadas por um texto publicado nas redes sociais

Não é verdade que máscaras contaminadas serão distribuídas para a população de São Paulo
O Comprova verificou que não há previsão de distribuição de máscaras para a população por parte dos órgãos de saúde do estado e o próprio autor do vídeo se retratou nas redes sociais de uma afirmação que fez sobre a chegada ao porto de Santos de máscaras contaminadas por covid-19 vindas da China

Governador da Bahia não pediu a prefeitos para ‘inventarem’ casos de covid-19
Vídeo publicado no YouTube e Facebook foi tirado de contexto; nas imagens, o governador da Bahia, Rui Costa, discute com prefeitos sobre o crescimento de casos de coronavírus na região do extremo sul do estado

Foto de galpão com remédios é tirada de contexto para criticar combate à covid-19 no Pará
Imagem compartilhada pelo governador paraense Helder Barbalho (MDB) anunciava distribuição de hidroxicloroquina e azitromicina para hospitais

Poema que descreve quarentena foi escrito em 2020, e não em 1869
Texto ‘No Tempo da Pandemia’ viralizou nas redes sociais atribuído a escritora do século 19, como se fosse ‘profecia’

Foto mostra briga por jogo de damas, e não agressão a governador Ronaldo Caiado
Imagem circula fora de contexto nas redes sociais desde rompimento político com presidente Jair Bolsonaro

Boato resgata fotos antigas da Cracolândia para atacar combate ao coronavírus
Imagens de até três anos atrás são utilizadas para dar a impressão de que são atuais

Nobel de Medicina Tasuku Honjo não disse que o coronavírus é artificial
O próprio pesquisador desmentiu as alegações atribuídas a ele e, além disso, pesquisas científicas confirmaram que o vírus causador da covid-19 não foi desenvolvido em laboratório

Anúncios de “cura” de covid-19 são falsos: evite compartilhar

Posts que citam mefloquina como cura do novo coronavírus são falsos

Foto de surfista detido por furar quarentena foi tirada na Costa Rica, e não em São Paulo
Imagem foi tirada de contexto para criticar quarentena imposta pelo governo de São Paulo

É falso que TV tenha denunciado enterro de caixões vazios em Manaus
Vídeo falso no YouTube atribui à ‘Band’ suposta reportagem; emissora de TV nega ter veiculado matéria sobre o assunto

Álcool em gel não pega fogo sozinho se deixado dentro de um carro ao sol
Produto só entra em combustão espontânea em temperaturas maiores que 363°C; de qualquer forma, é preciso cuidado ao armazenar substâncias inflamáveis

Foto de hospital de campanha recém-aberto é usada para questionar gravidade da covid-19 em São Paulo
Registro é de unidade montada no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André (SP), que recebeu primeiros pacientes na data mais antiga das postagens

Vídeo que alerta sobre a importação de máscaras contaminadas é montagem
A OMS não fez alertas sobre máscaras importadas da China e da Índia, como afirma um vídeo publicado no YouTube

É falso que enfermeira tenha sido demitida após filmar leitos vazios em hospital na Bahia
Vídeo foi gravado em março e imagens mostram a ampliação de leitos na unidade para o tratamento de covid-19 do Instituto Couto Maia (ICOM), hospital de referência para o tratamento da doença na Bahia; a Secretaria da Saúde nega a demissão da funcionária

Vídeo com leitos vazios mostra hospital de campanha recém-inaugurado em Santo André
Centro médico de referência na cidade tem 100% de leitos de UTI destinados à covid-19 ocupados

Sem apresentar evidências, texto sugere que governadores e prefeitos usam a pandemia para driblar a lei
Publicação feita em blog e compartilhada nas redes sociais mistura dados verídicos e enganosos para sugerir uma atuação não fiscalizada do poder público e desvios de dinheiro. Sem apresentar evidências, texto diz que governadores e prefeitos estariam driblando a lei em contratos firmados sem licitação

Polo de confecções de Pernambuco produz máscaras com incentivo do governo estadual
Postagens falsas no Facebook afirmam que governo federal teria transformado produção local de máscaras e EPIs na maior do Brasil

Pesquisa brasileira não usou doses letais para matar pacientes e atacar cloroquina
Publicações nas redes sociais usam dados de uma pesquisa brasileira para acusar pesquisadores de tramarem contra o uso de cloroquina no tratamento de pacientes com a covid-19; algumas postagens acusam pesquisador de ser ligado ao PT

Brasil não tem ‘maior taxa de recuperação’ de covid-19 no mundo; post no Facebook faz comparação inadequada
Tabela que circula nas redes sociais omite países com maior porcentagem de recuperação, como a Alemanha

Comer alimentos alcalinos não previne infecção pelo novo coronavírus
Imagem compartilhada no Facebook que lista pH de comidas erra conceitos científicos básicos

Ainda não há cura oficial para a covid-19; tratamento com corticoides não tem estudo publicado
Médico que aparece em entrevista à TV Record diz ter resultados animadores, mas ele próprio rejeita a tese de que o método já possa ser considerado uma cura

É falso áudio atribuído ao general Braga Netto que pede intervenção militar
Peça que superou mais de 1,5 milhão de reproduções começou a circular na semana passada

Vídeo mostra FBI confiscando máscaras de acumulador; gravação não tem relação com a China
Post alega que máscaras foram apreendidas nos Estados Unidos por estarem contaminadas com coronavírus, o que não é verdade

Receita caseira com jambu, alho e limão não cura a covid-19
Publicação no Facebook ensina a falsa receita e afirma que ‘este é o remédio que está tratando pessoas com o novo coronavírus no Amazonas’

Imagem de enfermeiros vestindo sacos de lixo contra coronavírus é dos EUA
Postagem engana ao alegar improviso de equipamentos de proteção por profissionais de saúde brasileiros e também apresenta informações desatualizadas sobre o ‘auxílio-paletó’

Vídeo de Doria dançando é antigo e não tem relação com pandemia da covid-19
Gravação foi compartilhada no Facebook como se fosse recente, de modo a acusar governador de ignorar recomendações do Ministério da Saúde

Boato distorce tempo de espera para diagnóstico da covid-19
Notícias falsas em redes sociais afirmam que testes demorariam de 10 a 20 dias para pessoas vivas, mas seria automático para mortos pelo novo coronavírus

É falso que Rodrigo Maia tenha descartado projeto sobre estado de emergência em fevereiro
Postagem falsa alega que presidente da Câmara teria arquivado projeto do Executivo, porém a matéria foi aprovada no mesmo dia

Vídeo é usado fora de contexto para relacionar ação da PM em São Paulo à pandemia de covid-19
Imagens foram gravadas em dezembro de 2019 e mostram abordagem da PM a homem que agrediu companheira, e não investida contra idoso que caminhava na rua

Post que fala em ‘futuro sem isolamento social’ usa fotos não relacionadas a coronavírus
Imagens publicadas em postagem viral são de massacre no Egito e tragédia em Brumadinho

Postagem com orientações sobre como obter auxílio emergencial contém erros
Foto com papel que teria sido distribuído em agência da Caixa tem informações incompletas; banco tem aconselhado a se informar pela central oficial de atendimento telefônico no número 111

Liberação de uso da cloroquina por agência americana não é para todos os pacientes da covid-19
Texto que viralizou no WhatsApp e em posts no Facebook distorce anúncio da FDA e espalha informações falsas sobre farmacêutica Novartis

É falso que pesquisadores de Harvard tenham concluído que isolamento pode piorar a situação da covid-19
Segundo o estudo em questão, a rápida implementação de medidas duras de distanciamento social é essencial para ajudar a controlar a epidemia do novo coronavírus

Tabela de mortes do Datasus compartilhada em redes sociais tem números falsos
Post alega que dados são de janeiro a março de 2020, mas o portal do Ministério da Saúde só possui informações consolidadas até 2018

Foto antiga da Cracolândia é usada no Facebook para criticar isolamento social
Imagem de aglomeração de pessoas na rua foi publicada em 2017 pelo ‘Estado’

Desembargador e advogados não acionaram Forças Armadas contra STF e governadores
Forças Armadas não foram chamadas para prender ministros do Supremo Tribunal Federal; desembargador e advogado negam autoria de petição citada em um vídeo publicado no YouTube

Dias Toffoli não impediu Estados e municípios de imporem restrições à circulação de pessoas
Sentença do presidente do Supremo Tribunal Federal que se refere a ação da Prefeitura de Teresina contra a Ambev foi tirada de contexto

Posts inventam ‘desabafo’ de Gusttavo Lima sobre ‘ataques’ contra Bolsonaro
Não é verdade que cantor sertanejo teria dito, em suas redes sociais, que nunca ouviu falar ‘de um presidente sendo tão humilhado pela mídia’

PF não tem inquérito para apurar mortes pela covid-19
Postagem no Facebook afirma que número de mortes pelo novo coronavírus caiu desde abertura de investigação, o que não é verdade

Acusação de que China contaminou máscaras com coronavírus foi inventada por autor de áudio
Em contato com o Comprova, o responsável por uma gravação que viralizou no WhatsApp disse que a fonte de suas alegações era ‘ele mesmo’ e que a prova era ‘o próprio áudio’

Vídeo é tirado de contexto para distorcer ações do governo Doria no enfrentamento à covid-19
Gravação que viralizou no Facebook mostra abordagem policial a homem que estaria embriagado e armado com faca

Não há consenso sobre possibilidade de coronavírus ser transmitido pelo ar
OMS informa que principal forma de transmissão é por gotículas de saliva produzidas quando uma pessoa doente espirra, tosse ou fala

Posts distorcem artigo de Fernanda Torres sobre coronavírus
Postagens no Facebook afirmam que atriz disse ‘torcer’ para que o coronavírus matasse pessoas, o que não é verdade

Montagem de Doria pichando símbolo do comunismo viraliza no Facebook
Imagem editada usa foto de 2017, quando Doria, então prefeito da capital, participou de inauguração de Museu de Arte de Rua

Foto antiga de William Bonner em blitz volta a circular; CNH do apresentador só vence em 2023
Na ocasião, Bonner foi parado pela Polícia Federal, fez teste do bafômetro e seguiu viagem

Perfis bolsonaristas distorcem ação de combate ao coronavírus no Pará
Iniciativa do governo colocou detentos para pintar pontos de ônibus, e não vigiar pessoas

Posts enganam ao comparar número de mortes por covid-19, dengue e tuberculose
Publicações no Facebook divulgam estatísticas erradas com o objetivo de minimizar pandemia do novo coronavírus

Hospital nega que tenha tratado ‘primo Antonio Carlos’ com cloroquina
Hospital Unimed-Rio nega que tenha atendido paciente chamado Antonio Carlos, de 67 anos, curado da covid-19 com cloroquina, características descritas em um tuíte que viralizou

É falso que Hospital das Clínicas não tenha pacientes com covid-19
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra imagens de outro hospital, que fica em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo; essa unidade também tem pacientes internados com a covid-19

Vídeo de grupo bolsonarista engana ao falar em ‘mobilização nacional para a reabertura do comércio’
Não existe um movimento organizado para a abertura do comércio ou a realização de promoções na chamada ‘Bolsonaro Week’

Nenhum dos homens que aparecem em vídeos criticando isolamento é analista da bolsa Nasdaq
Vídeos de terceiros, com críticas à política de isolamento social como combate à pandemia do novo coronavírus, foram atribuídos a Marcio Rocha, um suposto analista da bolsa Nasdaq, de Nova York

Ainda não existe vacina contra coronavírus; é falso que alho e açafrão-da-terra previnam infecção
Melhor forma de evitar contaminação é higienizar de forma regular e adequada as mãos, além de manter distanciamento de outras pessoas e evitar tocar olhos, boca e nariz

Estudo australiano ainda não provou eficácia de remédio contra coronavírus em humanos
Publicações nas redes sociais utilizam pesquisa da Monash University para decretar o ‘fim do pesadelo’ da covid-19, mas instituição afirma que ainda é preciso realizar testes clínicos do Ivermectin

Post no Facebook distorce fatos sobre combate a coronavírus em Curitiba
Embora não haja decreto proibindo funcionamento de comércio na capital paraense, maior parte das lojas está fechada e serviços municipais foram suspensos; Curitiba registrou três mortes pela covid-19

É falsa postagem sobre votação de deputados para ‘não abrir mão dos salários’
Propostas protocoladas na Câmara Federal que pedem transferência de até 100% dos subsídios para o Sistema Único de Saúde ainda não foram votadas

Imagem de prédio da Fiesp com bandeira da China é usada fora de contexto
Postagens em redes sociais e mensagens em aplicativo usam imagem e link de uma publicação de 2019 para acusar a FIESP de proteger o governo chinês em meio à pandemia do novo coronavírus

Boato usa lista desatualizada de projetos da lei Rouanet para inventar ‘desvio’ de dinheiro da saúde
Entre as propostas listadas, oito não receberam dinheiro algum; verba para iniciativas culturais não poderia ser aplicada em hospitais

Vacina do coronavírus não terá microchip para rastrear a população
Não há nenhuma notícia de qualquer vacina com microchip em desenvolvimento no mundo, como tenta fazer crer uma publicação que viralizou nas redes sociais

Estudo do médico Vladimir Zelenko com hidroxicloroquina não tem comprovação científica
Pesquisa do médico de Nova York que alega ter ‘resultados positivos tremendos’ contra a covid-19 não foi publicado em nenhum periódico de saúde

É falsa a corrente que diz que Xangai e Pequim não tiveram casos de coronavírus
Segundo a OMS, ao contrário do que afirma uma corrente que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem, foram registrados 583 casos de coronavírus em Pequim e 526 em Xangai até o dia 3 de abril

Transferência de helicóptero da Polícia de SP é alvo de boato nas redes sociais
João Doria voltou atrás de ação, mas boatos circulam e distorcem até intenção inicial do governador paulista

Áudio no qual um suposto médico de hospital do Rio de Janeiro defende o fim da quarentena tem informações falsas
Não existe a função de chefe de rotina no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no bairro de Acari, no Rio de Janeiro, função que o suposto médico diz exercer, e os dados que ele apresenta em áudio compartilhado em redes sociais não condizem com a realidade

Ministério da Defesa desmente boato de que Exército tenha construído 2 mil leitos em 48 horas
Forças Armadas têm, de fato, atuado em montagem de hospitais de campanha, mas não é verdade que tenham construído 2 mil leitos em 48 horas, como afirmam postagens nas redes sociais; na China, os primeiros três hospitais de campanha tinham 4 mil leitos e foram feitos em 29 horas

Áudio vazado de suposto assessor do governador do Ceará é falso
Os envolvidos negam o conteúdo do áudio e o nome Ricardo Certi não consta na lista de servidores estaduais do Ceará

Foto antiga de aglomeração em agência da Caixa é usada em boato sobre auxílio de R$ 600
Pagamento emergencial a trabalhadores informais ainda não foi sancionado por Bolsonaro

Vídeo do diretor da OMS foi tirado de contexto para validar discurso de Bolsonaro
Alerta de Tedros Adhanom Ghebreyesus não significa que a OMS tenha deixado de apoiar o isolamento social como estratégia contra o novo coronavírus

Reportagem de TV italiana sobre vírus criado em laboratório chinês não tem relação com a covid-19
A matéria em questão, na verdade, fala sobre um grupo de cientistas que criou uma versão híbrida de um coronavírus de morcego na China cinco anos atrás e foi baseada em um estudo da revista científica Nature

Limão com bicarbonato não cura covid-19 e pode fazer mal à saúde
Ao contrário do que afirma a corrente, o Ministério da Saúde diz que ainda não existe vitamina, terapia alternativa ou remédio licenciado capaz de evitar o contágio ou tratar a doença

É falsa a corrente que fala em ‘etapa máxima de infecção’ pelo novo coronavírus até 3 de abril
Segundo especialistas, o Brasil ainda está no início da curva de crescimento da covid-19

Vídeos de Osmar Terra são compartilhados como se fossem do ex-ministro Adib Jatene
Vídeos do deputado Osmar Terra defendendo o isolamento vertical circulam nas redes atribuídos erroneamente ao cardiologista Adib Jatene, falecido em 2014

Formulário que pede dados para receber benefício emergencial é falso

Ficha de recebimento do auxílio para pessoas de baixa renda durante a crise do novo coronavírus é fraudulenta

Boato falso associa quarentena com vídeo antigo de descarte de alimentos
Gravação no Ceagesp foi feita após enchentes de fevereiro; decreto estadual não afetou entreposto

Bolsonaristas distorcem teor de decreto de Doria para espalhar desinformação sobre contagem de casos de covid-19
Depois que presidente colocou em dúvida o número de mortes em São Paulo relacionadas à pandemia do novo coronavírus, grupos de simpatizantes passaram a difundir falsidades sobre procedimentos de registro de falecimentos

É falsa campanha de doação de cestas básicas do Carrefour contra coronavírus
Rede de supermercados não anunciou nenhuma ação do tipo nos últimos meses

É falso que Israel controle o coronavírus sem distanciamento social
Ao contrário do que afirma mensagem divulgada nas redes sociais, o país do Oriente Médio mantém ativas algumas medidas de isolamento e não tem a ‘melhor situação do mundo’ diante da pandemia

É falso que Itália tenha registrado 232 mortes de crianças pela covid-19
O governo italiano não havia registrado óbitos de pessoas com menos de 30 anos até o dia 24 de março

Imagem de repórter com traje de proteção contra o coronavírus é tirada de contexto para atacar a mídia
Repórter não usou traje de proteção contra coronavírus ‘para causar pânico’ como afirma post verificado pelo Comprova; ela estava demonstrando uso de roupa produzida para médicos

Ainda não existe cura para coronavírus; auto-hemoterapia não tem comprovação e pode ser perigosa
Vídeo que sugere método não reconhecido cientificamente como forma de prevenção contra covid-19 teve 300 mil visualizações no Facebook

Estudos com hidroxicloroquina são preliminares; não compartilhe promessas de curas milagrosas do coronavírus
Uso do medicamento não é recomendado pela Anvisa como prevenção ou tratamento; confirmação da eficácia depende de mais testes

Flávio Bolsonaro e Ricardo Salles publicam vídeo antigo de Drauzio Varella sobre coronavírus
Em vídeo gravado em janeiro, médico disse estar levando vida normal; mais recentemente, ele contou estar resguardado em casa por fazer parte do grupo de risco

Receitas de álcool em gel caseiro não são eficazes contra coronavírus e podem ser perigosas
Melhor forma de prevenção contra a covid-19 é lavar as mãos com água e sabão da maneira correta

Coronavírus: é falso alerta sobre perda de aposentadoria para idosos que saírem às ruas durante quarentena

Mensagem que circula no WhatsApp simula comunicado da Previdência Social e cita medida provisória 922, que não tem relação com a pandemia da covid-19

Mensagem que promete Netflix grátis durante isolamento por coronavírus é golpe

Corrente com informação falsa circula no WhatsApp com link malicioso, que pode servir para roubar dados pessoais

Boato adultera notícia de doação de álcool em gel pela Ambev

Empresa vai distribuir álcool em gel para estabelecimentos de saúde, e não para toda a população

Para evitar covid-19, use álcool gel; usar mão ‘não-dominante’ não garante prevenção

Corrente no WhatsApp sugere que destros usem mão esquerda para abrir portas para evitar tocar rosto.

Administradora de 125 condomínios divulga informação errada de proteção contra coronavírus

Beber água de 15 em 15 minutos não previne contra covid-19.

Coronavírus: estudo desmente teoria conspiratória sobre criação em laboratório da China

Cientistas afirmam que características do SARS-CoV-2 apontam para uma origem natural

Número 156 não agenda teste de coronavírus em casa, esclarece Prefeitura de SP

Recomendação a quem tem sintomas é se dirigir a atendimento médico mais próximo usando máscara.

Boato no Facebook inventa que novo coronavírus foi ‘planejado’ pela China

Não é verdade que China tenha se ‘livrado’ da doença.

Coronavírus: áudio no WhatsApp exagera número de casos na Prevent Sênior

Áudio atribuído a CEO da operadora de saúde, Fernando Parrillo, é falso.

Coronavírus: Ambev desmente suspensão de produção de cerveja por pandemia

A cervejaria não anunciou “férias coletivas” para seus funcionários.

Coronavírus: mensagem sobre saque de R$ 470 do Bolsa Família é falsa

Governo não liberou verba para beneficiários comprarem materiais de limpeza e prevenção contra coronavírus.

Coronavírus: Fiocruz alerta para mensagem falsa que circula no WhatsApp

Mensagem traz informações erradas, como a alegação de que o vírus é maior do que o normal.

Coronavírus: postagens inventam profecia de Nostradamus sobre pandemia

Texto atribuído ao francês é pura ficção.

Coronavírus: decreto de ‘feriado nacional’ de sete dias é pegadinha

Corrente que circula no WhatsApp é brincadeira para pegar desavisados.

Vacina de Cuba contra coronavírus é ficção

País ainda não produziu vacina que previna contra covid-19.

Coronavírus: veja correntes com informações falsas que circulam no WhatsApp

Mensagens que recomendam tomar água com limão e limpar mãos com vinagre contrariam recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desinformação sobre coronavírus pode vir até de médicos; veja o que dizem os órgãos oficiais

Não é verdade que coronavírus não mata e nem causa gripe, ao contrário do que afirma médico em vídeo.

Gerador de falsas manchetes impulsiona boataria sobre coronavírus e tráfico

É falso que paciente de coronavírus tenha sido baleado por traficantes no Rio.

Coronavírus já está até no Vaticano, mas papa Francisco não foi infectado

Pontífice estava apenas resfriado.

Boato falso diz que teste para coronavírus nos EUA custa mais de US$ 3 mil

Pacientes arcam com custos relacionados à internação. Nos Estados Unidos não existe sistema de saúde pública gratuito.

Piada sobre coronavírus em prostíbulo na Espanha se espalha e engana desavisados

Brincadeira sobre quarentena em casa de prostituição se espalhou como se fosse real.

Coronavírus: imagens de mercado de animais são da Indonésia, e não da China

Vídeo de mercado na Indonésia viralizou como se mostrasse cidade de Wuhan.

Coronavírus: site distorce entrevista para sugerir possibilidade de criação de arma biológica

Especialista israelense citado em boato disse que não há evidências de que China tenha criado nova doença em laboratório

Coronavírus: corrente de WhatsApp dissemina informações falsas sobre prevenção

Não é verdade que chá de erva doce proteja contra covid-19.

Paciente com coronavírus não morde: cuidado com os boatos

É falso que pessoa com covid-19 tenha mordido médico nos EUA.

Radialista dos EUA espalha desinformação sobre coronavírus, e boatos já circulam em português

No começo da disseminação da doença, postagens nas redes sociais exageravam número de infectados.


Voltar


Comente sobre essa publicação...