Semana On

Domingo 23.jan.2022

Ano X - Nº 475

Campo Grande

Idosos com idade a partir de 90 anos podem ser imunizados contra a Covid-19 neste sábado, em Campo Grande

Na segunda-feira será a vez dos idosos com idade entre 88 e 89 anos: confira o calendário completo

Postado em 05 de Fevereiro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O cronograma de imunização contra a Covid-19 do público idoso estabelecido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), teve prosseguimento nesta sexta-feira (6) com atendimento de pessoas com 90 e 91 anos.

A vacinação está disponível no período da tarde, de 13h às 17h, em 18 unidades. O atendimento também está sendo feito mediante agendamento pelo sistema drive-thru, no Parque Ayrton Senna.

A expectativa é de que nesta sexta-feira o município alcance 23.985 pessoas imunizadas, considerando o planejamento de dispensação e aplicação de doses. A vacinação contra a Covid-19 teve início no dia 19 de janeiro, exclusivamente para trabalhadores da saúde, idosos asilados, pessoas com deficiência com mais de 18 anos institucionalizadas e pessoas com mais de 80 anos.

A fim de evitar aglomeração e dar segurança aos usuários, a Prefeitura estabeleceu um calendário para atendimento dos idosos, considerando o número reduzido de doses recebidas até então. Para o público acima de 80 anos foram enviadas somente 3,6 mil doses e a população estimada é de 18 mil pessoas.

“Essa foi uma forma encontrada pelo município para conseguir organizar a vacinação destas pessoas de uma forma segura e sem intercorrência. Na medida em que novas doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde, o calendário pode ser alterado e novos públicos atendidos”, reforça o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Pontos de vacinação: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h

Região do Centro

UBS 26 de Agosto

Região do Prosa
USF Mata do Jacinto
USF Estrela Dalva

Região do Imbirussu
USF Albino Coimbra
USF Silvia Regina

Região do Anhanduizinho
USF Botafogo
UBS Dona Neta
Clinica da Família Iracy Coelho
USF Parque do Sol

Região Lagoa
USF Batistão
Clínica da Família Portal Caiobá
USF Coophavilla

Região Segredo
UBS Coronel Antonino
USF São Francisco
USF Vila Nasser

Região Bandeira
UBS Carlota
USF Tiradentes
USF Universitário

Drive-thru garante mais agilidade e comodidade

Inaugurado no último dia 3, o Drive-Thru para vacinação contra a Covid-19 garante agilidade e conforto para a população de Campo Grande. Funcionando através de agendamento, o atendimento no drive durará cerca de quatro minutos por pessoa a ser imunizada. 

 “O cadastro já garante que as informações do idoso a receber a dose já estejam atualizadas. Assim, quando receber o telefonema da Sesau agendando o horário para comparecer ao drive, já terá sua dose garantida e ainda sem se preocupar com possíveis exposições ao vírus”, comenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

A aposentada Alice Esposito, 96 anos, foi uma das pessoas que receberam a primeira dose da vacina nesta quarta-feira, e confessa que estava ansiosa pela imunização. “Essa é a única forma de se prevenir contra essa doença que é terrível e já matou muita gente. Vou aguardar a segunda dose para garantir que estou imune, mas sem me descuidar e continuar tomando os cuidados necessários”, alerta.

O ponto de vacinação está instalado no Parque Ayrton Senna, local onde funcionava o polo de atendimento a pacientes sintomáticos respiratórios no ano passado. “A nível nacional, Campo Grande está sendo destaque na vacinação. Há um comprometimento e uma responsabilidade muito grande em salvar vidas aqui no município”, elogia o prefeito Marquinhos Trad.  

Em um primeiro momento serão aplicadas 75 doses por dia no local, realizando o agendamento através do contato telefônico feito pela Sesau, de acordo com a ordem de cadastro e da programação para vacinação por faixa etária. 

Vacinação no Drive-Thru 

O ponto de vacinação está instalado no ginásio do parque, tendo quatro boxes para aplicação das doses, com capacidade de atender até 200 pessoas por dia, e dois pontos de saída. A entrada é feita pelo acesso secundário do local, na Rua Arapoti. 

Ao chegarem na entrada do Drive, os pacientes passarão por uma triagem e serão direcionados a um dos boxes, se identificando e recebendo as doses logo em seguida. O acesso é exclusivo para quem está de carro, não sendo feita a vacinação de pessoas que vão até o parque por outros meios. 

Após a aplicação da vacina, parte dos veículos sairão pela Rua Arapoti, em um outro acesso, e outra parte na Avenida Ezequiel Ferreira Lima. Essa divisão visa facilitar a mobilidade na saída do parque. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...