Semana On

Quarta-Feira 23.jun.2021

Ano IX - Nº 448

Mato Grosso do Sul

Vacinação de idosos acima de 80 anos começa nesta sexta, avisa Eduardo Riedel

Em Campo Grande, grupo começará a ser vacinado na segunda-feira

Postado em 29 de Janeiro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), orientou os municípios para que a partir desta sexta-feira (29) sejam vacinados contra Covid-19 os idosos acima de 80 anos.

Segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o Governo irá enviar aos municípios 10.200 doses da vacina contra Covid-19 para que seja feita a primeira aplicação em 10.200 pessoas acima de 80 anos de idade. Segundo estimativa populacional do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul possui cerca de 51 mil idosos acima de 80 anos. Com essa remessa será possível imunizar 20% desse público alvo.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o objetivo é proteger as populações que são mais vulneráveis. “Estamos vacinando os públicos prioritários e vamos ampliando na medida que forem imunizando as pessoas e com a chegada de novos lotes de vacina”, destacou.

Mato Grosso do Sul iniciou a imunização dos primeiros grupos prioritários em 18 de janeiro, com a chegada do primeiro lote da vacina ao Estado.

Os municípios já estão nessa primeira fase imunizando os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, pessoas com deficiência em residências inclusivas, além de indígenas que moram em aldeias e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de Covid-19. A partir de 29 de janeiro passará a incluir também os idosos acima de 80 anos no público prioritário da primeira fase.

Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote com 158,7 mil doses da vacina Coronavac em 18 de janeiro. O segundo lote chegou ao Estado em 24 de janeiro com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O terceiro lote chegou ao Estado em 25 de janeiro com 10,2 mil doses da vacina Coronavac produzida no Brasil.

Campo Grande

A vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 80 anos terá início em Campo Grande na próxima segunda-feira, dia 1° de fevereiro.

De acordo com a Sesau, um cronograma foi estabelecido para separar os idosos por faixa etária e, portanto, evitar aglomerações nas unidades de saúde. Inicialmente serão 18 pontos de vacinação em unidades de saúde espalhadas pelas sete regiões urbanas do município. A vacinação para este público será de 13h às 17h.

Segundo a Secretaria, o atendimento será por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento. Porém a recomendação é de que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários façam o cadastro no sistema da Prefeitura através do site vacina.campogrande.ms.gov.br para agilizar o processo de identificação no dia da vacinação.

O município irá aplicar as 3.600 doses recebidas neste terceiro lote enviado pelo Governo do Estado seguindo o cronograma pré-estabelecido até que as mesmas se esgotem. No município há cerca de 18 mil idosos acima de 80 anos, conforme último censo do IBGE.

Confira o calendário de vacinação na capital sul-mato-grossense para idosos acima de 80 anos:


Voltar


Comente sobre essa publicação...