Semana On

Terça-Feira 03.ago.2021

Ano IX - Nº 454

Legislativo

Vereadores cedem carros para ajudar Sesau na distribuição de vacinas contra Covid-19

Comissão que acompanha aplicação das vacinas realiza primeira reunião

Postado em 27 de Janeiro de 2021 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com objetivo de agilizar e facilitar a logística de distribuição das vacinas contra Covid-19, os vereadores de Campo Grande se organizaram para ceder carros a fim de ajudar a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) na entrega das doses nos locais de vacinação.

Ao todo 10 vereadores cederam veículos para auxiliarem na distribuição das doses, sendo eles: Carlão, William Maksoud, Ronilço Guerreiro, Junior Coringa, Dr. Sandro Benites, Otávio Trad, Camila Jara, Prof. João Rocha, Silvio Pitu e Betinho.

De acordo com a enfermeira responsável pelo distrito sanitário do Prosa, Lara Cristina Benatti, a disponibilização de carros pela Câmara é determinante para o sucesso da campanha de imunização. “Como foi na vacinação da gripe, tivemos o apoio dos carros da Câmara, que nos auxiliaram em todos os atendimentos em domicílio. É primordial para executar nossas atribuições. Se não tiver logística de nos levar até o domicílio ou até a instituição de longa permanência, a gente não consegue”, afirmou.

Toda a definição dos locais para entrega das doses é feita pela Sesau. A Câmara contribuiu com a cedência de carros e motoristas para levar as equipes de profissionais de saúde que se deslocam até as instituições para realizar a imunização das pessoas nos grupos prioritários. Doses também estão sendo aplicadas em profissionais da saúde da Capital, que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. 

“A Câmara não poderia ficar de fora de um ato tão importante para a população, principalmente para quem precisa da vacina. Participamos com carros, gasolina e motorista. Vou incentivar os vereadores e participarem ainda mais. A vacina é a grande esperança, que está sendo concretizada hoje. É importante unirmos esforços para combatermos esse vírus”, afirmou o vereador Carlos Augusto Borges, Carlão, presidente da Casa de Leis. 

Apoio

Esta não é a primeira vez que a Câmara Municipal dá suporte logístico às ações da Sesau. Em março de 2020, a Casa já havia cedido veículos durante a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Os carros levaram as vacinas até os pontos de vacinação, bem como até as casas de idosos acamados ou com dificuldades graves de locomoção. Os carros e motoristas cedidos pelos vereadores irão auxiliar a Sesau na distribuição das vacinas até que todas as doses sejam aplicadas.

Reunião

Os vereadores que integram a Comissão criada para acompanhar a compra e aplicação das vacinas contra a Covid-19 em Campo Grande realizaram, no último dia 25, a primeira reunião técnica e deliberaram uma visita ao Instituto Butantan, responsável pela produção da responsável pela produção da vacina Coronavac. A campanha emergencial de vacinação teve início no último dia 19 na Capital.

A comissão foi oficializada no início da última semana e conta com os vereadores Beto Avelar, Clodoilson Pires, Dr. Jamal, Professor André Luiz e Dr. Sandro Benites. O encontro teve ainda a presença da assessora da Sesau, Dinaci Ranzi e definiu, ainda, uma reunião semanal com o prefeito Marquinhos Trad para acompanhar o andamento das ações de imunização. 

Participação da Câmara

A Câmara Municipal tem tido papel importante durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande. A Casa de Leis aprovou a compra das vacinas, de maneira unânime, durante sessão extraordinária não remunerada realizada no último dia 13.

O projeto de lei 9.921/21, já sancionado pelo prefeito Marcos Trad, prevê a compra em caráter emergencial, em conformidade com a Medida Provisória 1026/21, e busca facilitar a compra das vacinas, insumos e artigos necessários. Ela foi aprovada em regime de urgência, em única discussão e votação.

Além disso, a Casa instituiu a Comissão para acompanhar a compra de vacinas com eficácia comprovada contra o novo coronavírus e o cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e/ou pelo Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, nos termos da Lei n. 6.542, de 13 de janeiro de 2021.

Os vereadores ainda contribuíram com a cedência de carros e motoristas para levar as equipes de profissionais de saúde que se deslocam até as instituições para realizar a imunização das pessoas nos grupos prioritários.


Voltar


Comente sobre essa publicação...