Semana On

Sexta-Feira 17.set.2021

Ano X - Nº 460

Legislativo

Presidente da ALEMS ressalta compromisso com o desenvolvimento de MS

Poderes reforçam protagonismo da Assembleia na retomada do crescimento econômico

Postado em 03 de Fevereiro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), conduziu a solenidade de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura, no último dia 2, no Plenário Júlio Maia. O evento, adequado à realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus, foi fechado ao público, e contou com os ritos habituais, desta vez adaptados em obediência às medidas de biossegurança necessárias à prevenção contra o contágio do novo coronavírus.

O presidente da ALEMS ressaltou que a palavra de ordem é o respeito pelas instituições. “O respeito às instituições é fundamental à harmonia dos Poderes”, disse. Também ressaltou igualmente o respeito e gratidão pelos dias que conduziu o Governo do Estado. “Reinaldo Azambuja (PSDB) tem uma equipe maravilhosa, que me recebeu muito bem, agradeço a todos. Aqui nesta casa o senhor também sabe do respeito por todos do Executivo”, declarou.

Ainda sobre o papel da Casa de Leis, junto ao Poder Executivo, Paulo Corrêa enfatizou a atuação fundamental dos parlamentares pelo desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Os deputados sempre me ajudam a tomar a decisão colegiada. Infelizmente, não estamos aqui para agradar a todos, e sim para manter o Estado de pé”, afirmou.

“Estamos aqui na Assembleia Legislativa para exercer a representatividade a qual fomos eleitos, e estamos aqui para continuar trilhando neste caminho”, complementou o deputado e presidente Paulo Corrêa.

Por fim, informou que a Casa de Leis permanece fechada ao público. “Muitos me questionaram e eu quero informá-los que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul continua fechada ao público. Nós respeitamos a ciência, os protocolos técnicos da Organização Mundial de Saúde [OMS] e a Casa de Leis continua funcionando. Em 2020, não deixamos de aprovar projeto algum. Avaliaremos, em 90 dias, se haverá mudança em relação aos trabalhos legislativos”, disse.

Protagonismo

O momento atual pandêmico forçou os Poderes a administrar os cenários adversos decorrentes da crise econômica e social. Durante a solenidade, os dirigentes das instituições públicas falaram dos principais desafios a serem enfrentados neste ano e a importância da atuação dos parlamentares na retomada do crescimento econômico.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que, apesar da tragédia sem precedentes, o Estado agiu com presteza e responsabilidade para atender a população e conter a disseminação da Covid-19. “Com o apoio dos deputados estaduais, foi possível realizar várias ações para manter a força da nossa economia. Fomos o segundo PIB que mais cresceu e um dos seis Estados com saldo positivo em geração de empregos. Novas empresas abriram, o que sinaliza a recuperação da atividade econômica, sustentada pelo agronegócio”, disse. Conforme determina a Constituição do Estado, Azambuja entregou à Assembleia Legislativa a mensagem do Poder Executivo para o ano de 2021. Veja aqui na íntegra.  

Vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o desembargador Sideni Soncini Pimentel disse que a pandemia tem exigido da classe política e dos Poderes um trabalho conjunto. “A atuação alinhada é o caminho. A relação entre as instituições tem sido harmônica. Obtivemos uma resposta rápida do Poder Legislativo quando o assunto foi em favor de toda população sul-mato-grossense. Apesar da pandemia, não tenho dúvida que 2021 será um ano promissor”, afirmou.

Para Fábio Rombi, defensor público-geral do Estado, a ALEMS tem cumprido um papel primordial para conter a pandemia. “O Parlamento Estadual agiu rapidamente a esta crise. As votações não pararam, projetos de lei foram apresentados no combate ao coronavírus e nada ficou para trás. Por meio do diálogo, as instituições construíram pontes e, pós-pandemia, realizarão juntas aquilo que será o melhor para o Estado”.

A esperança de retomada do crescimento está depositada na vacinação, conforme o secretário de Estado de Governo, Eduardo Ridel. “Depois de um ano extremamente difícil por conta da pandemia, entramos 2021 com esperança em função da vacina, ainda lenta, mas com perspectiva de concluir esse ano positivamente com relação à saúde. Ao longo dos últimos anos, Mato Grosso do Sul fez seu dever de casa e a Assembleia foi fundamental para que chegássemos em 2021 com o Estado equilibrado, preparado e fazendo investimentos”, falou Ridel.

A cerimônia de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura teve o formato híbrido e respeitou as regras de distanciamento estabelecidos nas normas de proteção e de prevenção à Covid-19. O público pode acompanhar a solenidade ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS, e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). 


Voltar


Comente sobre essa publicação...