Semana On

Segunda-Feira 27.set.2021

Ano X - Nº 461

Campo Grande

Exame padrão ouro para Covid-19 será ampliado para mais 15 unidades e terá coleta aos finais de semana

Por telefone, pacientes com suspeita de Covid-19 podem tirar dúvidas e passar por avaliação

Postado em 11 de Dezembro de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Considerado exame padrão ouro para diagnóstico da COVID-19, a coleta de RT-PCR será ampliada a partir de sexta-feira (11) para mais 15 unidades de saúde da capital. Além da maior facilidade para o agendamento do exame, ele também passará a ser realizado aos finais de semana em três pontos. 

Nesses novos pontos de coleta, o agendamento será feito pelo telefone 0800 647 0911 – por onde já acontece a marcação de exames do Drive Thru. Com o apoio do Corpo de Bombeiros, a prefeitura está cedendo servidores que irão reforçar os atendimentos aos pacientes que estão com sintomas e desejam programar a coleta.  

Atualmente Campo Grande conta com 12 locais de coleta do exame de Swab, mais o ponto de apoio do Drive Thru do Corpo de Bombeiros, que está localizado no centro da cidade, sendo esse o único que funciona durante os finais de semana. A partir dessa sexta-feira a coleta poderá ser realizada também em outras 15 unidades de saúde, sendo que três delas terão agendamento para sábados e domingos. 

Com o aumento no número de locais para a coleta do material para análise, dobra a oferta, sendo 720 exames por dia. Nas unidades com agenda para os finais de semana, será uma média de 600 coletas diárias. O processamento do resultado desses exames é feito através do Lacen – laboratório central do governo do Estado.

As unidades que passarão a realizar os exames são: 

Cristo Redentor 

Universitário 

Mata do Jacinto 

Estrela Dalva 

Jardim Noroeste 

Zé Pereira 

Jardim Azaléia 

Los Angeles 

Botafogo 

Iracy Coelho 

Clínica da Família Caiobá 

Vila Fernanda 

A USF Coophavilla, Clínica da Família Nova Lima e USF Parque do Sol realizarão os exames somente aos finais de semana. Além dessas USFs Batistão, Parque do Sol, 26 de Agosto, Tiradentes, Dona Neta, Moreninha, Vila Nasser, Oliveira, Nova Bahia, São Francisco, Aero Itália e Albino Coimbra já fazem a coleta, com agendamento através do sistema Hygea. No total serão 27 unidades aptas para fazer o RT-PCR. 

Por telefone

Os pacientes que apresentam sintomas de Coronavírus (Covid-19) ou outras Sindromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGS) contam com um serviço de Teleconsulta disponibilizado pela Prefeitura de Campo Grande para orientar à população, o que contribui para minimizar a exposição e circulação de pessoas, reduzindo assim os riscos de disseminação do vírus.

O serviço de Teleconsulta desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), foi lançado em março deste ano, sendo o primeiro a operar em Mato Grosso do Sul no serviço público de saúde. Através do número (67) 2020-2170 é possível tirar dúvidas sobre a doença e, inclusive, ser avaliado por um profissional de saúde. O serviço funciona diariamente de 07h às 19h.

“A proposta é facilitar o acesso do paciente e otimizar a assistência prestada. Esse é um modelo que foi adotado desde o início da pandemia, com resultados positivos, inclusive aqui em Campo Grande, onde milhares de pessoas já foram atendidas por profissionais capacitados, o que faz toda a diferença”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Ao ligar no número, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o coronavírus, principais sintomas e cuidados. A recepção será feita pelo videofonista, que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema. Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe de saúde de teleatendimento.

Outra ferramenta disponível à população é o Sistema de Triagem Online da Covid-19, que ter por objetivo saber como está a saúde do cidadão e a partir das informações fornecidas, aumentar ainda mais a assertividade das medidas que vêm sendo tomadas por todas as áreas.

O acesso é feito pelo site https://covid19.campogrande.ms.gov.br/, onde o usuário irá assinalar um termo de responsabilidade, antes de ter direcionado ao questionário.  O site é totalmente seguro.

A triagem não substitui, em nenhuma circunstância, a avaliação de um profissional de saúde e não é válida como atestado ou justificativa par afins trabalhistas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...